Uma nova corrente de comunicação, conhecida como slow marketing, vem crescendo nos últimos tempos, devido ao fato de propor uma aplicação das estratégias de maneira diferente e mais focada.
Basicamente, ela se refere à criação de uma relação de proximidade entre os envolvidos no caminho de consumo de uma empresa, visando encontrar maneiras mais eficazes de oferecer seus serviços ou produtos ao público.
Ou seja, o slow marketing busca estabelecer uma forma de trabalho com maior consciência aplicada e maior preocupação em tudo o que está envolvido pelo trabalho da companhia, incluindo processos iniciais e se estendendo até o produto estar com o consumidor final.
Aqui, os colaboradores de marketing focam em buscar causas fortes e humanas, preocupando-se com todos os que estão atuando nos espaços produtivos.
Slow marketing: por dentro da sua importância
Sua grande importância se comprova uma vez que os clientes estão buscando cada vez mais por empresas que possuam propósito, pois o slow marketing tem o objetivo principal como demonstrar cuidado com a essência da marca.
É preciso destacar que essa ferramenta foca na venda, mas também na empresa em geral, incluindo os colaboradores, o produto, os consumidores e as vendas, podendo até se estender ao pós-venda.
Por exemplo, uma empresa demanutenção ar condicionado split adiciona ao seu trabalho uma causa importante, como a preservação do meio-ambiente e a realização do serviço com sustentabilidade.
Dessa forma, ela é capaz de agregar valor a sua marca e atrair a atenção do público que se interessa por esse tópico.
Contudo, isso pode se relacionar com empresas de diversos outros tipos e categorias, abrangendo as fábricas, marcas de vestuário, empresas de serviços e todas em que há a possibilidade de se alinhar a uma causa especial.
Além disso, os propósitos podem estar vinculados a qualquer assunto, seja a sustentabilidade ou a segurança e bem-estar dos produtores e a prevenção do trabalho escravo, a proteção aos animais, e assim por diante.
Portanto, nesse estilo de venda, basicamente o que mais importa é a atenção por parte das marcas de capa de violão acolchoada na qualidade ao invés da quantidade vendida e na autenticidade e cumprimento das responsabilidades ambientais e sociais.
É preciso ter em mente que o slow marketing precisa promover a venda e consumo de seus produtos, considerando o lucro e a venda, mas isso tudo precisa estar alinhado com seus valores e ideais de servir o cliente e facilitar sua vida.
Esse mecanismo não utiliza pegadinhas ou discursos enganosos ou gatilhos referentes ao emocional, visando a venda de maneira forçada. A marca será escolhida pois é coerente e tem os consumidores confiando em consumir e espalhar a mensagem dela.
Por exemplo, uma escola que deseja vender seucurso atmosfera explosiva irá utilizar das suas qualidades para mostrar ao futuro aluno que ela deve ser a escolhida, mas não utilizará linguagens que façam com que ele se sinta forçado ou arrependido.
Ou seja, nesse tipo de marketing, o cliente não seria persuadido a comprar através da aplicação de estratégias para aguçar seus sentidos e realizar ações pré-estabelecidas e planejadas, fazendo-o comprar o que foi obrigado.
Dessa forma, o slow marketing surge como uma alternativa para dar maior clareza à comunicação, atendendo a demanda real do consumidor, passando informações honestas e dando a oportunidade de ele escolher se deseja realizar a compra com tranquilidade.
Vantagens do slow marketing
Aplicar o slow marketing pode ser uma estratégia muito positiva para uma empresa, uma vez que não há tentativas de forçar conteúdo ou táticas rígidas de publicidade.
Para ficar mais claro, algumas de suas principais vantagens são:
- Público engajado em causas importantes;
- Criação de uma identidade;
- Atração de pessoas realmente interessadas;
- Segmentação de consumidores de qualidade.
Essas são os principais benefícios que podem ser citados em relação à implementação do slow marketing para qualquer tipo de empresa, desde fornecedores de blocos de concreto de encaixe até lojas de eletrodomésticos.
Como adotar essa prática?
Existem algumas características do slow marketing que facilitam a compreensão de como adotar esse mecanismo para uma empresa, que ajuda seu negócio a usufruir de todos os seus benefícios, demonstrando seu valor.
1 – Procure conhecer de fato seus clientes
Seguindo esse ideal, a primeira atitude a tomar para implementar o slow marketing é conhecer de fato o público, seus gostos e interesses, além de ser essencial compreender os valores que ele apoia.
