As empresas buscam sempre se desenvolver cada vez mais e o meio digital tem sido o foco de muitas delas nos últimos anos. Porém, essa tarefa pode não ser tão simples, sem um cuidado extremo sobre seus objetivos e métricas.
Portanto, o texto de hoje irá abordar sobre como é importante estabelecer métricas, como mensurar os dados coletados e como aplicá-los de forma eficiente nos processos internos e externos da sua empresa.
Qualquer negócio que se preze tem objetivos e metas a serem alcançadas, e com toda certeza, o seu não é diferente.
É muito importante estabelecer prazos e demandas para manter a empresa em constante movimento e produção.
Mesmo uma assistência técnica LG smart TV precisa estabelecer números para entender como o seu público-alvo funciona, quais os valores de vendas e reparos deve alcançar, o quanto precisa investir para que a estratégia funcione, entre muitas outras.
Sendo assim, essa tem sido uma das maiores pautas de todos os negócios nos últimos anos, como mensurar os dados obtidos das métricas de forma eficaz.
Afinal, de nada adianta ter muitos dados se não souber utilizá-los da maneira correta.
Portanto, tais dados são obtidos por meio das métricas que a sua empresa coloca para se obter as informações, mesmo que seja o número de clientes que frequentam o seu curso de auxiliar de veterinário e banho e tosa.
Sendo assim, confira no tópico a seguir a importância em estabelecer métricas para o seu negócio e como elas podem impactar a sua empresa, de forma positiva quando bem feito, e de forma negativa caso seja ignorado.
A importância das métricas
O mundo como conhecemos está cada vez mais preocupado em criar novas ações de marketing e atrair mais público para o negócio.
Se tornando cada vez mais relevante e criando mais autoridade no mercado em que se está atuando.
Porém, nada disso funcionará caso você e sua equipe não fiquem de olho nos números que causam essa movimentação.
De forma direta e indireta, te guiam para um caminho no qual pode se ter um enorme sucesso ou, caso não seja analisado bem, uma grande falha.
Mesmo que seu negócio seja focado em vender adesivo de vinil, é importante seguir tais métricas e utilizá-las de forma inteligente e funcional.
Mas, afinal de contas, que métricas são essas que tanto têm sido mencionadas ao longo do texto?
De forma simples e direta, métricas são um conjunto de dados que informam ao analista se uma ação foi ou não bem sucedida.
Por meio delas é possível descobrir se o investimento em um equipamento, por exemplo, foi eficaz ou um desperdício de capital.
Quando pensamos em marketing digital, existem métricas muito bem estabelecidas no meio que são comumente utilizadas para determinar alguns parâmetros.
Seja para a empresa ou para te informar se, por exemplo, o investimento na impressora de banner industrial foi um acerto.
Tais dados podem abordar setores da empresa como:
- Retorno financeiro de um investimento;
- Engajamento de leads em uma campanha;
- Taxa de conversão de clientes;
- Custo de aquisição de clientes.
Lembrando que existem outros exemplos que podem ser citados, mas a grande maioria sempre tem como objetivo os que acima foram listados.
Sendo assim, a dúvida que resta responder é, como mensurar tais dados de forma inteligente e eficaz.
Portanto, entenda no tópico a seguir como mensurar a taxa de conversão dos clientes que compraram o papel de parede 3D que seu negócio oferta.
Os dados obtidos: como mensurar?
Existem várias formas de mensurar os dados obtidos por meio das métricas mais utilizadas no meio digital nos dias atuais.
Lembrando que cada uma tem o objetivo e foco principal, portanto, iremos listar as que mais podem afetar o desenvolvimento do seu negócio.
Pense em uma tabela de Excel com mais de cinco mil linhas. Os dados ali dispostos de nada servem se não forem organizados, colocados em colunas e tabelas e interpretados de forma correta. As métricas seguem a mesma linha de raciocínio.
01 – Taxa de conversão
Utilizado desde empresas que comercializam serviços logísticos até uma assistência técnica da weg, a taxa de conversão é uma das métricas mais cotadas no mercado digital.
Isso até mesmo nos mais tradicionais, visto que ela tem um papel muito importante.
Ela mede, quando falamos de marketing digital, a quantidade de pessoas que entrou no seu site ou página e foram convertidas em leads ou clientes.
