Apesar do aparecimento de concorrentes de peso nos últimos anos, o Instagram em 2021 continua se mantendo no topo das redes sociais mais vantajosas para usuários e empresas no geral, apontando muitos dos principais rumos da comunicação na web para os próximos anos.
Isso faz com que a rede social seja, sem dúvidas, uma das melhores para se apostar em 2021, visto que poderá agregar muito mais para empresas que tem foco no engajamento.
Como é o caso de uma loja de bexiga em evento pequeno, que pode fazer uma plena movimentação nas suas redes e conseguir cada vez mais clientes, entendendo ainda as melhores formas para aumentar a repercussão de seus conteúdos dentro da plataforma.
Entender de fato como utilizar o Instagram da melhor maneira, sabendo como seus algoritmos funcionam, será a base de uma exemplar comunicação empresarial.
Sobre isso, vamos aprender neste artigo como realmente investir no Instagram neste ano, pontuando por que a plataforma tem sido a melhor opção do mercado e como você pode, ainda, ampliar o engajamento da sua assistência técnica de lavadora industrial.
Formas de investir no Instagram em 2021
Podemos dizer que o Instagram é uma das redes sociais que mais utilizou bem suas atualizações para permanecer em evidência durante e após as contínuas transformações sociais, que coincidem com as tecnológicas, como a popularização dos aparelhos celulares.
O principal foco da plataforma, que fica sempre como prioridade para seus criadores e desenvolvedores, é o fato de sempre estarem sendo feitas atualizações de crescimento.
Grande parte dessas modificações são influenciadas pela observação dos usuários nas plataformas, principalmente com o impulsionamento de ferramentas que a rede social ou outras concorrentes tornam disponíveis, como é o caso dos vídeos dublados, por exemplo.
Como resultado de toda essa transformação contínua, que mais podemos chamar de atualização, o Instagram veio permanecendo e criando um lugar de importância na web.
Isso faz com que as empresas que querem apostar em uma comunicação com seu público tendam a se integrar à rede social, e principalmente, saber investir corretamente nessa plataforma, para assim ser capaz de aproveitar os benefícios que ela pode trazer.
A seguir, vamos entender algumas formas de investir no Instagram em 2021:
Defina bem seus objetivos dentro da rede
Uma das principais dicas para quem está começando no Instagram é evidenciar o objetivo. Por exemplo, se você trabalha com construção de condomínios e tem como foco conseguir clientes, crie estratégias e trace metas baseadas exatamente nesse propósito.
Pode não parecer a olho nu, mas cada tipo de atuação de marcas no Instagram, com propósitos diferentes, tendem a direcionar um tipo de produção de conteúdo distinta.
Mas, além disso, esse caminho a ser feito tem potencial para ser melhor utilizado dentro do seu objetivo, o que é diferente quando um planejamento de outra empresa, com outro viés, é utilizado pela sua sem nenhuma atualização ou incorporação de identidade própria.
Entenda bem o funcionamento do algoritmo
A base de quem trabalha ou quer trabalhar com o Instagram é o entendimento de seu algoritmo, que nada mais é do que o instrumento que entrega conteúdo aos usuários.
Esse item tecnológico é o responsável em entender o que mais alguém curte nas redes, e como é possível entregar mais sobre esse tipo de conteúdo para a pessoa, além de, claro, saber mais sobre como é a sua relação com usuários e marcas dentro da internet.
Acontece que esse é um fator altamente mutável, e trabalhar com a divulgação da sua marca e investir em ação de marketing promocional pode demandar conhecimento dela.
Foque sempre no compartilhamento
Ainda dentro do assunto voltado ao algoritmo, uma das questões básicas que você precisa saber ao apostar no Instagram neste ano é lidar com o compartilhamento, impulsionando-o através da sua comunicação com usuários dentro do feed.
Isso porque compartilhar é mais do que necessário para que a relação entre um perfil no Instagram e um usuário seja ainda mais trabalhada, gerando mais resultados a ambos.
Por isso é tão importante criar conteúdos interessantes, como por exemplo, sobre cirurgia dentaria estética, para que possam ser compartilhados e suas criações cada vez mais entregues àquelas pessoas que seguem ou não seu perfil.
