Marketing e diversidade nunca foram temas tão debatidos como estão sendo atualmente. Seja em uma campanha publicitária ou até mesmo em uma equipe de trabalho, as diferenças são mais do que essenciais para a formação de oportunidades em conjunto de novos e bons negócios.
Ainda que essa seja uma prioridade nos dias de hoje, nem sempre foi assim. Foi somente a partir da evolução da sociedade e de muitos questionamentos que a diversidade se tornou uma realidade e algo prioritário, ainda mais em contextos que envolvem tomada de decisão.
Por exemplo, em uma equipe de marketing, no contexto da criação de uma campanha para uma empresa de entrega de pequenas encomendas, a diversidade é uma questão que deve estar presente.
Isso porque, além de proporcionar um olhar diferenciado e uma conexão maior com o público daquele negócio, consegue conversar com as demandas da sociedade atual, que serão sempre vistas pelos consumidores como necessárias na estrutura organizacional.
Para essas e outras questões que envolvem a diversidade, vamos abordar neste artigo alguns pontos importantes para empresas, ainda mais em razão das que tem foco em marketing, destacando as maneiras de investir nesse tema, além de algumas vantagens.
A diversidade em campanhas de marketing
O marketing trabalha pontos que envolvem empresas e pessoas, entendendo comportamentos, relevâncias culturais e sociais, que moldam as sociedades e os consumidores, embasando decisões para negócios como de usinagem de mdf.
Neste sentido, é possível dizer que o profissional de marketing deve estar atento às pessoas e, principalmente às diferenças e à representatividade, se deseja se comunicar bem com estas.
Dessa forma, podemos trazer à tona a importância da diversidade para as campanhas de marketing, que nada mais são do que formas de concretizar comunicações entre uma empresa jardinagem e seu público-alvo, sempre focando na questão do consumo.
Um bom exemplo disso são comerciais de televisão de uma marca específica, que evidenciam apenas famílias brancas e em condições financeiras claramente altas.
Ainda que o público que mais compra aquele produto se encaixa em sua maioria nesse tipo de pessoa, seria um erro, nos dias de hoje, focar em campanhas que destacam apenas esse quesito em detrimento de tantas outras, de cores e classes diferentes.
Não se enxergar nas publicidades do negócio, principalmente em sentido daquelas que evidenciam as propagandas da empresa, é uma das principais sensações dos consumidores. Isso, que por muito tempo foi aceito, hoje se tornou coisa do passado.
Com a popularização das redes sociais, em conjunto com acontecimentos que tornaram a evolução da sociedade algo real, assuntos como este passaram a estar em pauta.
Desta forma, se tornou cada vez menos comum dar destaque a alguns tipos de pessoas e esquecer de outras, sendo estas historicamente já deixadas de lado, muitas vezes tendo sua participação social e cultural vistas como inexistentes perante a sociedade.
Tanto para fábricas de uniforme social quanto para quaisquer outros negócios, muito mais do que uma obrigação, a inserção de diversidade em suas campanhas de marketing se tornou uma essencialidade.
Mais do que isso: não se faz apenas importante trazer diferenciações de pensamentos, e públicos, principalmente das imagens trazidas perante o mercado. É preciso que cada vez mais empresas e profissionais saibam como utilizar as estratégias de diversidade.
Só dessa forma será possível mudar discursos e frentes na construção de comunicações, se aliando a noções básicas, sobretudo a discursos verdadeiros e de conexão.
De que forma utilizar na construção de sua estratégia?
Agora que você já entendeu mais sobre o significado da diversidade nos dias de hoje, nada melhor do que uma empresa de portaria terceirizada entender de que maneira pode aplicar esse quesito internamente, na concepção de campanhas de marketing.
Confira, nos tópicos a seguir, como colocar em prática:
1 – Equipes diversas
O primeiro ponto para começar a conceber comunicações com foco na diversidade é a preocupação com a pluralidade das próprias equipes, seja da empresa ou até mesmo da companhia que desenvolve as campanhas de marketing. Para isso, escolha pessoas:
- De classes diferentes;
- De raças distintas;
- Gêneros diversos;
- Contextos de vida transformados.
Além disso, entenda mais sobre as minorias, sobretudo em relação às pessoas que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Quanto maior essa preocupação na sua equipe, melhor será o resultado da campanha, e, claro, mais verdadeira.
