Quem foi que disse que SEO e UX não podem trabalhar juntos? Saiba tudo o que precisa neste artigo para combinar as duas estratégias.
O SEO e o UX já foram considerados técnicos demais e, por isso, difíceis de interpretar. Vamos, então, entender a diferença entre eles antes de compreendermos sua relação?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é um conjunto de técnicas usadas para conquistar bom posicionamento de páginas de sites nos buscadores, gerando tráfego orgânico.
UX, por sua vez, é a abreviação de User Experience, que pode ser traduzido como experiência do usuário, em português. Refere-se de uma estratégia que tem como finalidade proporcionar experiências melhores aos usuários de serviços e produtos físicos ou digitais.
Lendo assim, parece complexo compreender de que forma SEO e UX atuam na prática. É, contudo, mais simples do que aparenta ser.
Quando o assunto são essas duas técnicas, é bom ter em mente que os mecanismos de busca, a exemplo do Google, querem sempre oferecer a melhor experiência possível aos usuários dos seus serviços.
Por que trabalhar SEO e UX juntos para alcançar melhor posicionamento na internet?
Hoje, o SEO tem muito mais a ver com pessoas do que com tecnologia. Os motores de busca, nota-se, estão analisando cada vez mais o comportamento dos usuários para entender o que verdadeiramente os atrai e na tentativa de aprimorar a vivência deles na rede.
Assim, os algoritmos começaram a considerar métricas diretamente associadas à experiência do usuário no digital, tais quais:
- velocidade de carregamento, ou seja, o prazo que leva para que todos os elementos de uma página carreguem de forma estável;
- tempo de permanência na página, isto é, o tempo médio que cada visitante permanece em uma determinada página; e
- taxa de rejeição, ou melhor, a porcentagem de visitantes que acessam um site e saem sem acessar novas páginas ou interagir com seu conteúdo.
Esse conjunto de medidas é baseado no comportamento daqueles que utilizam a internet e revela se eles estão achando exatamente o que querem e se o que acham é fácil de encontrar e simples de ser consumido.
Por isso é importante correlacionar SEO e UX nas estratégias de marketing digital. Juntos, eles garantirão que seu site chegue ao topo e se mantenha nele de forma estável e qualificada.
Qual a importância do mobile nessa junção entre SEO e UX?
Conforme o Estudo Global do Mobile, feito e publicado pela comScore, empresa norte-americana de análise da internet, 25% dos usuários globais só utilizam a navegação mobile.
Isso prova que as pessoas navegam, e muito, pelo celular. Além do mais, o Google vem priorizando a indexação de buscas na versão mobile desde 2019.
Entender as pessoas, saber o que elas esperam ao navegar no celular e compreender as limitações que podem ter quando utilizá-lo faz toda a diferença. Quando se fala sobre a UX na área de Mobile, há alguns pontos de maior destaque, a saber:
- acessibilidade: todo conteúdo web deve ser mais acessível e fácil de ler, interpretar, clicar e explorar para todas as pessoas no ambiente online.
- encontrabilidade: apresentar o melhor resultado nos mecanismos de busca e otimizar a arquitetura do site para o crawler economizar tempo ao aferir o conteúdo do site.
- usabilidade: diz respeito a tudo aquilo que o usuário interage e impacta na navegação dele ao usar um produto virtual, a exemplo de um site. Significa uma interface amigável capaz de orientar o indivíduo a tomar uma decisão rápida e efetiva.
Sendo assim, ter um ambiente online que seja de fácil acesso, simples de ser encontrado e de uso descomplicado é o que usuários buscam quando estão navegando na rede.
O que é preciso para garantir uma boa experiência ao usuário?
De acordo com Peter Morville, presidente da Semantic Studios [em inglês], para garantir uma experiência de qualidade ao usuário, com uma navegação responsiva e intuitiva, estas são as premissas para o conteúdo do site:
- Útil: o conteúdo disponibilizado na página atendeu a expectativa do usuário? Isto é, ele encontrou o que realmente procurou no Google?
- Utilizável: o site é de fácil navegação e as informações dispostas nele são claras?
- Desejável: a interface interage com o usuário por meio de elementos visuais diversos, a exemplo de imagens e vídeos, estimulando-o a realizar uma determinada ação?
- Localizável: o site é facilmente localizado pelos buscadores e segue as diretrizes de SEO?
- Acessível: é possível encontrar e navegar no seu site de qualquer lugar e em resoluções de tela diferentes?
- Valioso: o conteúdo apresentado é relevante e aborda o assunto com fontes confiáveis?
- Confiável: o assunto abordado transmite perícia, autoridade e confiança, o famoso EAT (Expertise, Authority, Trust)?
É preciso analisar seu site com base nesses requisitos para ter certeza de que ele está em conformidade com o que os mecanismos de busca priorizam para o usuário na internet.
Como agradar usuários com a junção de SEO e UX?
Elabore títulos atraentes
Os heading tags, como são conhecidos os títulos de um site, guiam os visitantes enquanto eles passeiam pela página na web, além de deixarem claro para o algoritmo do buscador qual é o propósito do seu site.
Dessa forma, eles hierarquizam o conteúdo, estruturam melhor o texto e favorecem a leitura. Isso ajuda não só os usuários, como o próprio algoritmo.
Formule CTAs eficientes
As famosas “chamadas para ação”, nome em português para call to action (CTA), levam o visitante do site a executar algo, ou seja, ele faz o que você deseja que ele faça.
Fatores como identidade visual e produção textual devem ser cuidadosamente considerados. Para ilustrar, um botão que pede para o internauta assinar a newsletter da empresa é um ótimo exemplo de CTA.
Entregue uma navegação intuitiva e responsiva
A navegação é uma parte muito importante para o sucesso do seu site. Uma página da web pode ser completa, mas será ineficaz caso os usuários não consigam acessar as informações.
O ato de passear pelo site deve ser intuitivo e responsivo para que os visitantes encontrem o que procuram porque estava evidente onde eles precisavam clicar.
Segundo dados do CrazyEgg [em inglês], software de otimização de sites, 53% das visitas são abandonadas se um site demorar mais de três segundos para carregar. Diante disso, atenção ao carregamento do seu site.
Considerações finais
Em marketing digital, conhecer profundamente o seu público é ouro. E você consegue isso testando estratégias e dedicando-se à acessibilidade, encontrabilidade e usabilidade do seu site.
Se você quer cativar os mecanismos de busca, deve cativar primeiro os usuários deles. É aí que SEO e UX não só podem, como devem trabalhar juntos para garantir uma experiência bem-sucedida. Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.