Para quem ainda não conhece, webinar trata-se de conteúdos e produções em vídeo, similares a seminários.
Eles podem ser gravados ou ao vivo, o que permite uma maior interação com sua audiência por meio de perguntas no chat.
Existem hoje diversas plataformas especializadas neste tipo de conteúdo, o que facilita a produção de quem está consumindo os webinars.
Essas plataformas possuem todas as ferramentas para que você consiga realizar seu seminário com tranquilidade.
Ao apresentar conteúdo sobre elevador para projetor de teto, você consegue um alcance muito maior.
Esse formato é muito eficiente e tem sido cada vez mais usado para a geração de leads, uma vez que atraem o interesse do público em conhecer mais sobre um determinado assunto, que provavelmente você domina.
Hoje em dia, a maioria das pessoas já participou de alguma apresentação nesse modelo. É uma ótima forma de apresentar seu conteúdo, ainda mais do que e-books personalizados. Isso porque o conteúdo em vídeo é de muito mais fácil absorção.
Os clientes e consumidores de hoje em dia tem um perfil diferenciado, muito mais voltado para a velocidade. Quanto mais rápido for o processo de absorver o conteúdo apresentado, melhor.
Dessa forma, você acaba conquistando um espaço maior no mercado, possibilitando mais interações e uma oportunidade mais próxima de converter novos leads e clientes.
O webinar é interessante, principalmente, pelo seu potencial de transformar você em uma referência no mercado.
Quanto mais vezes você apresentar o seminário, e mais qualidade tiver seu conteúdo, logo as pessoas começarão a considerar você uma autoridade.
Assim, logo você será uma referência em quadro de distribuição bifásico, se esse for seu nicho.
Isso acaba trazendo muito mais prestígio para a marca, garantindo assim que ela se estabeleça de forma mais adequada no mercado.
Além disso, esse tipo de conteúdo é muito versátil, uma vez que você pode explorar diversas mídias com a gravação de seu webinar, como:
- Podcasts;
- Publicações em sites e blogs;
- Infográficos;
- Ebooks.
As possibilidades são limitadas basicamente pela sua vontade de explorar seu conteúdo e fazê-lo alcançar novas pessoas e oportunidades de negócio.
Como utilizar esta ferramenta?
Para conseguir se comunicar corretamente com seu público e explorar todo o potencial de negócios que o webinar tem para oferecer, é preciso compreender como ele pode ser inserido em suas estratégias de marketing.
O primeiro passo a realizar é fazer um planejamento minucioso. Isso porque o webinar é, em resumo, uma aula.
É importante que você saiba sobre o assunto que será falado e tenha propriedade em suas informações, para conseguir fazer o público se interessar.
Um webinar raso e com uma pessoa que tenha poucas respostas pode acabar passando uma impressão de amadorismo e gerar uma publicidade negativa para a empresa.
Por outro lado, falar sobre um assunto que você entende muito acaba sendo bastante proveitoso.
Ao falar sobre a utilização na moda de uma pasta com bolsa interna, você acaba se mostrando uma autoridade no assunto.
Isso porque sempre que um cliente pensar no assunto abordado no webinar, o primeiro pensamento será procurar você e a empresa em que trabalha.
A referência acabará ficando marcada, garantindo um relacionamento muito mais próximo e duradouro.
Uma das maiores vantagens, especialmente em webinars ao vivo, é a proximidade com o público. Você poderá interagir diretamente com seus leads, incentivando-os, explicando como funciona o seu produto ou serviço e incentivando-os a comprar.
Ele além de passar conteúdo e informação, torna-se então uma excelente estratégia de vendas para sua empresa.
As possibilidades aumentam muito, sobretudo porque nele você consegue vincular a ideia de seu produto ou serviço com a solução que o público precisa.
Dessa forma, você acabará conseguindo vender com muito mais facilidade o seu serviço de plotagem de projetos.
Além disso, o webinar é uma excelente forma de melhorar a imagem de sua empresa.
Se o seminário é realizado com qualidade e profissionalismo, esse resultado acaba sendo transmitido para a marca, que acaba gerando mais confiança aos olhos do consumidor.
Ao oferecer um ebook, descontos ou outros produtos de engajamento ao final de um webinar, você consegue ainda captar novos leads, ampliando suas oportunidades de negócio.
Entretanto, diferente de uma landing page ou outro serviço estático, você tem muito mais sucesso. Um webinar sobre impressão de calendário de mesa terá muito mais impacto do que um conteúdo estático.
Isso acontece porque as pessoas já estavam ativamente interessadas em absorver seu conteúdo, e acabarão ficando mais suscetíveis a ações de marketing que você deseje explorar.
