Muito se fala sobre os benefícios do marketing de conteúdo, mas quais são eles? Nesse texto, você vai descobrir algumas dessas vantagens de se empregar essa estratégia. Acompanhe!
Segundo dados da edição 2018 da Content Trends, uma das maiores pesquisas sobre marketing digital do país, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve. Se todas essas pessoas estão aplicando, é por saber que existe um retorno dessa metodologia.
Essas empresas estão apostando na criação de conteúdos e alimentação de seus blogs (bem além de só fazer redes sociais!)
Bom, as razões são várias e podem ser muito interessantes para o seu negócio. Então, separamos 8 benefícios para você entender a importâcia do conteúdo para seu negócio:
1) Aumenta o tráfego do seu site
Sempre que um problema aparece, a maioria das pessoas recorre ao Google para resolver! Não é verdade?
Pelo menos é isso que uma pesquisa da Content Trends em 2018 revelou ao apresentar dados que demonstram que cerca de 86,7% das pessoas com acesso a internet utilizam o Google para se informar. Essa é uma grande oportunidade para ser encontrado pelos seus clientes quando você pode ser a solução que eles procuram!
Quando você desenvolve conteúdos relevantes e alinhados aos desejos da sua persona, é mais provável que o seu blog receba mais visualizações. Isso porque o Google “recompensa” sites que produzem mais conteúdo e os posiciona melhor nas páginas do buscador.
Desse forma, se você quer aumentar as visitas no seu site o caminho mais “fácil” é produzir conteúdo relevante no blog do seu site.
2) Gera brand awareness
Brand Awareness é o nome que usamos para “reconhecimento de marca”, a inserção que a sua empresa tem no pensamento do seu cliente quando ele precisa de algo que você poderia oferecer. Quanto mais assunto e conteúdo você gerar sobre o seu produto, os problemas que ele resolve e temas relacionados, certamente será mais provável que as pessoas se sintam mais familiarizadas com a sua empresa, e por tanto, queiram fazer negócios com você!
Se ele te conhece e lê o seu blog, por qual razão iria procurar outro lugar quando precisar do seu serviço? Esteja preparado para isso.
3) Engaja e cativa!
Todo mundo gosta de se sentir atendido e de se relacionar. Humanos são seres altamente emocionais e faz parte de nós o gosto pela interação e sociabilidade. Quando sua marca se dispõe a construir relacionamento com o seu público e entende suas necessidades, sua audiência explode!
Ao passo que você produzir mais conteúdos cada vez mais alinhados pelas necessidades e desejos que você nota no seu público (Isso é parte do seu planejamento!), você irá perceber que o engajamento com mais pessoas será frequente. Isso abre espaço para que as pessoas se afeiçoam ao seu conteúdo, e quem gosta do que você tem a oferecer vai te divulgar (Até mesmo defender, se você precisar.)
Esse comportamento é observado no marketing de relacionamento de grandes empresas mundo a fora. Netflix e o Ifood são marcas que sabem cativar e por isso, arrastam multidões de “fãs” de suas comunicações.
4) Educa o seu mercado
É comum que talvez as pessoas com quem você quer fazer negócios nem mesmo saibam que precisam dos seus serviços ou produtos. E na verdade, educá-los é o seu papel!
Questões como:
- Modo de uso
- Para que ele serve
- Como ele pode ajudar
Assim, produzir conteúdo que instrui e soluciona as dúvidas do seu clientes é o melhor caminho para ensinar tudo o que eles precisam saber antes de tomar a decisão de compra. Deixar tudo bem claro e ao alcance é uma forma de conquistar confiança e aumentar a satisfação dos seus clientes, já que eles saberão de tudo o que é preciso.
5) Impulsiona a geração de leads
Para que as vendas ocorram, é necessário que os visitantes do seu site se convertam em leads, que são oportunidades que deixaram o contato para você se comunicar com elas e que poderão comprar o que você oferta em algum momento futuro.
Geralmente, esses leads chegam por meio do preenchimento de formulários de contato que o interassado no conteúdo rico produzido preencheu para receber esse material. O Marketing de Conteúdo oferece uma estratégia sólida quando você linka artigos dentro do seu site.
Essa é uma estratégia que, a longo prazo, oferece muito retorno quando você está constantemente alimentando o seu site com novos materiais ricos e úteis para o seu público.
6) Gera Vendas
Nós sabemos que o maior objetivo de se investir em marketing é obviamente: vendas!
Por isso, preparar os seus leads para a tomada de decisão através da produção de materiais é uma das estratégias do marketing de conteúdo para aumentar as suas vendas.
7) Aumenta o lifetime-value
Já pensou em quanto o seu cliente gasta em média com o seu serviço e durante o tempo que permanece como seu cliente? Esse valor é Lifetime-value (LTV).
Você, como todo empresário, já deve saber que é mais barato vender de novo para um cliente antigo do que trazer um novo cliente. É aqui que entra as estratégias de Marketing de conteúdo.
Desse modo, investir em ações de pós-venda (oferecer condições exclusivas, newsletters exclusivas, liberar novos serviços/produtos novos para clientes antigos é uma ótima forma de estabelecer o relacionamento e consequentemente, ganhar mais dinheiro.
8) Reduz o Custo de Aquisição de Clientes – CAC
Você já ouviu falar de CAC? Essa é uma sigla para “Custo de Aquisição de Clientes”, é é uma das métricas mais importantes para o sucesso da sua estratégia de Marketing Digital. Ela é o indicador que aponta o valor que você investe nas áreas de Marketing e Vendas para conseguir um novo cliente.
O objetivo de qualquer empresa é garantir lucro. Logo, reduzir o custo de aquisição é muito interessante para atingir essa meta. O Marketing de conteúdo tem a função de reduzir o CAC ao fornecer informações que solucionam problemas do cliente antes da compra e economiza o tempo do seu time de vendas.
Além disso, oferece um reforço valioso como material de apoio para eles.
Então, treine sua equipe para potencializar a força de conversão de suas leads e construa autoridade no mercado.
Pois, se seu time conhece o material produzido, ele vai saber indicar o que o cliente precisa no momento certo.
E aí? Já deu pra ver que o marketing de conteúdo pode contribuir bastante nas suas estratégias, não é mesmo? Se você gostou deste material, saiba que você pode receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail e em primeira mão! Assine agora a nossa newsletter.