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4 formas de combinar Outbound e Inbound Marketing

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4 formas de combinar Outbound e Inbound Marketing
Agência Gentileza
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29 de março de 2022

As formas de relacionamento mudaram ao longo do tempo, incluindo a relação entre empresas. Se antes os recursos para anunciar negócios eram poucos, hoje contamos com estratégias como as de Outbound e Inbound Marketing para se aproximar dos clientes, vejamos neste blog 4 formas de combinar o Outbound e Inbound Marketing.

Antes mesmo de buscar entender o que são tais estratégias, onde e como aplicá-las, o entendimento do conceito marketing precisa ser compreendido.

Chamamos de marketing as ações cujo objetivo final é atrair atenção de clientes, com a divulgação de produtos ou serviços. O conceito refere-se aos posicionamentos de marcas nos mais variados veículos de comunicação.

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O marketing pode ser visto como braço direito do mercado e a maneira de expressar posicionamentos, desde que sejam vistos pelo público. Afinal, não seria correto resumir o marketing somente às relações empresariais.

Com os avanços nos estudos e a popularização deste conceito, as ações de promoção passaram a se estender no comportamento de outros atores da sociedade. Por essa razão, podemos ver a ação do marketing inclusive nas relações entre países.

O marketing entre países pode ser chamado de defesa de interesses, e algo que melhor expressa esse cenário são as declarações de figuras políticas em convenções internacionais abertas ao público.

Constantemente, as questões ambientais são foco de muitos países, e aproveitando esse cenário acontece a defesa de interesses. Com um simples posicionamento esperado pelo povo ao receber a divulgação de laudos ambientais, as autoridades fazem seu marketing.

Sem dúvidas, essa pluralidade atingida pelo marketing atualmente possibilita a adoção de estratégias assertivas que podem ser personalizadas em conformidade com a realidade de cada parte interessada.

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Isto é, as estratégias podem ser personalizadas e aplicadas nos negócios familiares em cidades afastadas ou então aplicadas nas grandes empresas, encabeçadas por líderes treinados em uma sala de reunião moderna.

Esse é o principal diferencial que o conceito carrega, a sua adaptabilidade proporciona a existência de estratégias e ferramentas para todos os gostos e tamanhos.

Entenda a diferença entre Inbound e Outbound

O Inbound e Outbound Marketing tratam-se de estratégias diferentes, mas que podem se tornar complementares e trazer resultados realmente efetivos quando aplicadas corretamente.

O que é Inbound Marketing?

Também conhecido como Marketing de Atração, se entende por Inbound Marketing, estratégias que trabalham com a entrega de conteúdo ao público de maneira indireta, a fim de despertar seu interesse na compra de um produto ou na contratação de um serviço.

Ou seja, essa metodologia busca obter a atenção dos clientes de modo que eles procurem a empresa, e não o contrário.

Não é novidade também que a era digital veio para mudar o mercado e isso refletiu inclusive no marketing.

Quando nos referimos ao marketing digital, as pessoas tendem resumir a tão somente ao engajamento nas redes sociais através de conteúdos. Embora essas etapas sejam importantes, não são únicas em uma estratégia assertiva.

As estratégias assertivas servem para facilitar o cotidiano dos profissionais trazendo maior qualidade para as empresas na construção de relação com seus clientes.

Considerando que um empreendedor deseja checar a segurança de seu veículo antes de fazer uma viagem, por isso, tem buscado na internet por oficinas que prestam o serviço de revisão automotiva completa.

Ao usar ferramentas de pesquisa, esse empreendedor se depara com um site informativo que contém os mais variados conteúdos acerca de manutenção de carros. Sem dúvidas, essa é uma estratégia de Inbound Marketing.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing, por sua vez, é uma estratégia mais direta, onde a forma de comunicação com o público, apesar de ter o objetivo de viabilizar a venda, se apresenta educando o modelo de compra do que entregar informação.

Seguindo o exemplo do tópico anterior, ao continuar sua busca por um prestador de serviços, este empreendedor notou que além dos conteúdos, o site contava com o direcionamento para o atendimento junto a uma equipe comercial daquela empresa.

Desse modo, o mesmo optou por deixar seus contatos e agendou uma breve reunião com a equipe comercial, analisou a proposta, alinhou seu orçamento e decidiu fechar com aquele fornecedor a manutenção de amortecedor de ônibus para a sua viagem já planejada.

Com o cenário exposto, é possível entender que embora funcionem em frentes distintas, as estratégias podem ser trabalhadas de forma combinada, com o intuito de atingir os mesmos resultados: conversão em vendas.

Combinando as estratégias para obter sucesso

Se por um lado sabemos que as estratégias devem considerar as particularidades da empresa, também é necessário compreender que a flexibilidade do marketing digital pode contribuir em diferentes cenários.

Sabendo que o intuito do marketing é atrair atenção de clientes a fim da geração de negócios, como aponta seu próprio conceito, por que não combinar as diferentes estratégias para se obter um resultado melhor?

