As ações de marketing servem para explorar, criar e proporcionar valor que atenda às necessidades dos consumidores com renda suficiente para consumir produtos e serviços, veremos neste blog 5 ações que podem te ajudar a alavancar as vendas.
Também podem ser consideradas como atividades que criam, comunicam e entregam trocas de valor para os consumidores, clientes e todos os envolvidos com uma companhia.
Com base nessas duas definições, o que podemos dizer é que as estratégias de marketing podem variar bastante em relação ao seu formato, tipo de abordagem, conteúdo, entre outras características.
Isso é muito vantajoso para as empresas, uma vez que elas podem combinar diferentes estratégias e alcançar os resultados que desejam, independentemente de quais sejam seus objetivos.
A principal função do marketing é divulgar uma empresa como marca perante o público consumidor, mas seus resultados só são visualizados quando as vendas são concretizadas.
Ou seja, por mais que o marketing não faça vendas diretamente, ele é responsável por esses resultados. Assim sendo, é possível investir em estratégias com foco nas vendas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar algumas das principais ações de marketing que existem hoje em dia, como escolher a melhor ação e como elaborar um plano de marketing capaz de alavancar o seu negócio. Acompanhe!
Principais estratégias de marketing existentes
Antes de falar sobre as estratégias propriamente ditas, é importante compreender que existem dois tipos de marketing, sendo o online e o offline. As estratégias offline continuam sendo muito importantes, contudo, é na internet que as coisas acontecem.
O marketing digital se tornou a principal maneira de divulgar uma empresa, seus produtos e serviços, e dentre as principais estratégias estão:
- Marketing de conteúdo;
- Outbound Marketing;
- SEO;
- E-mail marketing.
Quando uma assessoria contábil investe em marketing de conteúdo, ela tem como foco a criação e a distribuição de materiais relevantes, voltada para a educação do público-alvo e na criação de uma imagem de autoridade.
Por meio dessa estratégia, os consumidores passam a respeitar mais a organização e enxergá-la como uma referência em seu mercado. Justamente pelo fato de conquistar a confiança das pessoas é que elas acabam se tornando clientes.
No entanto, é preciso fazer um bom planejamento, para assim conquistar excelentes resultados. Também é muito importante variar o formato dos materiais entre textos, vídeos, áudios, imagens, entre outros, para alcançar um número expressivo de pessoas.
O Outbound Marketing, por sua vez, é o marketing tradicional, ou seja, são estratégias em que a empresa vai ativamente atrás dos clientes.
Fora da internet, os exemplos mais clássicos desse tipo de marketing são propagandas em veículos como:
- TV e rádio;
- Jornais;
- Revistas;
- Cartazes;
- Patrocínio de eventos.
Na internet, uma empresa de projeto executivo arquitetura pode trabalhar com anúncios nas redes sociais, em formatos de vídeos no YouTube, e-mails, entre diversas outras possibilidades.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que tem como missão otimizar as páginas de um site para que elas apareçam entre os primeiros resultados do Google.
Entre as principais ações dessa prática há o design responsivo, que nada mais é do que um site que se ajusta perfeitamente a qualquer tamanho de tela, sendo a de um smartphone ou de um computador comum.
A produção de conteúdo também se encaixa dentro dessa estratégia, assim como a escolha correta das palavras chaves para a criação dos materiais, inserção de links internos, link building, dentre outros.
O e-mail marketing também continua em alta, pois é um canal de comunicação um pouco mais pessoal e exclusivo com o cliente, e que pode ser usado para diversas necessidades.
Você pode enviar um e-mail confirmando uma compra, para falar sobre promoções e ofertas, permitir ao cliente acompanhar seus pedidos, e assim por diante.
Como escolher a estratégia ideal?
Uma pergunta muito comum entre os gestores e empreendedores, como aqueles que atuam em uma empresa de scanner para caminhões, é como escolher a estratégia de marketing ideal.
Em primeiro lugar, é muito importante estar disposto para começar a trabalhar, já que escolher uma boa estratégia significa que você precisa ter todas as informações necessárias para saber qual é a posição atual do seu negócio.
Esses dados também mostram a percepção do público em relação à sua marca e quais objetivos você pretende alcançar.