É importante pensar nessa pluralidade em todos os sentidos, além de preparar bem as equipes de recrutamento, para que saibam conversar e tratar esses assuntos da maneira correta.
2 – Escolhas de pessoas reais
Agora que a equipe se tornou mais diversa, é o momento de entender a forma como a campanha de marketing poderá ressaltar os clientes da sua empresa de toldo para janela residencial, focando então na diversidade e compromisso com pessoas reais.
Para isso, evite colocar pessoas com características de classes altas e linguagens formais em campanhas que tem como foco o contato com o público em geral.
Pense ainda no contexto do local onde sua empresa está presente, procurando entender de que forma o público-alvo poderá se sentir representado ou não. Um exemplo disso é trabalhar com pessoas que tenham um sotaque local, para uma marca local.
3 – Comunicações bem avaliadas
Ainda que a campanha da sua empresa esteja bem feita e que tenha sido aprovada por todos, inclusive pelo dono do negócio, é interessante que o resultado final passe pelo máximo de pessoas para a aprovação e que estas estejam dentro da diversidade.
Isso agrega maiores olhares para a comunicação, o que pode evidenciar formatos de comunicação e até mesmo ideias que acabam não agradando o público.
É com essa verificação que muitos erros podem ser evitados, ainda mais o que ocasiona problemas com as pessoas, como o caso de uma comunicação que se tornou uma ofensa, ainda que em sua ideia principal este não fosse o sentido e nem a intenção.
4 – Estudo de feedback
O feedback dos consumidores, principalmente das pessoas que tiveram acesso à campanha da empresa de guincho 24hrs pode valer para uma correção de eventuais problemas e também em uma projeção de melhorias futuras para as campanhas.
Por exemplo, após uma resposta do público vinda de uma pesquisa de espectadores feita por uma empresa de televisão, foi possível entender que grande parte das pessoas não entendeu o motivo de certos atores serem escolhidos ao invés de outros.
Isso é parte de uma insatisfação com o uso da diversidade feito pela companhia, e pode gerar mudanças positivas na estrutura das equipes responsáveis pelo marketing.
As vantagens da diversidade para as empresas
Negócios que utilizam em suas campanhas de marketing a diversidade são capazes de atingir diversos pontos positivos, começando pelo fato de que estão cada vez mais próximos do público.
Isso acontece porque o que mais o consumidor deseja é ser visto dentro das comunicações de uma empresa, o que mostra que ela o conhece e entende sua realidade.
Quando isso não ocorre, existe então um abismo entre as duas partes, e a conexão, necessária para que haja uma relação de harmonia, propiciando uma compra, acaba não acontecendo, e pode ser essencial para uma quebra de confiança e de dedicação.
É importante que as companhias saibam que uma campanha de marketing baseada na diversidade, quando feita de forma real e adequada ao pensamento da empresa, é sempre uma maneira de se aproximar de bandeiras e lutas importantes para a sociedade.
A preocupação pela veracidade e bom uso da diversidade deve ser um ponto essencial em meio a isso, tendo em vista que, quando negativa, pode trazer sérios problemas.
Um deles, por exemplo, é a falta de confiança e a quebra da imagem da empresa, que se torna desvalorizada não apenas pelo seu consumidor, mas por todo o mercado.
Por fim, podemos dizer que uma das principais formas de entender os impactos positivos do uso da diversidade feita por uma empresa em suas campanhas de marketing é a compreensão do consumidor, e a entrega de uma comunicação que o satisfaça.
Isso se torna uma questão que, em sua maioria, falta dentro das empresas, o que faz uma loja de higienização automotiva a domicilio que trabalha nesse sentido se tornar mais valorizada.
Considerações finais
As campanhas de marketing trabalham pontos que evocam características da sociedade, bem como dos consumidores de uma empresa. Neste sentido, nada mais necessário do que investir na diversidade nas comunicações, ao falar de pessoas para pessoas.
Além da valorização de assuntos que fazem parte da construção de nossa sociedade, companhias que apostam nesse tipo de preocupação se tornam mais próximas dos clientes.
Mas, para isso, além de seguir alguns preceitos básicos, é importante evidenciar a preocupação real com a pluralidade dentro e fora da empresa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.