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Conheça a Matriz BCG e saiba como aplicá-la em seu negócio

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Conheça a Matriz BCG e saiba como aplicá-la em seu negócio
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4 de novembro de 2020

Matriz BCG é o nome dado a uma estratégia que tem como função gerenciar o portfólio de produtos de uma empresa e indicar quais são as melhores estratégias de investimento, respeitando o orçamento da organização.

Por meio dela, é possível usar melhor os recursos de investimento, além de aumentar os lucros. Isso acontece porque a Matriz consegue compreender o momento em que cada produto ou serviço chega ao mercado.

É formada por dois eixos, sendo Y e X, em que Y demonstra o crescimento de mercado; e X a participação relativa.

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No Y podemos avaliar o crescimento do mercado no sentido de espaço para o produto, e no X, o quanto o mercado é dominado pela empresa em questão.

A esquematização da Matriz é capaz de responder às principais dúvidas que as organizações têm, como o tamanho da fatia de mercado que possuem, como ela se posiciona em relação aos concorrentes, dentre outros questionamentos.

Respondendo a essas perguntas, as organizações conseguem classificar melhor os seus projetos dentro das categorias da Matriz BCG, que falaremos mais à frente.

Também vamos abordar sobre a importância dessa ferramenta para as ações de marketing e qual seu impacto nos lucros da empresa. Acompanhe!

Importância da Matriz BCG em marketing

O marketing digital traz recursos para divulgação de produtos, serviços e marcas na internet. Seu objetivo final é aumentar as vendas, mas de nada adianta divulgar alguma coisa se não soubermos prever o comportamento do consumidor.

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Aqui entra a Matriz BCG como uma ferramenta extremamente importante para o marketing digital de qualquer negócio, como uma fabricante de tag personalizada para laços.

Ela mostra a posição da marca e seu produto no mercado em que estão introduzidos, as possibilidades de crescimento e a avaliação competitiva dele.

É um fator significativo e que precisa ser manuseado do jeito certo para que possamos enxergar a realidade do mercado.

Antes de aplicar essa Matriz nas ações de marketing, é necessário calcular as informações base que irão formá-la.

Trata-se de um recurso de extrema importância, uma vez que consegue analisar com precisão o ciclo de vida do produto (CVP) e as estratégias para cada etapa do produto.

Para as estratégias de marketing de uma fabricante de banner para academia, por exemplo, primeiro é feita a apuração de dados, a análise desses dados e, por fim, um estudo de soluções para problemas que eventualmente possam surgir.

O setor responsável por esse trabalho, geralmente, é o que cuida das estratégias de SEO da organização, pois tem como objetivo monitorar as ações digitais e otimizar as buscas.

Partes da Matriz e seus significados

Os quadrantes da Matriz BCG formam uma espécie de gráfico. Em marketing, X representará o período e Y as vendas. As quatro são:

  • Vaca leiteira;
  • Estrela;
  • Interrogação;
  • Abacaxi.

A vaca leiteira diz respeito a um produto ou serviço que, apesar de consolidado, já chegou ao seu limite, pois tem alta participação e baixo crescimento em seu mercado.

Não vale a pena investir muitos recursos nele, pois já atingiu um patamar suficiente, como a impressão digital colorida, no entanto, não se pode perder o foco nele.

O quadrante estrela consiste em onde todas as empresas querem que seus produtos e serviços estejam. Para chegar nele, o item precisa ter alta participação de mercado e possibilidades reais de crescimento.

Trata-se de um produto ou serviço com alto potencial, mas ainda assim, com um longo caminho a ser percorrido.

No quadrante interrogação estão os itens que as empresas precisam prestar mais atenção. Trata-se de um alto crescimento de mercado, mas com baixa participação, logo são produtos e serviços que ainda não desenvolveram todo seu potencial.

Uma boa estratégia é reservar uma boa quantia de recursos para encaixar o item no quadrante estrela.

O abacaxi representa um problema, ou seja, produtos e serviços de baixa participação no mercado e poucas chances de crescimento, isto é: até que ponto vale a pena continuar investindo neles?

Os recursos podem ser direcionados para aqueles itens que realmente tragam uma boa resposta para a marca.

Desse modo, a Matriz BCG auxilia os negócios a como lidar com seus produtos e serviços, e isso vai impactar diretamente em seus lucros, uma vez que é a venda deles que geram receita. Vamos entender melhor sobre esse assunto no próximo tópico.

