A newsletter é uma das estratégias de marketing mais utilizadas por organizações dos mais variados setores, por isso nesse artigo veremos a importância da newsletter.
Seu objetivo é transmitir conteúdo de valor para um público-alvo específico, aumentando, assim, as chances de conversão.
Devido à evolução tecnológica, as estratégias de marketing digital se tornaram as principais ferramentas para destacar uma marca, seus produtos e serviços.
Suas práticas são simples, porém eficazes, e o maior foco é transmitir informação para as pessoas.
Isso acontece porque o consumidor moderno tem acesso à informação de maneira simples e rápida, por conta disso, está mais exigente.
A newsletter é uma ferramenta que possibilita transmitir esses conteúdos e construir a imagem do negócio.
Também é uma forma de alcançar o público e estar presente nos principais canais digitais, como e-mail, site e redes sociais.
Em linhas gerais, se você quer aumentar as conversões e melhorar os lucros do seu negócio, precisa conhecer as possibilidades da newsletter.
Se você não entende muito bem sobre o assunto, não tenho problema, nesse artigo, vamos explicar o conceito de newsletter, por que as organizações devem adotá-la como estratégia e dar algumas dicas para elaborá-la. Acompanhe conosco até o final.
Entenda o conceito de newsletter
Chamamos de newsletter um boletim informativo que funciona como uma publicação fixa, utilizada pela organização para se comunicar com seus clientes e potenciais clientes.
Pense, por exemplo, nos jornais e revistas que você conhece, eles possuem certa periodicidade, uma linha editorial, característica específica, entre outras particularidades.
A mesma situação se aplica à newsletter, e ela pode ser impressa, apesar de ser mais comum ser enviada pelos meios eletrônicos.
Um fabricante de divisória de ambiente escritório pode divulgar vários assuntos por meio dessa estratégia, como promoções, novidades e outras informações importantes para o público. Mas, esse envio não é feito de maneira aleatória e sim para as pessoas certas.
São consumidores que optaram por receber esses conteúdos ao preencherem um cadastro ou um formulário online.
Portanto, exatamente pelo fato de que esse material só é enviado para quem deseja recebê-lo é que ele é muito mais vantajoso do que outras ações, como o e-mail marketing.
Pode parecer que não, mas usar essa estratégia de criação de conteúdo pode trazer muitas vantagens para as organizações.
Por que usar a newsletter em suas estratégias de marketing?
Você já sabe qual é o conceito de newsletter, mas precisa entender um pouco mais sobre as suas vantagens.
Uma das maiores é o fato de que essa prática fortalece o relacionamento entre o seu negócio e os consumidores.
Também é uma forma de posicionar a organização como uma especialista em seu setor.
Isso é importante porque o consumidor moderno precisa confiar na marca para fazer negócio com ela.
Esse tipo de material é composto por conteúdos relacionados aos assuntos que circundam o seu segmento, portanto, ele aborda pautas relevantes para o seu público-alvo.
Por exemplo, no caso de um fabricante de tapete para sala de jantar, toda vez que uma pessoa consumir o seu material, vai perceber o quanto essa organização é uma autoridade em seu mercado.
Também não podemos deixar de destacar a versatilidade da newsletter, tendo em vista que ela pode ser usada por empresas dos mais variados segmentos, desde um restaurante até uma montadora.
Dentre os temas abordados estão:
- Ofertas;
- Anúncios;
- Divulgação de eventos;
- Passo a passo para utilizar o produto.
Em outras palavras, você não precisa se apegar a um único tipo de conteúdo, pelo contrário, é possível misturar vários deles, desde que sejam coerentes e tenham um objetivo determinado previamente.
Por meio da newsletter também é possível aumentar o tráfego do site institucional. Cada vez que um contato receber esse material, pode acessar um link inserido nele que direciona o usuário diretamente para a página do negócio.
Nesse caso, uma empresa especializada em locação de sala de reunião pequena consegue aumentar as visitas, beneficiando várias outras estratégias, como SEO e muitas outras do marketing digital.
Também é muito fácil mensurar os resultados dessa prática, uma vez que o gestor consegue identificar quais contatos abriram o e-mail, em qual horário isso foi feito e a localização dos visitantes.
Muito mais do que ter acesso a todas essas informações, podemos automatizar o envio utilizando ferramentas simples. Consequentemente, o trabalho manual é reduzido e você garante uma boa periodicidade.
