Saber se posicionar de maneira orgânica é muito importante para as estratégias de marketing digital. Trata-se da posição nos resultados de pesquisa e da quantidade de visitas que o site recebe e que não acontece por meio de publicidade paga, neste artigo veremos um pouco sobre posicionamento de marca.
São pessoas que chegam até a plataforma de maneira espontânea, quando realizam uma pesquisa, ao clicarem em um link dentro do e-mail, entre outras possibilidades.
As visitas orgânicas têm mais chances de serem convertidas em potenciais clientes e clientes, tendo em vista que apresentam um interesse genuíno na mensagem e nos produtos e serviços oferecidos.
Supondo que um usuário pesquisou informações sobre determinado produto, e entre os resultados recebidos estão os links patrocinados e os links orgânicos, ou seja, de conteúdos que falam sobre o assunto, mas que não são anúncios.
Ao clicar nesses links, o usuário é direcionado para uma página que vai esclarecer suas dúvidas em relação àquilo que ele pesquisou, o que se constitui como posicionamento e tráfego orgânico.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o que é posicionamento de marca, o que é tráfego orgânico, seus benefícios e de que maneira aplicá-lo. Confira!
Posicionamento de marca: do que se trata?
Posicionamento de marca nada mais é do que a maneira como a empresa é vista pelos clientes e o que as pessoas pensam sobre ela.
Quando o negócio vende seus produtos e serviços ou produz conteúdos, provoca emoções e sentimentos nos consumidores. Por conta disso, consegue posicionar sua marca de maneira específica.
Essa questão está muito além de um logotipo ou de um jingle. Na verdade, um fabricante de bioestimulador colágeno precisa diferenciar seu negócio dos concorrentes, e algumas maneiras de fazer isso são:
- Planejar as estratégias de marketing;
- Destacar os diferenciais da marca;
- Definir uma estratégia de posicionamento;
- Conhecer o público-alvo.
O posicionamento não está diretamente relacionado com as características do produto, mas sim, com as percepções que o público tem de uma empresa. Com isso, é fundamental assumir o controle para determinar de que maneira o negócio será visto.
Uma estrutura clara de posicionamento de marca pode fazer com que a empresa consiga se diferenciar das outras e se destacar, fortalecendo o relacionamento com os clientes e levando seu nome ao conhecimento de mais pessoas.
Entenda o conceito de tráfego orgânico
Existem dois tipos de tráfego, sendo o orgânico e o pago. O tráfego pago é aquele proveniente de anúncios e estratégias pagas na internet, enquanto o orgânico é gerado de maneira independente e espontânea.
Por exemplo, uma pessoa visualizou o conteúdo de uma clínica ginecologia no Facebook, clicou e foi direcionada para o site da empresa.
Outro exemplo é uma pessoa que fez uma pesquisa no Google e encontrou entre os resultados orgânicos o link de determinado restaurante.
Esses são exemplos clássicos de tráfego orgânico, mas ele também pode ser proveniente de acessos diretos ao site, e outras possibilidades.
Portanto, para entender por completo o conceito de tráfego orgânico, é necessário compreender as quatro mídias do inbound marketing.
O negócio precisa começar por mídia própria, até conseguir consolidar seu patrimônio digital. Depois, deve ampliar os conteúdos próprios em suas redes sociais e conseguir se conectar com pessoas que já conhecem a organização.
Então ele vai utilizar mídia espontânea para influenciar audiências novas e depois investir em mídia paga para atrair novos públicos similares àqueles que já foram conquistados.
O objetivo das estratégias orgânicas é construir uma reputação digital, que seja capaz de aumentar as vendas da organização. Elas vão trazer clientes para o negócio de maneira natural, em um período mais longo.
Ao invés de simplesmente anunciar para o público, a companhia se dedica a fornecer informações e utiliza as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que vão otimizar suas páginas e colocá-las entre os primeiros resultados.
Embora as estratégias pagas tragam resultados imediatos, as ações orgânicas na internet, assim como um letreiro luminoso na frente do estabelecimento, constroem algo mais sólido e duradouro para o patrimônio digital da marca.
É importante lembrar que os resultados das estratégias pagas só acontecem enquanto a organização pagar por elas. Por outro lado, criar um conteúdo relevante para a audiência e publicá-lo no blog não tem prazo de validade.
Esse material vai continuar disponível até que o proprietário decida retirá-lo ou modificá-lo de alguma forma. Os anúncios, por sua vez, se não houver pagamento, rapidamente são eliminados.