Deve-se entender que não será possível agradar a todos neste tópico, exigindo a segmentação de público, mas fazendo com que seja possível agradar muito mais o grupo de consumidores escolhido, conhecendo-o melhor e mais a fundo.
Isso serve para conhecer quais pessoas estão alinhadas com a proposta da marca e como desejam receber o conteúdo da empresa e as formas de abordagem que são mais confortáveis para elas.
Por exemplo, para adicionar categoria no contexto do slow marketing, é necessário analisar profundamente as características de seus consumidores, mas objetivando agradá-los de fato e não apenas se desenvolver como uma marca.
2 – Apresente propostas transparentes
A melhor maneira de praticar o slow marketing é garantir que a chamada para o seu site ou sua marca em geral seja verdadeira e transparente, demonstrando exatamente o que ela irá passar aos seus consumidores, sem estar abaixo de suas expectativas.
Certamente é importante ser chamativo para atrair a atenção do público, mas para a estratégia funcionar, ela precisa ser real e sincera sobre o conteúdo a ser oferecido, garantindo que o cliente não se sinta enganado.
Para atender às expectativas das pessoas que se interessam pelo que sua fábrica de torre de resfriamento de água pode oferecer, pode-se optar por algo como “5 funções da torre de resfriamento”, visto que esse conseguirá atrair interessados para esse tema.
Utilizar uma prática contrária só fará com que o site aumente a sua taxa de rejeição e não pratique o slow marketing, pois aparece como uma simulação de comunicação inverídica.
3 – Conte uma história na apresentação
Esse tipo de marketing é voltado para uma venda de conceito, uma vez que objetiva gerar afinidade com os seus clientes, a partir da criação de intimidade e proximidade com a empresa.
Para isso, o ponto mais eficaz é contar a história da marca, os seus valores e como ela chegou até aquele ponto, descrevendo realmente o percurso que ela seguiu para chegar onde está e quais são as causas que ela defende e porquê.
Dessa maneira, quanto mais um cliente se vir na sua marca e na história que foi passada a ela, maiores as chances de ela se tornar um comprador, mais pelo fato de ela se identificar com o que passou a conhecer dela e não por estratégias forçadas.
Encontrar uma marca com uma história parecida com a de um determinado consumidor faz com que ele perceba que ela tem um valor adicional, não sendo só mais uma opção de compra, criando identidade e um conceito completo.
Assim, uma empresa de estampagem profunda que garante que todos os materiais são veganos, ao explicar os motivos de ela defender as causas animais e como chegou a esse conceito pode se tornar uma experiência muito parecida com a de outras pessoas.
Como consequência disso, esses indivíduos se sentem representados e tentados a consumir porque tem a segurança que aquela é a empresa que mais se parece com eles, se estivesse inserida no ramo, mas sem a obrigação da publicidade comum.
Este é o momento de gerar empatia, do cliente ficar feliz por uma marca com tantos valores e que defende tantas causas importantes consegue vender, torcendo para que ela alcance um plano de destaque no futuro.
Isto é, se uma empresa de conserto de ar condicionado split conseguiu se expandir até todas as outras regiões do país, há a possibilidade de essa pessoa sentir orgulho do sucesso e desenvolvimento da marca.
Isso tudo apenas conseguindo ser alcançado ao contar o crescimento e toda a trajetória de uma empresa, conseguindo alcançar todas as pessoas e iniciar um ciclo de empatia graças ao compartilhamento de pequenos fatos.
4 – Rastreie todos os seus recursos
O slow marketing não diz respeito apenas à tentativa de vender o produto ou serviço gerado, mas também a toda a produção e desenvolvimento dele, o que exige que a empresa rastreie as características do início da cadeia de produção.
Afinal, se ela irá defender uma causa e demonstrar que se importa com determinado assunto, ela precisa comprovar que a mensagem que ela passa é realmente verdadeira.
Conclusão
O slow marketing surgiu como uma forma oposta a certas estratégias do marketing tradicional, fazendo com que o cliente se sinta seguro e confortável para consumir.
Ela pode proporcionar diversos impactos positivos para os seus utilizadores, contanto que seja ressaltada a importância de adotar uma causa, seja ela ambiental ou social para ser demonstrada a seus clientes, sem criar gatilhos mentais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.