O marketing está além de frases de efeito ou impactantes. Esse departamento acompanha e se transforma conforme o avanço tecnológico, o mercado e o comportamento dos consumidores. Esses três critérios estão conectados e por isso um interfere no outro.
As mídias sociais conectaram as pessoas e consequentemente os consumidores através de um conteúdo humanizado. Estes perceberam a relevância que as suas opiniões têm nestes meios de comunicação e as empresas observaram o potencial das redes sociais.
As pessoas precisam se conectar com pessoas e as marcas conseguiram entender a necessidade de se conectar com os seus consumidores.
Ao invés de seguir o modelo antigo, onde víamos as empresas mostrando aos clientes em potencial os benefícios dos seus produtos/marcas, sem aproximação, vemos uma nova preocupação com as dores, emoções e opiniões do seu público e um nível de conexão mais profundo.
Saiba mais sobre o assunto neste artigo!
O que é Conteúdo Humanizado?
O conteúdo humanizado se diferencia do tradicional ao colocar o foco nas pessoas e não nos produtos.
O conceito dessa estratégia é compreender a realidade da persona e se conectar com os seus interesses, necessidades e emoções, criando assim uma relação de confiança com o consumidor.
Esse tipo de conteúdo tem como característica se aproximar ao máximo da persona como se fosse uma amizade, com um tom mais cordial, mais espontâneo e com linguagem mais acessível.
Além de tentar ao máximo transmitir a personalidade da empresa, seus valores e propósitos, estabelecendo a marca como única, humana e menos robotizada.
Quais são os benefícios do Conteúdo Humanizado?
Ao deixar de olhar para o seu consumidor como um número e considerar os seus gostos, dores, desejos, necessidades e complexidade, você se torna capaz de fortalecer o relacionamento da marca com o público.
O que se dá através da identificação e aproximação do usuário com sua marca.
O vínculo criado com o cliente torna-se um diferencial, pois as pessoas se acostumaram com o contato das empresas de forma fria, distante e impessoal por meio da automação.
Quando a marca se aproxima do consumidor, este se sente valorizado e torna a relação com a empresa mais duradoura, constante e frequente.
O consumidor, ao se sentir prezado e especial passa a divulgar genuinamente a marca e os produtos e tal ato aumenta a relevância, a credibilidade e, consequentemente, o faturamento da empresa.
Como criar conteúdo humanizado?
Entenda que não existe apenas uma maneira de implantar essa ação, cada empresa pode encontrar a sua forma, sem seguir uma regra. O meio de abordagem utilizado varia também conforme o público alvo.
Apesar de não existir apenas uma forma, existem características que devem mostrar-se no conteúdo, pois este deve se assemelhar a uma conversa pela espontaneidade e de maneira prática e acessível aos clientes.
Conheça o seu público
Comece conhecendo o seu público para direcionar o contato. Para isso tenha informações a respeito do gênero, se tem filhos, em qual região mora, estilo de vida, interesse e mais.
Lembrando que eles devem ser baseados em dados reais dos seus clientes. Colete o máximo de informações que conseguir das pessoas que já compram no seu negócio. Faça entrevistas e envie questionários para sua lista de e-mails.
Ao ter todas as informações desse grupo de pessoas, o próximo passo é entendê-los com base nas necessidades, nos desafios, no que agrada, no que admira, nos seus valores, nos seus sonhos, nas suas percepções e em todos os questionamentos que possam estreitar os laços.
Crie storytellings
Conhecendo e entendendo o público, é possível criar storytellings direcionados a esse grupo de pessoas com uma narrativa envolvente no qual as pessoas se identificam.
Esse tipo de ação não só humaniza o conteúdo, mas também a marca. O consumidor se sente representado, acolhido e envolvido em histórias que trazem uma conexão emocional.
Uma boa estratégia pode fazer com que a pessoa se identifique e perceba que aquele produto/ serviço foi pensado para pessoas como ela e são capazes de trazer solução e/ou satisfação para suas vontades, problemas e necessidades.
O seu público não é um número
Ao definir as características do seu público, entenda que apesar de estarem fazendo parte de um grupo, essas pessoas não são e não podem ser tratadas como números.
Mesmo que a marca não perceba, ela pode estar tratando as pessoas sem individualizá-las. Uma boa forma de aumentar e aproximar o contato com as pessoas é substituir as palavras “vocês”, “galera” e “povo” por “você”, utilizando uma linguagem de um para um.
A comunicação humanizada se preocupa em falar da forma como o seu público entende, de maneira acessível e que promova a inclusão.
Pequenas mudanças na forma de direcionar o conteúdo ao seu público pode fazer com que ele se sinta compreendido e valorizado.
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Mostre pessoas
Por trás de uma empresa, existem pessoas que são responsáveis por dar a identidade da marca, então vire a câmera e apresenta essas pessoas, afinal pessoas se conectam com pessoas.
O marketing humanizado valoriza as pessoas, sendo estas os seus consumidores como também os seus colaboradores.
Tente ao máximo sempre utilizar fotos de pessoas reais e de momentos espontâneos, ao invés de usar imagens de banco de dados.
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