Impactos da Matriz BCG nos lucros da sua empresa

Uma fabricante de sinalização horizontal preta, ao aplicar a matriz, vai sofrer impactos diretamente em seus lucros.

Por exemplo, os lucros que obtiver com um item vaca leiteira, podem ser aplicados para aumentar o potencial do que estão inseridos no quadrante interrogação, fazendo com que eles ganhem mais espaço no mercado.

A empresa também pode investir mais em seus produtos estrela para aumentar o potencial deles. Só que devemos pensar que esse crescimento não é eterno, ou seja, em algum momento, eles se transformarão em vaca leiteira.

Para qualquer marca, é difícil prever como o mercado vai se comportar frente aos produtos, daí a importância de simular diferentes cenários e possibilidades.

Vamos imaginar que uma empresa acabou de lançar um novo produto, portanto, ele ainda está no quadrante interrogação, com um crescimento ainda baixo e lento.

A marca aumentou seu orçamento em marketing, investindo em ações como panfleto inauguração, para que a demanda por esse item aumentasse.

O resultado foi um crescimento muito grande na demanda, que provocou um índice de vendas acima do que a empresa esperava. Isso causou atraso nas entregas e até indisponibilidade do item, gerando insatisfação nos clientes.

Outras situações também podem acontecer, como por exemplo, aquele produto vaca leiteira que era o carro-chefe da marca sofrer uma queda brusca nas vendas. Com isso, o fluxo de caixa é prejudicado e há uma diminuição visível dos lucros.

A empresa poderia estar preparada para qualquer uma das situações se tivesse aplicado a Matriz BCG em suas estratégias.

Por meio dela, até uma fabricante de mobile de teto promocional, por exemplo, consegue ter uma projeção de cenários que permite analisar o contexto interno e externo ao qual está inserida.

A organização tem uma visão mais clara do presente e do futuro, embasando melhor as suas decisões, sendo possível entender o ciclo de vida do produto e onde ele se enquadra em cada etapa.

Se a marca quer colocar um novo item em circulação, ela o encaixa no quadrante interrogação, pois ainda não sabe como será sua atuação no mercado.

Baixa demanda por produtos e serviços que estão em circulação há um tempo também precisam ser averiguados.

Itens com baixa demanda, que nunca foram líderes ou estiveram perto do topo são considerados um abacaxi. Portanto, esse é o momento de avaliar se a sua produção ou os investimentos nele ainda valem a pena para os negócios.

O quadrante estrela é, geralmente, para onde vão os produtos que antes estavam em questionamento.

A diferença é que uma gráfica de impressão de calendário de mesa, por exemplo, já sabe um pouco mais sobre o comportamento desse item no mercado e consegue encaixá-lo melhor na matriz.

Independentemente do produto ou serviço que você venda, para que eles se tornem estrela, é preciso investir tempo e dinheiro. É assim que ele passará a ser classificado como vaca leiteira, gerando uma receita contínua para a marca.

Não podemos deixar de dizer que tudo também depende de como a matriz será implantada. Em primeiro lugar, é preciso escolher quais produtos e serviços serão analisados.

Você deve definir o seu mercado e o público-alvo para ter um bom parâmetro de análise. É essencial saber qual a porcentagem da fatia de mercado que pertence a sua empresa, seja ela uma fabricante de backdrop portatil ou outra.

Tenha certeza da taxa de crescimento do item em relação a dois períodos distintos, sejam anuais, bimestrais ou semestrais, mas sempre de maneira que seja possível medir. Não se esqueça de avaliar a participação de seu principal concorrente.

Com essas informações, seu negócio será capaz de separar os produtos e serviços nos quadrantes ideais da BCG. São dados seguros, mas, de qualquer forma, não se esqueça de considerar o ciclo de vida do produto ou serviço.

Esse ciclo envolve lançamento, crescimento, maturidade e declínio. Dessa forma, é possível investir nas melhores estratégias para cada um.

Conclusão

Um negócio que construa uma boa Matriz BCG terá em mãos as melhores informações para tomadas de decisão mais assertivas.

Dessa forma, a empresa passa a conhecer seus produtos e serviços dentro da perspectiva de mercado, aplicando as melhores ações em cada um deles, de acordo com seus quadrantes, o que aumenta seus lucros.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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