Leads são algo que toda empresa deve possuir para que possa funcionar e se destacar dentro do mercado.
Considerado uma peça importante dentro do marketing digital, o lead é o consumidor que acabou demonstrando algum interesse, mesmo que mínimo, pelo produto ou pelo serviço quando entrou no site da empresa.
Esse princípio é importante para as empresas porque demonstra que, houve um interesse e com isso, as estratégias envolvendo camisa de malha, por exemplo, acabam sendo voltadas para que possam concluir esse início de demonstração de desejo.
Podendo ter utilizado mais de um canal da empresa, o lead acaba ficando sob os cuidados da equipe de marketing para nutri-lo e conduzi-lo pelo funil de vendas, transformando o que anteriormente era apenas uma curiosidade, em uma concretização de compra.
As estratégias que podem ser utilizadas para alcançar esse objetivo podem variar de empresa para empresa, embora muitas delas utilizam o marketing de conteúdo para atrair mais facilmente, junto a técnicas como o SEO.
Essas técnicas, além de fazer com que os leads possam desenvolver um interesse genuíno, ainda sim acabam sendo um meio para que a empresa também alcance um destaque dentro do segmento que atua, bem como também na internet.
Pela evolução do mercado e da tecnologia nos últimos anos, que permitiu transformações em setores como um robô auxiliar de logística, a geração de leads acabou saindo de formatos tradicionais e utilizando cada vez mais os recursos que foram sendo descobertos.
Como se gera os leads?
Podendo ocorrer de diferentes modos de acordo com o objetivo da empresa, bem como o seu nicho, a geração de leads acontece através de ferramentas e métodos usados no departamento de marketing digital, podendo ser alguns deles:
- Blogs;
- Landing pages;
- Call to action e conteúdos interativos;
- Formulários;
- E-mail marketing;
- Mídia paga;
- Mídias sociais;
- Colaboração no marketing.
Os blogs são plataformas bastante usadas quando se trata de marketing de conteúdo, porque através dele, uma empresa pode falar sobre como usar um brinde chaveiro personalizado em objetos do dia a dia, por exemplo.
Por permitir uma criação do conteúdo que desejar, bem como a personalização da página, os blogs ainda são populares quando se trata de converter leads porque por meio deles, pode-se saber o quanto o usuário foi conduzido indiretamente pelo funil de vendas.
Os blogs também são páginas fáceis de serem achadas quando se busca algo em uma plataforma que tem essa função, porque em seus conteúdos, a prática de SEO para otimizar os motores de busca são bastante utilizadas.
Uma landing page é o que o usuário encontra quando se clica no anúncio, e dentro destas páginas acabam exercendo alguma ação que contribui com a geração de leads, seja através de botões de Call-To-Action (chamada para ação), ou em conteúdos interativos.
Que acaba sendo um meio para se coletar dados, até mesmo uma pesquisa por formulários pode contribuir porque irá ter um preenchimento de e-mail, telefone ou o que estiver dentro do que a empresa planeja conquistar com a coleta de dados.
Esses formulários podem derivar estratégias como o e-mail marketing, que devem ser feitos com atenção para acabar não virando spam e assim, afastando o consumidor ao invés de nutri-lo com o assunto sobre portaria eletrônica condomínio, por exemplo.
As mensagens para este modelo de geração devem ser feitas somente com a autorização do usuário quando ele preencheu o formulário, esta por sua vez, deve estar bastante explícita que será utilizado para enviar novidades ou o que a empresa fizer de conteúdo.
As publicidades são um ótimo meio para se gerar os leads, incluindo as mídias pagas que tem o objetivo de segmentar ainda de forma mais específica para aqueles que realmente se encaixam no projeto de salão comercial.
Essas mídias podem acabar aparecendo em redes sociais, um ambiente online também bastante utilizado para conquistar leads.
Contudo, é preciso distinguir do que são apenas seguidores das páginas e os que são potenciais leads.
Quando se trata de apenas usuários que curtem o conteúdo e fazem alguns comentários, estes acabam sendo classificados somente como seguidores, mas se esses seguidores acabam estreitando os laços ao iniciar uma conversa privada, são considerados leads.