A combinação das estratégias, quando bem organizadas, podem potencializar os negócios. Essa organização deve considerar os seguintes pontos:

  1. Ter o escopo de atuação definido;
  2. Respeitar a jornada do cliente;
  3. Dar espaço para que as equipes trabalhem em conjunto;
  4. Ser voltada para resultados.

Uma boa maneira de combinar as duas frentes do marketing é integrá-las no mesmo ciclo de vendas.

Como exemplo, podemos considerar um e-commerce com foco em produtos de decoração para o lar que deseja aumentar ainda mais a venda de persiana romana cascata, produto que teve uma alta significativa de venda nos últimos dois meses.

Considerando seu público-alvo, a ferramenta principal a ser utilizada foi Inbound, com artigo em blog dedicado para ressaltar sua relevância na decoração do lar e como adaptar a decoração ideal para diferentes ambientes.

Ainda no blog, este e-commerce fez um direcionamento para sua própria loja online destacando que o produto em questão estava com promoções para aqueles que fizessem seu cadastro e assinassem o newsletter.

No entanto, a partir desta ação, foram criadas listas de potenciais clientes e entregues ao departamento comercial, para que possam converter os acessos ao blog em vendas de fato. Essa foi uma maneira de incluir as ferramentas dentro do ciclo.

Por sua vez, uma prestadora de serviços de limpeza de sofás identificou que seu público não tinha tanto conhecimento dos benefícios em realizar a manutenção constante de estofados e como isso pode impactar a qualidade de vida e a durabilidade do móvel.

Através das redes sociais, foram programados diversos conteúdos, e para ter maior alcance a organização contou com parcerias de influenciadores digitais para a divulgação de seus serviços.

Durante a ação de parceria, foi informado que os 10 primeiros potenciais clientes que entrassem em contato via WhatsApp receberiam um desconto de x% ao assinar um pacote semestral de serviço de limpeza.

É possível notar que as ferramentas neste caso foram complementares, primeiro foi utilizado o Inbound Marketing para reter atenção e qualificar bons clientes, por último foram feitas abordagens mais diretas para a geração de negócios.

Por que apostar nessa combinação?

O investimento na estratégia correta deve levar em consideração o contexto o qual a empresa está inserida, analisando aspectos como segmento, tamanho, orçamento e com o entendimento do comportamento do público-alvo.

Essa análise é indispensável para que as perdas sejam minimizadas. A estratégia de Inbound pode ser aplicada em vendas mais rápidas como no varejo, tendo maior recomendação para o público presente na internet.

Assim, um fabricante de churrasqueira gourmet de parede decidiu investir na criação de conteúdo na web para melhorar sua abrangência em uma nova região do país, sabendo que seus principais clientes estão presentes na internet.

Para isso, além da criação de blog, foram criados anúncios nas redes sociais para atrair a atenção de seus potenciais clientes. Como complemento de estratégia, foi criada uma central de atendimento online para suprir os contatos dos novos clientes.

A solução adotada pela fabricante surtiu efeitos positivos, afinal, primeiro sua apresentação ao público foi no intuito de trazer conteúdo atrelado aos produtos em seu portfólio, dando maior abertura se comparado a um primeiro contato mais direto.

Um fornecedor de soluções empresariais, por sua vez, notou que suas vendas são mais complexas, isso porque lida com um nicho específico com a distribuição de produtos químicos, cujo público é composto somente por outras empresas (B2B).

Para alavancar as vendas de gás argônio, que é o carro-chefe de sua empresa, a equipe de planejamento comercial definiu que seria importante investir na implementação de uma ferramenta CRM.

A ferramenta automatiza a captação de potenciais clientes contando com nome, descrição de cargos e e-mails corporativos de seus clientes em potencial. Ou seja, é uma estratégia Outbound.

Analisando ambos os cenários, é possível notar que as estratégias foram personalizadas de acordo com a realidade das respectivas empresas, considerando o melhor caminho para engajar com seu público-alvo.

Determinados negócios necessitam dar foco para o Outbound Marketing pois se tratam de vendas consultivas e alto impacto, o que demanda mais trabalho das equipes comerciais nos processos de prospecção.

Enquanto outros negócios precisam do apoio do Inbound Marketing com foco em conteúdos para atrair a atenção de seu público e, de certo modo, trazer informações atreladas com seus produtos e serviços.

Por isso é indispensável uma breve análise de estrutura e metas de uma empresa ao definir a estratégia correta, garantindo que os aspectos estejam em conformidade.

 

Considerações finais

Com isso, compreendemos que a flexibilidade do marketing torna as ferramentas ainda mais acessíveis para as empresas, para o público e para o orçamento.

Com a facilidade do marketing digital, é possível trabalhar com ambas as ferramentas de forma organizada em um fluxo de vendas e ter resultados satisfatórios.

Sendo assim, uma análise de cenário em conformidade com os objetivos a serem alcançados pela empresa deve ser realizada, para definir o escopo atendido por cada ferramenta e assim potencializar os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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agenciagentileza.com.br

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