Entretanto, para ter acesso a tudo isso, é necessário fazer muita pesquisa, visto que mesmo que você converse com muitos colegas ou leia muito sobre o assunto, tenha em mente que o que funcionou para uma organização, talvez não funcione para a sua.
Cada corporação tem sua própria realidade e, por essa razão, também possuem seu próprio público-alvo e suas personas.
Mesmo que você se reúna com sua equipe em uma mesa corporativa, um bom plano não vai sair exclusivamente dessa forma, mesmo que você conte com os melhores profissionais.
É fundamental fazer uma pesquisa entre seus clientes, para descobrir quem é o seu público-alvo e, principalmente, a sua persona.
É necessário fazer um levantamento sobre o comportamento dessas pessoas, o que elas esperam, quais são suas dúvidas, entre outros aspectos. Quanto mais detalhado for o perfil, melhor será sua estratégia de marketing.
Também é necessário considerar as características dos seus concorrentes, quais são as estratégias que eles utilizam e os diferenciais de cada um.
Por fim, mas não menos importante, para escolher uma boa estratégia de marketing, você precisa ter em mente os objetivos do negócio.
Estabeleça quais são os seus objetivos e crie metas realistas para curto, médio e longo prazo. Logo, se o seu objetivo é conquistar mais clientes, precisa definir metas claras para saber quais ações vão te levar até lá.
Elaborando um plano de marketing
Um bom plano de marketing é a melhor forma de valorizar a sua empresa, seja ela de entrega super rápida, uma loja de roupas ou qualquer outro tipo de negócio, e para fazer um bom plano, as melhores estratégias são:
1. Conheça os fatores internos e externos
O primeiro passo a se dar é analisar os fatores internos e externos que podem influenciar a organização. Procure conhecer bem o seu segmento e o seu produto para ver quais são as capacidades reais da sua empresa.
Seja sincero na hora de categorizar suas forças e fraquezas e determine o capital que poderá ser usado nas ações de marketing, visto que isso vai garantir a sustentabilidade do seu plano.
2. Saiba quem é a sua audiência
É difícil vender alguma coisa para uma pessoa que você não conhece. Por outro lado, se você sabe quais são as necessidades e objetivos dessa pessoa, fica muito mais fácil argumentar com ela e fechar a venda.
O plano de marketing de uma empresa de frete mudança precisa ser direcionado para o público-alvo dela. Nesse sentido, procure analisar o mercado e atente-se às demandas que ele apresenta.
Outro ponto importante é entender como e quando os consumidores utilizam seus produtos e serviços, e uma das melhores formas de fazer isso é perguntando diretamente para o cliente.
3. Conheça seus concorrentes
Procure avaliar detalhadamente quem são os seus concorrentes e seus objetivos, pois é uma forma de prever as próximas ações e se antecipar para sair na frente.
Conhecer a concorrência é a melhor maneira de diferenciar o seu negócio e torná-lo mais atraente para o consumidor.
4. Defina suas estratégias
Agora que você já tem informações suficientes sobre seu público-alvo, seus concorrentes e sobre o seu próprio negócio, chegou o momento de definir suas estratégias de marketing.
Primeiramente, uma autoescola tirar cnh definitiva deve estabelecer o objetivo do seu plano.
Ou seja, caso ela queira aumentar o número de vendas, precisa saber de onde vem o faturamento das vendas para assim descobrir se o ideal vai fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se você deve conquistar novos consumidores.
Feito isso, já estará pronta para saber quais medidas devem ser adotadas pelo seu negócio, por exemplo, oferecendo descontos no mês de aniversário de seus clientes.
5. Crie um cronograma
Por fim, mas não menos importante, crie um cronograma para que você organize melhor suas estratégias e não se perca durante a execução.
Além disso, para um fabricante de mochila promocional, o cronograma também ajuda a revisar, refazer e atualizar o plano para que assim ele realmente ajude atingir os objetivos propostos.
Conclusão
Um bom plano de marketing é muito importante para atingir diferentes objetivos de uma empresa, mas, principalmente, para aumentar as vendas.
O papel do empreendedor é estabelecer um planejamento e definir quais são as melhores ações para o seu negócio, e com as dicas que demos aqui, é muito mais fácil fazer isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.