Sendo assim, quantas pessoas que acessam o domínio e saem de lá interessados por algo ou com uma compra.
Pode-se dizer que essa métrica levará em consideração o objetivo final de todas as ações da sua empresa, que nada mais é do que aumentar o lucro e conseguir mais clientes.
02 – SEO
O SEO é uma sigla para o termo Search Engine Optimization, que em uma tradução direta para a nossa língua seria algo como Otimização dos Mecanismos de Busca, e pode ser aplicado até mesmo para o seu site de impressão digital.
O SEO tem como objetivo melhorar o ranqueamento do seu site ou página para os mecanismos de busca como Google e Bing, fazendo com que o seu domínio se aproxime o máximo possível da primeira página e aumentando as suas chances de ser reconhecido.
Pense em quantas vezes você comprou ou adquiriu os serviços de um site que estivesse na segunda página do Google ou além dela.
Provavelmente, poucas ou nenhuma, e por isso a importância de uma boa construção do seu site.
A métrica serve para sempre verificar o quão bem posicionado tudo está perante tais algoritmos e mecanismos, te informando que você ainda pode melhorar ao desenvolver o seu conteúdo de adesivação de carros propaganda em sua página.
03 – ROI
Sigla que significa o retorno de um investimento, uma das métricas mais complexas e abrangentes que a sua empresa deve analisar e utilizar para melhorar os seus serviços e saber qual o próximo passo quando o assunto é investimento.
Ela mostra para os analistas se o investimento realizado em determinada ação de marketing da empresa está rendendo frutos e atingindo o resultado esperado, fazendo com que eles percebam quando o oposto está acontecendo.
Sendo assim, de forma direta e bastante simples, um ROI eficaz irá mostrar para a sua empresa que suas ações estão sendo eficazes e bastante funcionais.
Enquanto um ROI negativo demonstra que será necessário fazer ajustes na estratégia.
04 – Tráfego orgânico
Caso a sua empresa esteja focada em realizar ações que envolvam inbound marketing, conhecido também como marketing de conteúdo.
Essa métrica informa para os analistas a quantidade de pessoas que estão acessando o seu site e quanto tempo estão permanecendo.
Isso demonstra mais alguns detalhes e permite com que você e sua equipe entendam que caso os números estejam altos, as estratégias estão funcionando.
Portanto, o SEO está indicando o seu site para as pessoas, fazendo com que elas se interessem pelo conteúdo e te encontrem.
Por outro lado, caso os números estejam baixos, seu negócio terá de entender o que está acontecendo e revisar as estratégias.
Considerações finais
Portanto, no texto de hoje, você entendeu como estabelecer métricas para as ações de marketing digital da sua empresa.
Além de formas de mensurar esses dados de maneira inteligente e mais assertiva, fazendo com que o impacto em seu negócio seja positivo.
A maior vantagem de se utilizar de tais métricas é a possibilidade de saber o que está funcionando e o que não está em seu negócio, te dando a oportunidade de mudar o rumo e as estratégias que estão sendo aplicadas a cada setor do negócio.
Não apenas isso, mas a possibilidade de poder otimizar investimentos é completamente válida e atrativa.
Afinal, investir dinheiro em uma campanha ou ação sempre é um risco e aumentar a probabilidade de sucesso e de frutos positivos sempre são bem-vindos.
Essa análise permite que sua empresa se destaque no meio em que está atuando para sempre guiar o negócio para as melhores decisões possíveis, se diferenciando de empresas que muitas vezes insistem em estratégias e práticas falhas.
Lembrando que não cada empresa é diferente, com cultura diferente, missão, visão valores e objetivos diferentes.
Portanto, é interessante adaptar todo o material disponibilizado ao longo do texto à realidade de seu negócio e ver qual melhor se encaixa.
Ressaltando que é necessária essa sensibilidade em verificar o que funciona com cada tipo de perfil de cliente e estratégia em seu negócio.
Não basta apenas analisar e dizer que um é melhor do que o outro, precisa de um trabalho no processo e ação para que ele funcione ao longo do tempo.
Sendo assim, comece mesmo a planejar como irá desenvolver as métricas e como aplicá-las ao seu negócio, visando sempre a otimização de tempo e benefícios para a sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.