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Como começar a produzir marketing de conteúdo?

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Como começar a produzir marketing de conteúdo?
Agência Gentileza
AtraçãoEngajamentoGentilezaMarketing DigitalMarketing InboundSem categoria
9 de abril de 2021

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing criada e popularizada dentro do ambiente online, capaz de auxiliar no processo de compra e venda por meio de estratégias que aproximam público e empresa, possibilitando o aparecimento de desejos.

É por meio da produção de conteúdos humanizados e focados na identidade da companhia que tudo isso se torna real.

As formas de conteúdo podem ser múltiplas, dependendo quase sempre do que o consumidor de uma empresa entrega como comportamento, como no caso dos clientes de uma loja reformas construção civil. Algumas dessas criações podem ser vistas em:

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  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Anúncios;
  • E-books;
  • Newsletters.

Por meio de conteúdos ricos, bem estruturados e focados na máxima conexão com o leitor, é possível não apenas direcionar para um desejo de compra, mas também possibilitar a escolha de uma empresa como sendo um direcionamento fiel de um cliente.

Qual a importância do marketing de conteúdo para uma empresa?

São muitas as vantagens de uma produção de conteúdo para o desenvolvimento de uma empresa. Afinal, por meio dessa estratégia, é possível criar relações duradouras e incitar comportamentos de compra, que induzem à escolha por um produto ou serviço.

Veja abaixo algumas das principais vantagens de quem aposta no marketing de conteúdo e saiba como ele modifica a estrutura de um processo de compra.

Aumenta a visibilidade do negócio

Toda produção de conteúdo aumenta a visibilidade de uma empresa, ainda que de forma indireta. Quanto mais existe a comunicação entre uma parte e outra dentro de um processo de compra, ainda mais em espaços online, a viralização pode acontecer a todo instante.

Mas, ainda que o conteúdo não viralize de imediato, manter uma produção nas redes constantemente favorece o reconhecimento da empresa por parte do público que a segue, e até mesmo aqueles que não conheciam a marca, incentivando o interesse pela empresa.

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Além disso, manter a visibilidade favorece o reconhecimento da empresa por pessoas do próprio local de trabalho, já que as principais redes sociais trabalham com geolocalização, ou seja, exibem informações e conteúdos de empresas próximas.

Por exemplo, uma companhia de controle de bens patrimoniais que atua em uma determinada cidade, passa a exibir conteúdos sobre a abertura de sua loja, no centro de um município. Logo, quem está pelas proximidades, têm acesso a essa postagem.

Melhora o relacionamento com o cliente

Por meio da produção de conteúdo muitas marcas conseguem formar e manter um relacionamento cada vez mais próximo com seu público-alvo, entre clientes e potenciais consumidores da marca, que se atraem por essa forma de comunicação.

É importante pontuar que, hoje em dia, grande parte do público consumidor se vê atrelado às marcas que mais se parecem com eles, seja em ideologias, formas de linguagem e outras tantas relações similares, essenciais para o momento de fechamento de compra.

Dessa forma, concretizar uma comunicação única e cada vez mais focada no consumidor por meio do marketing de conteúdo é uma ótima forma de manter o relacionamento com o público-alvo, ao mesmo tempo que demarca território online.

Um exemplo disso é uma creche infantil particular que passa a produzir conteúdos focados em pais e mães que são adeptos a estilos de vida mais naturais, incluindo comidas veganas e atividades caseiras em sua concepção de criação.

Por meio das palavras certas e dos assuntos discutidos sobre essa área, o público e a empresa acabam ampliando suas raízes de conexão, deixando claro não apenas a escolha de compra, mas também certa devoção por uma empresa ou serviço.

Diminui o tempo no processo de compra

Dentro do marketing de conteúdo é possível trabalhar o processo de compra por meio do funil de vendas, uma estratégia que visa acompanhar cada passo do cliente rumo a obtenção de um produto e serviço, indo desde a descoberta até a finalização da compra.

Essa proposta de comunicação inicia-se no topo do funil, onde estão todos os leads de uma empresa, ou seja, as pessoas interessadas no que aquele negócio tem a oferecer, mas que ainda não estão prontas para fazer uma compra e iniciar uma relação.

Neste momento, deve haver uma produção de conteúdo própria para o público dessa fase, onde acontece a prospecção e a qualificação do cliente, do qual ele deve ser nutrido com informações de valor.

