Os dois últimos anos foram marcados por um cenário no qual as pessoas precisaram se reinventar em um cenário desfavorecido pelos impactos no mercado. O marketing já consolidado no meio digital também precisou se reformular e se adaptar, neste blog veremos as tendências de marketing digital em 2022.
Conforme as tendências do mercado e o comportamento dos consumidores, o marketing digital inova o seu conteúdo para aprimorar as estratégias.
2022 já tem na agenda eventos que mexem com as emoções dos brasileiros como a copa do mundo que une e todos vibram juntos pelo país e as eleições que dividem as pessoas conforme seus pensamentos e opiniões.
Espera-se que o crescimento do marketing digital no Brasil, movimente as redes sociais como nunca e este ano promete muitas uma revolução desse ambiente com tecnologias de dados, inteligência artificial e o tão falado metaverso.
Metaverso: um novo mundo virtual
Desde o fim do ano passado, a palavra Metaverso tem sido muito comentada e pesquisada nos sites de busca.
Essa revolução tecnológica traz um espaço virtual compartilhado que é acessado pelas pessoas por meio de óculos especiais, fones, sensores e outros equipamentos.
O metaverso é a evolução da internet atual, pois é um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista em que as pessoas poderão conviver por meio de avatares customizados em 3D.
Por ser um espaço fictício, não há limites nessa realidade aumentada que pode se tornar muito mais completa do que somos capazes de imaginar hoje. A expectativa é que as pessoas possam interagir, jogar, aprender, trabalhar e muito mais.
Experiências Híbridas
Durante a pandemia, o presencial não se fez possível e em um cenário ainda incerto, instável e imprevisível no qual ainda prevalece o cuidado, as estratégias foram mudadas.
A retomada das atividades trouxeram uma inovação para os eventos que mesclam as atividades presenciais e remotas com a motivação de trazer inovação, conexão com o cliente e inclusão para que as pessoas possam enfrentar a realidade e voltar à rotina.
Estima-se a ampliação de investimentos nesse setor para os próximos anos com o intuito de personalizar e expandir esse conceito como uma das principais tendências para 2022.
Social Selling
Esse termo pode ser traduzido para venda social e é a estratégia de utilizar-se das redes sociais como aliadas de vendas. Desta forma, as empresas criam relacionamentos nas mídias sociais que são convertidas em vendas.
Como o próprio nome já indica, redes sociais são ambientes de socialização, mas vão além de ser um espaço apenas para interagir com amigos e familiares.
Essas mídias são portais para se conectar com marcas, produtos, serviços e estão preparadas para fazer negócios por meio das ferramentas que disponibilizam.
As marcas conseguem prospectar clientes em potencial, interagir e se relacionar com eles com velocidade, relevância e eficiência.
Essa estratégia, por ter uma relação mais próxima com os seus consumidores, consegue avaliar por meio de interações e engajamento, os seus interesses e criar conteúdo mais assertivos e direcionados ao seu público.
As empresas conseguem aumentar a fidelidade e a retenção de clientes, conseguindo paralelamente reduzir os custos com estratégias e conteúdos dirigidos e convenientes.
O marketing de conteúdo mostra que as pessoas não precisam ser bombardeadas com um imenso volume de propaganda que são direcionados a todos, mas sem estudo podem estar atingindo a ninguém.
Hoje, entende-se que o conteúdo precisa ser personalizado, humanizado[1] e direcionado aos clientes em potencial respeitando a sua individualidade e contexto. Conteúdos mais bem pensados, além de trazerem mais retorno financeiro, garantem maior economia e menor gasto de tempo.
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A era sem cookies
Ainda em janeiro de 2020, a Google anunciou que esses dados não estariam mais disponíveis para a empresa e no ano passado esse assunto foi muito debatido com questionamento acerca dos impactos dessa mudança.
Recentemente, a Google anunciou que de forma gradual, esse processo irá até 2023, no qual se terá tempo propício para discutir o assunto juntamente com as tendências de marketing digital.
Os cookies são arquivos que contêm fragmentos de dados armazenados temporariamente, criados por sites visitados e que são salvos no computador do usuário, por meio do navegador. Empresas como Google e Facebook captam esses dados dos usuários para assim oferecê-los aos anunciantes como forma de personalizar melhor as estratégias.
Com o mercado digital e com as leis de proteção de dados pessoais, veio a preocupação com a privacidade dos usuários e de seus dados pessoais para que utilizados de forma indevida.
A partir deste ano, os profissionais de marketing visam coletar os dados e informações diretamente com os consumidores de forma mais colaborativa e interativa como uma solução para as tendências de marketing para o futuro.
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