Por exemplo, uma empresa que fabrica mousepad ergonômico postar conteúdos nas redes e alguns usuários entrarem em contato, acaba sendo uma geração de lead ainda de uma forma principiante, o que dá ao time de marketing a função de nutrir esse usuário.
Com as redes sociais, também é possível fazer a segmentação que deseja e com isso, acabar direcionando ainda mais o funil de vendas para aqueles usuário que possuem grandes chances de se transformar em consumidores.
Fechar parcerias também pode ser um contribuinte para que se tenha uma geração de leads, porque o co-marketing acaba aumentando um alcance e com isso, uma audiência ainda maior pode descobrir a empresa.
Porém, essas parcerias devem ter um acordo estabelecido de responsabilidades e até mesmo limites entre as empresas, podendo até mesmo haver documentos para que os conflitos sejam evitados.
Podendo dividir as funções, o co-marketing é uma forma de unir relacionamentos empresariais e assim, fortalecer ainda mais o negócio.
Dicas envolvendo a geração e nutrição de leads
Quando se está iniciando um negócio de agasalho de frio, é importante que se busque meios para saber como gerar leads que futuramente possam se transformar em consumidores mais fidelizados.
01. Definir intervalos entre publicações
Tratando-se de estratégias que envolvam o marketing de conteúdo para se conseguir leads, é importante que haja um intervalo entre as publicações para se saber quem está, ou não, sendo nutrido e conduzido pelo funil de vendas.
Esse intervalo pode contribuir para despertar os interesses dos usuários, que podem explorar outras partes de um blog, por exemplo, para ter seu desejo do serviço ou produto ainda mais despertados.
02. Usar mais de um meio para gerar leads
Quando se está gerando leads, é importante que o foco não se concentre em um único local porque isso acaba delimitando encontrar outros possíveis consumidores em outras redes ou de outras maneiras.
E ao se utilizar mais de um meio, é importante que haja uma análise de todos esses lugares para que saiba como está sendo a conversão por meio deles.
Assim, acaba sendo possível o que está dando certo ou errado dando a oportunidade de fazer ajustes como um cinto de segurança do fusca, por exemplo, que ao ser identificado os erros podem ser corrigidos.
03. Há divergências entre visitante, assinante e lead
Antes de considerar um usuário como um lead, é importante saber se ele está sendo somente um visitante ou então, um assinante.
Os visitantes são os que estão mais longe de demonstrar interesse no produto ou serviço, e até mesmo na empresa, podendo apenas estar olhando sem de fato exercer alguma ação em qualquer canal que o empreendimento tiver.
Já um assinante, é aquele que começa a demonstrar algum interesse nos conteúdos, ainda que de uma forma branda e sem grandes compromissos em relação a fechar alguma venda, podendo ser caracterizados às vezes na fase da curiosidade.
Contudo, quando esse assinante começa a consumir ainda mais informações sobre o produto e o serviço, a equipe de marketing da empresa pode notar esse interesse e por meio dele, começar a transformá-lo em um futuro lead.
Conduzindo-o indiretamente e sempre estando presente nas etapas do funil de vendas, essa condução acaba gerando muitas vezes a venda e até mesmo, um relacionamento entre empresa e consumidor que pode levar a outras vendas futuras.
E quando não ocorre, é porque o consumidor não quer comprar naquele momento devido a algum motivo pessoal ou a falta de interesse naquele momento, podendo assim, nutri-lo para que a venda ocorra em um futuro não muito distante, sem dispensá-lo totalmente.
Considerações finais
Sendo assim, os leads são uma parte fundamental da empresa, principalmente, quando se está começando ou planejando se estabilizar dentro do mercado em que se atua.
Com o auxílio da tecnologia, a geração de leads se torna ainda mais fácil de ser feita e analisada através de redes sociais, landing pages, formulários ou de outros meios que a empresa possa utilizar para captar dados e segmentar.
Uma boa coleta de dados para converter leads pode ser feita também por meio de parcerias que, acabam se consolidando no mercado e podendo ampliar ainda mais o alcance dos consumidores ideais para o negócio.
A geração de leads deve ser feita com bastante planejamento e acompanhamento, porque ao nutrir durante todo o funil de vendas da maneira correta, é mais fácil que o ato final da venda ocorra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.