Crie uma rotina de interação com o público
A interação também faz parte da construção de uma conexão baseada no incentivo da movimentação dos algoritmos, porque assim como o compartilhamento, ela também mostra que é a sua marca que o usuário acha relevante e gosta de se relacionar.
Desse modo, uma boa dica para o ano de 2021 é que você se torne uma marca cada vez mais conectada com os seus usuários, dando toda a atenção quando eles interagem.
Além de formar uma ligação muito mais real e embasada em interesse dos dois lados, é também uma chance para que sua empresa de entrega de documentos com moto possa conhecer melhor seu público e criar caminhos para a fidelização de alguns deles.
Pense em entregar diversão e entretenimento
O Instagram hoje tem como principal foco a diversão, sendo de fato um espaço para amplo entretenimento e aproveitamento dos usuários, sempre se relacionando a algo prazeroso.
Prova disso são as constantes brigas entre essa plataforma e o concorrente para prevalecerem como as principais do público quando o assunto é divertimento, algo que incentiva empresas e pessoas a entrarem no jogo e mudarem comportamentos na rede.
Por isso, a principal dica para você que é pintor comercial e está começando na rede é sempre focar na criação do que possa chamar a atenção e ser de fato interessante em um sentido cômico, ou até mesmo informativo, mais focado no entretenimento.
Por que é tão vantajoso apostar na rede social?
Como vimos acima, nas principais dicas de criar conteúdos para o Instagram para o ano de 2021, prevalecem as oportunidades que são baseadas nas características da própria rede social.
Mas, por que será que é tão vantajoso assim produzir para o Instagram? Como você já sabe, essa é a rede social que mais tem focado nas principais mudanças das interações sociais, seja por meios tecnológicos ou pela observação de públicos separadamente.
Com a plataforma, temos hoje a maior concentração daquilo que pode simbolizar uma geração ou até mesmo a sociedade de hoje, que apresenta gosto para:
- Notícias;
- Combate à desinformação;
- Entretenimento musical;
- Desafios de danças;
- Dublagens e esquetes cômicas.
Além disso, outro principal ponto que trouxe um grande benefício às empresas é a preocupação do Instagram em incentivar as compras online, o que trouxe maior facilidade para que uma empresa de banner com foto conseguisse vender direto pela rede social.
Atualmente, muito mais pessoas estão adeptas às compras online, principalmente quando podem ser feitas com maior facilidade.
Desde 2020, com o impulsionamento do trabalho no modelo home office, esse desejo está mais atrelado à sociedade e direcionado por ferramentas no próprio Instagram.
Dicas para melhorar o seu engajamento
Agora que você já entendeu melhor as facilidade de investir no Instagram ao longo de 2021, comece já a aplicar algumas técnicas essenciais, que quaisquer produtores de conteúdo devem saber para tirar proveito e aumentar o seu engajamento com o público ao máximo.
1 – Use as hashtags certas
As hashtags são os melhores artifícios para entregar os conteúdos certos para pessoas que de fato querem, por isso, nunca se esqueça de vincular seus conteúdos às palavras-chave precedidas do famoso jogo da velha “#”.
2 – Foque na construção de uma boa biografia
Uma boa biografia (ou Bio) no Instagram pode ser essencial, tal como a primeira impressão é sempre a mais importante. Sempre coloque o essencial, informando por completo.
3 – Considere postar com frequência
Postar com frequência potencializa as chances dos conteúdos serem vistos pelo seu público, mas, ainda mais: provoca um reconhecimento quase que imediato para que seu usuário possa acompanhar seus conteúdos.
Para isso, nada melhor do que fazer um bom planejamento, como um calendário de publicações bem como utilizar os formatos que mais entregam como reels e igtv.
4 – Faça lives com participações surpresas
Por fim, nada melhor do que utilizar bem a ferramenta de lives, que vem se mostrando uma das melhores escolhas dos últimos anos em relação a conteúdos exclusivos. Para aprimorar ainda mais, convide pessoas de última hora para provocar surpresa.
Considerações finais
Sem sombra de dúvidas, o Instagram em 2021 tem sido considerado o melhor canal para que sua empresa possa de fato trabalhar a comunicação com o público, mas além disso, vem sendo cada vez mais um espaço de compartilhamento e crescimento mútuo de usuários e marcas.
Portanto, nada melhor do que surfar nessa onda e tirar proveito do máximo que você puder, sempre estando de olho nas principais atualizações da plataforma e do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.