Tráfego orgânico são visitas que chegam ao site de maneira espontânea ou natural, ou seja, não são provenientes de anúncios e outros recursos. Geralmente, os visitantes orgânicos são atraídos pelos buscadores, como o Google.
Um dos objetivos das estratégias de marketing digital é atrair a atenção das pessoas, pois se a marca não for capaz de atrair o público certo, então não terá bons resultados.
Antigamente, as empresas chamavam a atenção dos consumidores por meio de propagandas e comerciais, mas com a chegada e o crescimento da internet, esse cenário mudou completamente, sendo necessário fazer muito mais para despertar o interesse.
É possível gerar visitas em um site sem gastar dinheiro com anúncios ou comprar uma lista de e-mails. São estratégias simples e baratas e que geram um tráfego orgânico.
Esse tipo de tráfego é o principal objetivo das organizações porque, por meio dele, é possível criar uma estratégia digital de aquisição de clientes, sem gastar rios de dinheiro.
Neste artigo, vamos explicar a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago, as ferramentas usadas para gerar essa visita espontânea e de que maneira as estratégias geram impactos nos negócios. Confira!
Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago
Antes de contextualizar as diferenças, vale a pena entender o conceito de cada um desses tipos de tráfego. O tráfego pago trata-se de anúncios em plataformas, como o Google e o Facebook, entre outros recursos pagos na internet.
O principal objetivo dessa estratégia é oferecer aos anunciantes a oportunidade de se posicionarem entre os primeiros resultados de pesquisa e com isso melhorar os resultados.
Quando procuramos sobre algum assunto na internet, como tela proteção janela gatos, encontramos como resultado dois tipos de links, que são os orgânicos e os links patrocinados.
Os orgânicos são aqueles que criaram um conteúdo adequado sobre uma pesquisa, enquanto os patrocinados são de empresas que pagaram um valor para aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa.
Os resultados trazidos por essas estratégias também são muito mais rápidos, além de que os anunciantes têm acesso a vários benefícios, como:
- Tráfego qualificado;
- Estratégias direcionadas;
- Custo acessível;
- Controle do orçamento.
O tráfego orgânico, por sua vez, diz respeito aos visitantes que chegaram ao site de maneira natural, ou seja, é aquela pessoa que acessou a página porque fez uma pesquisa no Google e encontrou o seu link orgânico ou porque digitou o endereço no navegador.
Os resultados orgânicos ficam logo abaixo da lista de anúncios e eles são importantes porque constroem autoridade de marca, promovem o crescimento da empresa em longo prazo e são financeiramente mais acessíveis.
Ao investir nessas duas práticas, a primeira diferença é que uma empresa de petrifilme vai notar o custo, pois as ações orgânicas se concentram em classificações não pagas presentes nos resultados de pesquisa.
Por outro lado, a pesquisa paga é etiquetada como anúncio. É importante lembrar que o marketing digital gera tráfego pago e orgânico, mas os objetivos se diferem entre eles.
As estratégias orgânicas costumam ser usadas quando a organização quer melhorar a visibilidade de seu site e ganhar autoridade.
Em contrapartida, as estratégias pagas são aplicadas quando a organização quer resultados rápidos, alcance maior e aumento de sua visibilidade.
Melhores ferramentas para tráfego orgânico
A principal estratégia de marketing digital para gerar tráfego orgânico é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias usadas para otimizar a página, de modo que ela se posicione entre os primeiros resultados de pesquisa.
Mas para trabalhar bem essa prática, é fundamental investir em algumas ferramentas que vão ajudar a gerar tráfego orgânico. Dentre as mais importantes estão:
Google Search Console
Essa ferramenta é muito importante para qualquer tipo de projeto, pois emite avisos, caso o site cometa alguma penalidade ou tenha qualquer outro problema.
Ela mostra impedimentos para aparecer no Google, erros de resposta 404, conteúdos duplicados, se todas as páginas contam com um bom título e meta descrição, se o tempo de carregamento é bom o suficiente, dentre outros pormenores.
Google Analytics
Um fabricante de balcão refrigerado aberto também pode usar o Google Analytics, uma ferramenta eficiente que mostra muitas informações relevantes sobre os visitantes, como dados demográficos, páginas visualizadas, entre outros.
Essas ferramentas são essenciais para entender o que está errado e o que pode ser melhorado para aproveitar as estratégias e os recursos.
