Para que os negócios prosperem, é necessário que existam clientes que levem receitas para ele. O cliente é a principal fonte de receita e, para que ele chegue até sua empresa, você precisa elaborar estratégias de marketing digital a fim de atraí-lo até a sua “porta”. Então, a falta de clientes está afetando o seu negócio? Evite isso com essas dicas, se for a sua realidade.
1 Primeiro Planeje
Antes de tudo, quando queremos atingir um objetivo, sabemos que é necessário desenvolver um planejamento com as estratégias e ações para alcançar esse objetivo desejado.
Quase sempre, ações bem sucedidas seguem um plano bem construído. Pode ser que algo dê certo sem planejamento, no entanto, você não saberá nem o porquê.
Com o planejamento elaborado, você saberá em que terreno está pisando e entenderá todos os pontos relevantes e que não podem ser negligenciados. Além disso, você terá definido aonde quer chegar e as metas que precisará atingir no decorrer do caminho.
Para mensurar se suas ações rumo ao objetivo estão dando certo, é importante que sejam definidos os Kpi´s.
Por isso, se seu objetivo é atrair clientes para seu negócio, vai ter que parar e pensar como vai ser isso. E não fazer de qualquer jeito! É preciso PLANEJAR.
2 Conheça seu público
Esse ponto é mega importante! Se você quer atrair um público, você vai precisar conhecer bem o comportamento dele para poder se comunicar de forma assertiva, não concorda?
Nesse contexto, é interessante definir o perfil do seu cliente ideal com características relevantes baseadas nas boas experiências que você adquiriu com seus clientes.
Faça então uma lista com essas características para “mirar” nessas pessoas. Assim, você pode criar ações que atraiam pessoas com esses atributos.
A partir das características do seu público-alvo, você também deve criar personas para desenvolver as suas estratégias marketing digital. Veja na prática a diferença entre PERSONA e PÚBLICO-ALVO:
Outro ponto importante é entender a Jornada de compra do seu cliente. Ela é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra e tem 4 etapas:
a) “aprendizado e descoberta”
b) “reconhecimento do problema”
c) “consideração da solução”
d) “decisão de compra”
De acordo com Chet Holmes, apenas 3% dos seus potenciais clientes se encontram na etapa de decisão de compra da jornada.
Desse modo, os outros 97% você precisar nutrir e guiar através de conteúdo relevante e outras ações de marketing através desse funil.
3 Tenha um website e publique artigos regulares no blog
Conforme sugerido, você precisa nutrir e guiar a maior parte das pessoas para que cheguem ao momento da decisão de compra.
Portanto, é extremamente importante que você tenha um website otimizado para conversão do vistante em oportunidade.
Com um website, é possível informar o seu público sobre o seu negócio como também produzir e distribuir conteúdo relevante através do blog regularmente.
O consumidor atual pesquisa muito antes de consumir e, se você tiver um blog com conteúdo regular alinhado às etapas da jornada dele, será então mais fácil dele te encontrar quando pesquisar nos motores de busca – Google.
Assim, você passará mais credibilidade para seu público e estará disponível no ambiente online para tirar as dúvidas que ele venha ter em relação ao que você oferta.
Além disso, o website é considerado presença digital mínima necessária para que suas estratégias de atração no âmbito do marketing digital funcionem.
4 Faça SEO para ranquear organicamente
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization e significa otimização para motores de busca. Em síntese, é um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs e páginas na web cujo objetivo é alcançar bons rankings na busca orgânica e, assim, criar tráfego e autoridade e te ajudar a vender mais.
Portanto, se você deseja ser encontrado quando um potencial cliente pesquisar no Google sobre o que você oferta, então você deve se preocupar com SEO.
Se a Falta de clientes está afetando o seu negócio, aplicar essa técnica nas suas páginas deve te levar ao TOPO, primeira página da pesquisa.
Quando você abre um negócio físico, você se preocupa com a melhor localização do seu ponto para receber mais visitas das pessoas na rua. Na internet não deve ser diferente. Não concorda?
5 Esteja presente redes sociais
Atualmente, as redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, elas possuem uma enorme importância para o mercado digital. Com elas, além de atrair potenciais clientes também é possível interagir e se relacionar com seus clientes atuais e público em geral.
O relacionamento é um dos pilares da comunicação nas redes sociais. Assim, se a falta de clientes está afetando o seu negócio, responder uma interação pode representar muito para os consumidores, além de mostrar a proximidade entre o usuário e marca.
Os usuários têm acesso a centenas de informações todos os dias nas redes sociais, por isso, para atrair o seu público, é essencial criar conteúdos, realmente, relevantes e com alta qualidade.
Como dito anteriormente, é a persona que você criou bem como a jornada dela que guiará a produção, a distribuição nos os canais e os formatos desse conteúdo na internet.
6 Separe orçamento para mídia paga no Google Ads, Facebook Ads e outras mídias digitais
Se você deseja que o conteúdo que você produziu seja disseminado na internet para o máximo de pessoas possível, então é necessário que você separe um orçamento mensal para anúncios patrocinados.
Você concorda que as chances de conseguir novos clientes aumentam bastante se muitas pessoas (qualificadas com base na segmentação que você escolher) conseguirem visualizar suas campanhas digitais, não é? Isso vale para Google, Facebook, Instagram e demais mídias digitais.
Talvez você seja um pequeno empreendedor e acredite que investir em campanhas digitais seja muito dispendioso. Contudo, diferente do que ocorre em campanhas veiculadas via marketing tradicional, como as das revistas ou televisão, as campanhas digitais podem ser bem mais acessíveis.
Veja alguns benefícios de criar campanhas digitais:
- Campanhas digitais têm baixo custo
- Possibilitam otimizar investimentos pela mensuração dos resultados
- Possibilitam a comunicação direta com seu público
- Permitem a construção da reputação de sua marca
Enfim, se seu objetivo é fazer os clientes aparecerem então separe orçamento para mídia paga e faça suas campanhas digitais.
7 Sempre analise os resultados para aprimorar suas ações e tomar decisões
A fim de verificar se suas ações e estratégias estão convergindo para o seu objetivo de atrair mais clientes, faz-se necessário analisar as métricas periodicamente para aprimorar ou ajustar caso não responda como se espera.
No ambiente digital, não existe espaço para o achismo. Você consegue metrificar tudo!
Portanto, você deve monitorar os números frequentemente e verificar a viabilidade. O ROI também não pode ser negligenciado e o propósito deve ser sempre fazer mais com menos.
E aí? Gostou desse conteúdo? Espero que te ajude a atrair muitos clientes para sua empresa.
A Gentileza é especialista em Marketing de atração e pode te ajudar a resolver isso.
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