Benefícios do tráfego orgânico
Investir em tráfego orgânico traz muitos benefícios para os negócios, e dentre os que mais se destacam estão:
1 – Constrói um relacionamento com o cliente
Somente o tráfego orgânico tem a capacidade de construir um relacionamento promissor com a audiência, ao contrário do tráfego pago, que é indicado para quem deseja fazer vendas imediatamente.
Mas ter um relacionamento com o público é o objetivo de muitos negócios, como no caso de um salão de tratamento podologia. Só que é fundamental acompanhar os clientes durante a jornada de compra, e o tráfego orgânico consegue fazer isso.
2 – Maior durabilidade
Como falamos anteriormente, o tráfego pago só vai trazer resultados enquanto houver pagamento, ou seja, enquanto a marca investir nesse tipo de estratégia.
Em outras palavras, se você pagar pelos anúncios no Google ou no Facebook durante 6 meses, eles vão funcionar durante esses 6 meses.
Por outro lado, com as estratégias orgânicas isso não acontece, pois uma vez que você publicou conteúdo no blog, ele pode gerar excelentes resultados por tempo indeterminado.
A postagem vai permanecer no mesmo lugar até que seja excluída ou a plataforma seja eliminada da internet, mesmo que esse tipo de prática demore mais tempo para surtir efeito, seus resultados são duradouros.
3 – Aumenta a relevância da corporação
Quando uma pessoa pesquisa informações sobre algum produto, como cercado de chão para bebê, sabe quando os resultados são orgânicos ou pagos.
Ou seja, os usuários sabem quando o link está tentando vender alguma coisa ou traz algum conteúdo valioso para aquilo que ele pesquisou.
Por se preocupar em entregar uma mensagem valiosa e esclarecer a dúvida do usuário, o resultado orgânico ganha mais credibilidade perante os visitantes.
4 – Boa escalabilidade
Os anúncios não são escaláveis, isto é, se a marca parar de gastar com eles, o tráfego diminui automaticamente.
Sem falar no fato de que para atrair uma grande quantidade de visitantes, é fundamental investir muito nesse tipo de estratégia, mas com o tráfico orgânico é o contrário. Quanto mais visitas o conteúdo atrair, menor será seu custo.
Como aplicar o tráfego orgânico
Para aproveitar todos os benefícios do tráfego orgânico, um fabricante de cabeceira precisa investir em algumas práticas.
Uma delas é trabalhar com o SEO, um conjunto de estratégias que otimizam a página e o conteúdo para que sejam colocados entre os primeiros resultados de pesquisa.
O SEO envolve muitas ações, como a escolha e uso corretos da palavra-chave, design responsivo, link building, produção de conteúdo relevante, URL amigável, dentre outras.
Também precisa produzir conteúdos de valor para a audiência. Essa estratégia pertence ao marketing de conteúdo, que nada mais é do que a produção de materiais, nos mais variados formatos, sobre assuntos de interesse da audiência.
Um fabricante de braço auxiliar robótico industrial pode criar um texto, áudio, vídeo, imagem, planilha, dentre outros tipos de conteúdos para conversar com sua audiência e atrair as pessoas.
Só que para saber quais assuntos vai abordar nesses materiais, primeiro é necessário conhecer um pouco mais sobre o público-alvo do negócio.
O público-alvo são pessoas que reúnem determinadas características e que têm mais chances de se tornarem clientes. Se a empresa sabe quem é seu público, então compreende quais são suas necessidades e interesses.
É muito importante determinar esse aspecto porque ajuda a fazer com que as pessoas se identifiquem com a marca. Como se elas sentissem que tudo o que uma empresa de corte a laser faz foi pensando nelas.
Sabendo quem é o público, a companhia produz bons conteúdos e eles geram engajamento. O engajamento é crucial para o sucesso da empresa, mas antes que ele chegue, primeiro a marca precisa se destacar.
Todas essas estratégias vão fazer com que ela se torne mais visível na internet e com isso seja capaz de gerar tráfego orgânico.
Considerações finais
Ter um bom posicionamento na web é a melhor forma de conquistar tráfego de maneira orgânica, mas esse bom posicionamento não deve ser proveniente das estratégias pagas.
Criar materiais de valor, investir em SEO, compartilhar informações nas redes sociais, entre outras práticas, são exemplos do que pode ser feito para gerar tráfego de maneira natural.
Com isso, seu negócio poderá aproveitar todos os benefícios que só esse tipo de tráfego e posicionamento de marca podem trazer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.