A marca descobre informações importantes sobre quem visitou seu canal, informações sobre a fonte do tráfego, caminhos que o visitante fez, dentre outras práticas.
SEMrush
Por fim, o SEMrush ajuda a fazer diferentes tipos de análises, monitorando ações do site e dos concorrentes. Existem as versões gratuitas e a paga, sendo esta última mais completa e atendendo às necessidades do negócio.
Logo, um fabricante de bacon defumado artesanal pode testar a versão gratuita, e depois optar pela paga para ter acesso a informações ilimitadas.
Por meio dela, é possível fazer auditorias no site, monitorar as redes sociais, encontrar boas palavras-chave, obter insights sobre o tráfego, dentre outras possibilidades.
Melhores estratégias para tráfego orgânico
Para atrair tráfego orgânico, além das ferramentas em questão, também é necessário investir nas estratégias certas. Dentre elas estão:
1. Search Engine Optimization
O SEO é a principal estratégia para gerar tráfego gratuito e 100% orgânico, pois seu objetivo é otimizar as páginas, por meio de diferentes melhorias, de modo que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Dentre as práticas mais comuns está o uso de palavras-chave em conteúdos e ao longo das páginas, para que elas possam ser bem ranqueadas quando procuradas.
Outra estratégia muito comum é o design responsivo, para que o site de uma empresa de limpeza de vidros altos possa ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, independentemente de seu tamanho.
Existem muitas outras ações que pertencem ao SEO, e todas elas são importantes para atrair tráfego orgânico.
2. Criar conteúdos ricos
Outra estratégia de marketing digital muito importante é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais ricos e relevantes, que informam as pessoas e ajudam a atraí-las, convertê-las e fidelizá-los.
Os materiais podem assumir diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e áudios, e devem abordar os assuntos do interesse do público e compatíveis com o segmento de atuação da empresa.
Benefícios das estratégias orgânicas
Se toda empresa corre atrás de tráfego orgânico, é porque, no mínimo, ele traz algumas vantagens. Uma delas é o excelente custo-benefício, pois além de reduzir os custos do negócio com mídia paga, não gera despesas quando o usuário clica.
Todas as estratégias para atrair visitantes, como criar e manter um blog, contratar profissionais e ferramentas para a criação de conteúdo e outras necessidades, ocorrem de maneira indireta para uma empresa de lavagem de tapetes residenciais.
Outro benefício é a escalabilidade, posto que o tráfego orgânico consegue trazer resultados escaláveis com mais facilidade, tendo em vista que o custo por lead se torna menor ao longo do tempo, mas sem deixar de trazer bons retornos.
Os funcionários também conseguem prever os caminhos que precisam ser trabalhados para aprimorar as estratégias, assim sendo, quem procura construir uma base sólida de leads precisa obter crescimento exponencial.
Isso ajuda a reduzir o investimento e é indispensável para o plano de ação. Outra vantagem é o aumento da relevância e da autoridade de marca.
Se um fabricante de perfil alumínio industrial deseja obter tráfego orgânico, automaticamente melhora sua relevância e autoridade, pois trabalha com conteúdo de valor e consegue transmitir o conhecimento para o cliente.
Naturalmente, o consumidor se sente mais confiante e inclinado a adquirir uma solução com a empresa em questão.
Uma das principais características do consumidor moderno é o fato de que ele não quer saber apenas sobre os preços dos produtos e serviços e a qualidade desses materiais.
Na verdade, eles precisam confiar na empresa, e uma das formas de obter êxito é investir no tráfego orgânico, já que estamos falando de uma estratégia vitalícia.
Todos os conteúdos criados para alcançar a confiança dos potenciais clientes e esclarecer suas dúvidas ficarão disponíveis no site ou blog pelo tempo que a empresa quiser.
No caso de um fabricante de cabeamento estruturado, tudo o que ele precisa fazer é observar se os materiais estão atualizados ou se precisam de algumas modificações ao longo do tempo.
Considerações finais
O tráfego orgânico acontece quando as estratégias de marketing digital do seu negócio são boas o suficiente para atrair leads de maneira natural e espontânea.
É justamente por isso que para atraí-lo é necessário aprimorar as estratégias de marketing continuamente para que elas sejam capazes de atrair os usuários por sua qualidade.
Neste artigo, você conheceu algumas das principais ações que podem ser colocadas em prática e todos os benefícios que são capazes de trazer. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.