Fazendo seu próprio webinar
Agora que você compreende as vantagens de realizar um webinar, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes de produção.
Para conseguir os resultados desejados, não há espaço para amadorismo e falta de conteúdo nesse formato.
Planejamento
Em qualquer estratégia de marketing, planejar é fundamental. Mas, no caso de webinar, ela se torna uma etapa ainda mais importante.
Isso porque o propósito do webinar é educar e apresentar soluções para as pessoas.
Assim como em uma aula, você deve estar preparado e conhecendo todo o material que será apresentado, além de se programar para responder dúvidas e questionamentos.
No caso de webinars ao vivo, é comum que as pessoas que estão assistindo queiram aproveitar o momento. É quando dúvidas vão começar a surgir no chat, e você deve dar atenção a elas, para não parecer raso demais em sua apresentação.
Identificar quais tópicos você irá abordar sobre tag personalizada para laços pode acabar gerando muito mais engajamento.
Por isso, compreender todo o material que você vai falar e dominar o assunto é um ponto crucial para conseguir realizar um webinar com sucesso.
Assim, você conseguirá se colocar no mercado como uma autoridade sobre o assunto.
Quanto mais você conseguir apresentar qualidade no que está oferecendo, mais as pessoas vão vincular sua marca com a solução que elas precisam, aumentando drasticamente as possibilidades de vendas que você conseguirá.
Definição de tema
O perfil do cliente mudou de um tempo para cá. Hoje em dia, fazer um anúncio direto de um produto ou serviço tem muito pouco resultado, uma vez que as pessoas estão buscando soluções para problemas.
Por isso, fazer um webinar para seu produto ou serviço terá muito menos impacto que fazer um webinar apresentando um desafio em comum para seu público e como resolvê-lo.
Para conseguir identificar corretamente as dificuldades e os desafios que seus clientes estão passando, o ideal é identificar primeiro sua persona. A persona é uma idealização de um cliente, uma figura fictícia com toques quase reais.
A criação de uma persona começa na definição de quem ela é e porque é um cliente de sua empresa. A persona não é só um conjunto de dados. É preciso criar uma personalidade, medos, anseios e desejos para ela.
A persona pode ser uma pessoa preocupada com sua segurança, e por isso deseja uma central de monitoramento CFTV, por exemplo.
Quanto mais profunda for sua conexão com sua persona, maiores serão as chances de você conseguir explorar melhor o espaço em que ela está inserida.
Assim, logo você conseguirá identificar quais são os desafios e obstáculos que esta persona possui.
Este é um passo importante para conseguir definir seu webinar, uma vez que, de posse dessas informações, você pode começar a estruturar o seminário para atender a uma demanda específica.
O ideal quando definir o tema é tomar cuidado para não colocar muito conteúdo escrito ou estático. Ele, por ser uma plataforma virtual, acaba sendo muito mais interessante de consumir de forma dinâmica.
Equipamento
Ainda que você não precise ser um profissional do audiovisual, a estrutura de um webinar demanda alguns equipamentos específicos para que você consiga utilizar corretamente os seus elementos.
Ter um bom computador é o primeiro passo. Ele fará a transmissão e precisa aguentar todos os programas responsáveis pelo processo.
Uma boa conexão também é fundamental, para evitar que você tenha problemas e a qualidade do evento caia.
Alguns extras, como uma mesa de som profissional podem melhorar muito a qualidade de seu webinar.
Câmeras e microfones podem ser usados os nativos dos computadores e notebooks, se houver, mas normalmente estes equipamentos têm uma qualidade inferior.
Por isso, o ideal é pensar em investir um pouco nesse tipo de equipamento antes de iniciar seus webinars.
Divulgação
Por fim, você precisa fazer com que as pessoas saibam de seu webinar. Se você tiver um excelente equipamento e um material impecável, ainda assim só verá resultado se as pessoas forem consumir seu conteúdo.
Por isso, aposte na divulgação nas redes sociais, sites e blogs de sua empresa e de parceiros.
É importante que você consiga chegar em locais onde normalmente não consegue atingir um público maior.
Considerações finais
O webinar acabou se tornando uma excelente maneira de conseguir conquistar mais sucesso na internet.
Trata-se de uma forma de apresentar um conteúdo de qualidade e conquistar autoridade sobre o assunto em questão.
Por isso, é preciso se atentar a diversos elementos na hora de apresentar seu conteúdo.
Você precisa ter em mente o quanto você pode explorar para conseguir resultados satisfatórios para sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.