Em seguida, no meio do funil, estão aqueles clientes que já conhecem mais sobre os produtos e serviços de uma empresa, mas ainda não enxergam a necessidade de ter determinado produto em mãos naquele momento, como um notebook para escritório.

Neste caso, por meio de plataformas digitais, como redes sociais e o próprio site da empresa, inicia-se um tipo de comunicação mais urgente, explicando devidamente como aquele serviço funciona e o quanto ele é essencial.

Por fim, dentro do processo de compra, o cliente chega ao momento em que de fato entende sua necessidade e a importância de adquirir o produto da marca, precisando apenas saber o momento certo para entrar e concretizar a compra.

Ou seja, por meio da produção de conteúdo contínua durante todo esse processo, com materiais produzidos em diversas plataformas e meios de comunicação, o processo de compra que seria mais aberto, passa a ser amplamente acompanhado.

Educa o público sobre o mercado

Educar o público sobre o mercado nada mais é do que oferecer a informação necessária para que o consumidor entenda a real importância de um produto e serviço, e daí em diante resolve colocá-lo em sua realidade diária.

Por exemplo, uma nova clínica de emagrecimento está para lançar um novo plano alimentar para emagrecerdeve mostrar ao público por que aquele produto é essencial, dentre suas vantagens e custo-benefício, com o intuito de criar uma necessidade.

Em alguns casos, por meio da produção de conteúdo é possível criar a necessidade do público de adquirir não apenas um determinado produto, mas entender porque todo o mercado vale a pena, impulsionando as compras além dos muros da própria empresa.

Implementa a base de leads

Algo que ficou claro com o surgimento e a popularização da internet e das redes sociais é que uma empresa que não se mostra online é praticamente inexistente aos olhos de clientes.

Por isso, quanto mais existe a produção de conteúdo, seja por meio de flyer digital ou blog posts, mais consumidores ela irá atrair.

Falando em leads, que se trata dos potenciais clientes, sabem de sua necessidade mas ainda não estão 100% convencidos de que devem fechar o contrato de um produto ou serviço.

Esses são números que podem aumentar fortemente com o marketing de conteúdo.

Quanto mais se produzem materiais interessantes, que mexem com o sentimento do público e despertem interesse para a compra, mais essa lista de interessados em uma empresa irá aumentar, ampliando potencialmente as vendas da empresa.

Como colocar em prática o marketing de conteúdo?

Colocar em prática todo o processo de marketing de conteúdo não é nada difícil. Aliás, por meio de um passo a passo focado e estrito, fica fácil seguir o caminho certo em busca do conteúdo mais apropriado para o seu público.

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas abaixo:

1 – Conheça seu público

Primeiramente, entenda de fato quem é o seu público antes de iniciar uma produção de conteúdo.

Veja quais são as preferências daqueles consumidores, qual a linguagem que eles preferem, se banner informativo digital são adequados, além do horário em que entram nas redes e o que eles mais desejam comprar.

2 – Entenda cada canal e produto

Conhecer o canal onde você pode iniciar sua comunicação é essencial para guiar sua produção de conteúdo e todo o restante dentro do desenvolvimento da melhor comunicação. Isso faz parte ainda do entendimento do público certo.

3 – Planeje seus conteúdos

Não deixe de lado o planejamento dos conteúdos, que é uma forma de manter a produção por um bom tempo, lembrando sempre de que está construindo uma comunicação, que deve ter um propósito certo e um tempo hábil de veiculação para fazer efeito.

4 – Foque na automação

Dentro do marketing de conteúdo, é essencial pensar na automação como forma de melhorar a distribuição dos conteúdos para o público-alvo, a produtividade dentro das equipes de comunicação e na coleta de dados importantes, como relatórios.

5 – Produza conteúdos ricos

Não pense que os conteúdos a serem produzidos podem ser feitos de qualquer forma, sem o pleno desenvolvimento com base nas melhores informações. Procure sempre encontrar as melhores pautas para serem desenvolvidas, focando na constância de dados relevantes.

Conclusão

O marketing de conteúdo é uma ótima forma de iniciar a relação com seu público, ou dar continuidade a um relacionamento por meio de estratégias que traduzam a máxima proximidade e indução para compra possível, como em lojas de bateria para tratores.

Por meio da linguagem certa, dos canais adequados e de um bom planejamento de conteúdo focado naquilo que o consumidor mais quer receber da sua marca, fica mais fácil entender o seu mercado e fazer suas vendas dispararem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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