Você deseja atrair novos clientes? Então, esse blog post foi feito para você, pois vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre atração de clientes, muito utilizada por quem pratica o marketing de atração em suas estratégias de marketing digital.
É importante que você saiba que, para apostar nessa estratégia, você deverá conhecer muito bem o seu público uma vez que irá desenvolver toda sua comunicação e conteúdo para chamar a atenção dele. Ao meu ver, o conteúdo é, pois, um dos pontos mais importantes quando falamos em atração de clientes.
Afinal, o consumidor atual é conectado e costuma realizar pesquisas online antes de fechar negócio, por esse motivo você precisa estabelecer uma comunicação com ele baseada nos interesses dele. Para isso, existem diversas estratégias a serem usadas.
O que é marketing de atração?
O marketing de atração, também conhecido como Inbound Marketing, é uma estratégia de marketing digital que busca atrair clientes sem ser invasivo. Trata-se de um tipo de marketing persuasivo, ou seja, ele visa atrair o público certo, no momento correto, oferecendo um conteúdo relevante.
Dessa forma, a ideia principal dessa estratégia é que, ao invés de forçar a apresentação do seu produto ou serviço ao potencial cliente, você se comunique com ele utilizando campanhas e materiais ricos como iscas para atraí-lo fazendo com que o próprio cliente vá espontaneamente até você.
Trata-se então da realização de diversas ações para atrair e educar o potencial comprador guiando-o através de sua jornada de compra. É necessário um processo contínuo, desde o primeiro momento em que eles interagem com algum canal da empresa até adquirir o que você tem a oferecer.
Elementos que compõem o marketing de atração
O marketing de atração está dividido em quatro etapas conforme descrito abaixo. Contudo, nosso foco desse blog será a etapa da Atração:
- Atração
- Conversão
- Fechamento
- Encantamento
1. Atração
Quando se trata da utilização desse tipo de estratégia, é preciso que se desenvolva antes de tudo um bom planejamento, com objetivos e metas claras além dos indicadores que servirão de termômetro para mensurar o sucesso de suas ações.
Em seguida, o primeiro passo é atrair o público certo para o seu site. Para que isso aconteça, é necessário conhecer bem o seu público-alvo e a jornada de compra que ele percorre até chegar ao momento de decisão de compra.
Assim, você conseguirá ofertar um conteúdo relevante e útil bem como poderá mapear as palavras-chave mais usadas pelo seu público no momento em que ele tiver pesquisando nos buscadores, como o Google.
Os blogs são essenciais especialmente nessa etapa de atração, pois eles geralmente contém o conteúdo que está sendo buscado e ainda ajuda de algum modo o leitor. Esse é momento da jornada do cliente em que a pessoa descobre que tem um problema. E sutilmente, você o conduz para encontrar uma solução.
Além disso, outro ponto importantíssimo nessa etapa é o SEO Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca que, em síntese, é um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs e páginas na web cujo objetivo é alcançar bons rankings na busca orgânica e, assim, criar tráfego e autoridade e te ajudar a vender mais.
E, por fim, mas não menos importante, é a utilização de mídias sociais para complementar toda a estratégia de atração e fazer com que seu potencial cliente possa ser alcançado por você.
2. Conversão
O objetivo dessa etapa, é conseguir o contato daquele usuário que visitou o seu site ou blog, e transformá-lo em uma oportunidade para você (lead).
Esse contato pode ser um endereço de e-mail ou telefone, por exemplo. E você pode conseguir isso oferecendo recompensas (iscas) como e-books, é preciso oferecer materiais ricos, o quais eduquem a pessoa, ao mesmo tempo em que instigam sua curiosidade.
Para ofertar essas iscas, geralmente, são utilizados botões contendo um estímulo para ação, conhecido como CTA (Call to action) que levam o visitante para uma Landing Page (Página de Aterrissagem) na qual ele irá preencher um formulário com os dados de contato dele.
3. Fechamento
Nessa etapa, o lead já reconheceu qual problema possui, foi educado a respeito do assunto, e agora vai analisar e fazer comparações do produto, para então, decidir e finalizar sua compra. Gráficos comparativos, testes e consultas gratuitas são bem-vindos aqui!
4. Encantamento
Após a compra, o seu trabalho permanece, pois é a hora de encantar o cliente para que ele promova espontaneamente a sua marca. Pesquisas breves de satisfação, e-mails com dicas de como utilizar o produto e início de novos processos de atração devem fazer parte dessa etapa para que se firme um relacionamento duradouro e você consiga manter seu cliente sempre satisfeito.
Quais os principais benefícios?
Agora que você já entendeu um pouco sobre o que é o Marketing de atração, confira algumas das suas vantagens:
Construção de autoridade: O mundo digital oferece a possibilidade da sua empresa se tornar uma referência no mercado. Essa construção também está baseada no quanto a sua comunicação está atingindo essas pessoas e como você as influencia através de conteúdos que agregam e educam.
Colabora na melhoria do relacionamento: Ninguém gosta de propaganda invasiva, que não nos agrega valor e lota nossa caixa de e-mail, né? Não sufocar o consumidor é um bom mecanismo de venda. Dessa forma, com marketing de atração, você permite que o consumidor venha até você. Construindo um relacionamento mais próximo e humanizado.
Custo reduzido: Com essa estratégia, dá para avaliar resultados em tempo real e, caso necessário realizar modificações, a qualquer momento pode ser feito. Além disso, é mais barata e eficiente que as soluções tradicionais.
Aumento da visibilidade: Ao produzir um conteúdo de qualidade e personalizado, esse conteúdo pode chegar até os consumidores certos através dos hábitos que eles apresentam na internet. Já reparou que ao dar uma busca no Google, assuntos relacionados à sua busca começam a aparecer no seu feed de alguma rede social? Essa estratégia te ajudará ainda mais a se aproximar dos potenciais consumidores.
Como aplicar o marketing de atração?
Vamos começar a aplicar os primeiros passos para atrair mais clientes? Confira abaixo que você precisa fazer para implementar esse método nos seu negócio.
- Defina sua persona
- Mapeie a Jornada de Compra da sua persona
- Elabore seu Planejamento formal
- Costrua seu plano cronograma de conteúdo baseado na persona e sua jornada
- Aplique as estratégias de SEO
- Invista no poder do seu Blog
- Aposte da Automação de Marketing
- Invista em Anúncios no Google e outras plataformas de mídias digitais
- Analise suas ações
Para finalizar nunca se esqueça que o centro de todas as suas ações precisa ser o seu cliente, pois quando você faz isso, então, ele passa a enxergar o valor na sua marca e você conseguirá fidelizá-lo.
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