Não podemos finalizar esse tópico sem mencionar a maior de todas as vantagens, o fato de a newsletter ser uma estratégia de baixo custo. Isso significa que não é necessário fazer altos investimentos para trabalhar com ela.
Todavia, para ter acesso a todas as vantagens dessa prática, é muito importante saber como trabalhá-la. Vamos ver um pouco mais sobre isso a seguir.
Como criar uma newsletter do jeito certo?
Uma empresa de demolição controlada pode utilizar um passo a passo para criar uma newsletter de qualidade e atingir excelentes resultados.
Determinar uma frequência de envio
Você precisa saber qual será a frequência de envio da sua newsletter. O ideal é que ela seja enviada, pelo menos, uma vez por mês, pois dessa forma você não sobrecarrega os seus contatos e evita que seu negócio seja esquecido.
No caso de uma empresa que produz uma grande quantidade de conteúdo ou tem um público que precisa de um contato maior, a frequência de envio de newsletter pode aumentar.
É necessário encontrar um ponto de equilíbrio dessa periodicidade, pois os leitores vão se acostumar com as mensagens e isso constrói um relacionamento positivo com eles.
Criar um bom layout
Sua marca precisa estar na mente quando for elaborar o aspecto visual da sua newsletter, pensando cuidadosamente nas cores que você vai usar e no design.
O ideal é utilizar poucas cores e inserir o máximo de informações relevantes sobre o assunto.
Ao criar esse informativo, uma empresa de emplacamento de veículo usado precisa garantir que o e-mail do remetente esteja consistente.
Também é importante se basear na persona do seu negócio para humanizar a comunicação e melhorar o engajamento.
Determinar os objetivos da estratégia
Você precisa ter em mente quais resultados pretende alcançar ao enviar a sua newsletter, pois é dessa forma que você consegue mensurar a efetividade da ação.
Supondo que o seu objetivo seja aumentar o número de líderes, é necessário se basear nessa informação para determinar as ações que você gostaria que os destinatários realizassem.
Escolher uma boa ferramenta
Se você já determinou a frequência dos envios e os objetivos da sua estratégia, está pronto para escolher uma boa ferramenta de automação.
Todavia, antes de continuar falando sobre elas, é muito importante dizer que você não deve disparar sua newsletter por meio de provedores como Gmail ou qualquer outro considerado comum.
Quando uma empresa de conserto de elevadores utiliza essa prática ela investe em uma comunicação em massa, por isso, possui regras específicas e elas precisam ser respeitadas para que o seu e-mail realmente chegue a caixa de entrada dos seus contatos.
Escolher um bom conteúdo
Para que sua newsletter tenha sucesso, é muito importante saber qual conteúdo você vai distribuir.
Os temas precisam ser interessantes para o público e relacionados aos objetivos das suas estratégias de marketing.
Você pode inserir artigos de blog da sua empresa, estudos de caso, eventos, anúncios, depoimentos de outros clientes, e-books, promoções, dentre outras possibilidades.
Independentemente do tipo de conteúdo que um fabricante de embalagem para biscoito caseiro escolher, é importante inserir um Call To Action (chamada para ação), que vai encaminhar o usuário ao seu objetivo.
Também é importante limitar a quantidade de conteúdos não educativos, pois é dessa forma que você consegue desenvolver um bom relacionamento com as pessoas ao mesmo tempo em que consegue promover o seu negócio.
Elaborar o rodapé
A assinatura utilizada precisa ser coerente com o nome e o e-mail do remetente, mas nada impede de inserir outras informações, como link para as redes sociais, telefones, divulgação de eventos, dentre outros.
Você também pode incluir o nome da sua empresa e o endereço do estabelecimento físico.
Entretanto, além de todas essas possibilidades, não se esqueça de incluir um link onde o destinatário pode cancelar o recebimento da newsletter.
Conclusão
Absolutamente todo tipo de empresa, como uma especializada em aluguel de embarcação, pode utilizar a newsletter como sua estratégia de marketing.
Portanto, para ter bons resultados, é fundamental saber utilizá-la, como nos exemplos do passo a passo que mostramos aqui.
É uma prática que estreita o relacionamento com o consumidor, mostra o quanto a sua empresa domina o que faz e melhora consideravelmente a imagem dela perante o público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.