Para muitas pessoas, pode ser difícil distinguir entre necessidade e desejo de consumo e, se for o caso, é preciso se atentar bem a isso para não ter prejuízos.
Afinal, a maioria das pessoas que perdem dinheiro se encontram nessa situação, estão nela porque acumularam dívidas em cartões de crédito, empréstimos e outros tipos de “investimentos” em coisas que não precisam de fato.
Esses casos têm aumentado ainda mais entre as novas gerações, devido à extrema exposição de produtos, serviços e possibilidade de experiências únicas. Esse cenário tem contribuído ativamente para pessoas terem péssimos hábitos de consumo.
Para melhorar esses hábitos e evitar problemas financeiros, é importante aprender a diferenciar o que de fato se precisa, do que se deseja, para então avaliar se realmente é necessário realizar aquela aquisição.
Qual a importância de entender essa diferença?
Antes de entender as características distintas de necessidade e desejo, é preciso saber que essa distinção é extremamente importante para melhorar o comportamento enquanto consumidor e melhorar o controle financeiro.
Essa distinção irá facilitar no controle e adquirir realmente o que é necessário. Nesse caso, algumas pessoas costumam consumir coisas de forma compulsiva devido a sensação boa que a compra gera. Porém, é preciso ficar atento para isso não virar um vício.
Para exemplificar essa importância, imagine que uma pessoa precisa comprar carpete para quarto pois seu antigo já está muito velho. Tudo bem adquirir esse item caso não prejudique seu orçamento.
Por outro lado, se as compras para a decoração do quarto forem exageradas, já não se enquadra mais em necessidade e sim em desejo. E é justamente aí que é preciso ficar atento com o consumo.
Dessa forma, é muito fácil confundir o que se precisa do que é realmente necessito, então, vamos detalhar um alguns pontos distintos entre necessidade e desejo para ajudar a tornar mais claro o conceito de ambos.
O que é necessidade?
As necessidades são todas as situações percebidas pelo corpo e mente, podendo ser divididas em algumas categorias como:
- Necessidades básicas/fisiológicas;
- Necessidades de segurança;
- Necessidades sociais;
- Necessidades de autoestima;
- Necessidades de autorrealização.
Essas necessidades precisam ser supridas para que o ser humano se sinta satisfeito e realizado, tanto na vida pessoal, quanto no âmbito profissional.
Tal definição do que são as necessidades e qual sua verdadeira importância foi desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, que propôs uma teoria que apresentava as necessidades humanas de forma hierárquica como uma pirâmide.
Em seu conceito, as pessoas precisam suprir as necessidades de um nível, para então, se sentirem aptas a buscar atender outra necessidade mais superior.
Isso quer dizer que, se uma pessoa não tiver comida, água e um abrigo, não irá se preocupar em buscar satisfazer suas necessidades sociais e muito menos materiais.
Dessa forma, é natural que as pessoas busquem satisfação constante para se sentirem bem, porém, é preciso equilibrar isso de forma correta e manter o controle sobre nós mesmos.
Nesse sentido, é possível dizer que a definição de necessidade são aquelas que, se não satisfazermos, podemos ter sérios prejuízos. Essas necessidades básicas não podem ser ignoradas, principalmente com a chegada da velhice.
Com uma idade avançada, as pessoas tendem a ter mais dificuldades para suprir suas necessidades básicas, assim como sociais. Dessa forma, algumas pessoas contratam um cuidador de idoso para aqueles membros da família que necessitam de maiores cuidados.
Por isso é tão importante que todos tenham acesso à alimentação adequada, saúde, segurança, educação de qualidade, lazer, convívio social, respeito, criatividade e capacidade de buscar formas de se realizar.
Assim, ao suprir as diversas necessidades, a saúde mental não é tão afetada pelos efeitos negativos da sociedade e assim contribuindo para que as pessoas tenham vidas mais tranquilas.
O que é desejo?
O desejo tem mais relação com o que queremos especificamente em vez do que realmente precisamos para sobreviver.
Os desejos são amplamente influenciados pela cultura, o ambiente em que se vive e questões de personalidade de cada indivíduo.
Desejos são como escolhemos satisfazer certas necessidades e muito depende do mundo ao nosso redor.
Um exemplo disso é a comida. É preciso se alimentar para sobreviver, porém, existem alimentos que desejamos simplesmente por influência ou estímulos externos. Neste caso da alimentação, também influencia outras áreas da nossa vida.
Por exemplo, se uma pessoa deseja ter uma alimentação mais saudável, pode procurar por uma embalagem transparente com zíper e dessa forma, usar um desejo para suprir uma necessidade básica.
Com isso, é possível entender que nem todo desejo pode ser considerado desnecessário ou equivocado. Existem várias formas de supri-los sem necessariamente se prejudicar no processo.
Tudo que é preciso é desenvolver autocontrole para não se deixar levar apenas pelo impulso e sim, tentar ao máximo usar a lógica para avaliar se aquilo que se deseja é realmente necessário.
O que nos leva a comprar?
O que leva as pessoas a comprarem um determinado produto pode ser um tanto quanto desafiador. Porém, para quem estuda o comportamento do consumidor e as tendências de consumo, tentar responder a essa pergunta é fundamental.
Nem sempre há uma explicação exata, mas a decisão de comprar definitivamente tem a ver com necessidade ou desejo. Ou ambos. De uma forma mais simples, pode-se dizer que a principal motivação para a compra é a necessidade não atendida.
Com isso em mente, as empresas devem entender o que esses consumidores desejam para poder oferecer seus produtos com mais segurança.
Isso porque, segundo especialistas em marketing, os produtos são criados a partir da demanda. Em outras palavras, a necessidade já existe. O que um vendedor ou profissional de marketing faz é elaborar uma estratégia que provoque desejo.
Portanto, compramos não apenas porque precisamos de um determinado produto, mas porque queremos tê-lo. Dessa forma, empresas como as que fabricam bancada de montagem industrial devem adaptar suas estratégias de marketing de acordo.
Isso porque, quando se trata de vender mais, é preciso levar em conta as demandas do mercado ou então, quando possível, criar campanhas que despertem o desejo nos potenciais clientes baseado em uma necessidade, seja ela momentânea ou não.
Esse método também é válido para negócios como uma fabricante de adesivo para stand que busca aumentar suas vendas de forma consistente.
Para isso, é possível alinhar suas estratégias de marketing para fazer com que os leads possam ver seu produto como uma necessidade real, seja para o seu uso ou próprio negócio.
Como desenvolver hábitos de compra mais saudáveis?
A princípio, para desenvolver bons hábitos de compra, é preciso entender que para se viver bem não é necessário adquirir coisas o tempo todo. Essas ações levam tempo e precisam de constante autocontrole.
Quem nunca pensou em ter uma casa com as lindas portas laqueadas coloridas ou um carpete extravagante em sua sala de estar? Isso é bem mais comum do que se imagina, porém, é preciso entender que nem tudo que se deseja, realmente é necessário.
Essa noção é mais do que importante pois os hábitos de compra estão ligados à vida financeira. É muito comum que, ao ganhar mais dinheiro, as pessoas tendem a gastar ainda mais, pois seu poder aquisitivo aumenta e com isso o padrão de vida é elevado.
Isso é ainda mais evidente quando se trata de mostrar esse poder aquisitivo para impressionar pessoas, como convidar pessoas para a casa ou um salão de eventos, comprar um monte de salgados assados para festa e outros itens.
Então, para controlar isso, comece avaliando o que realmente é uma necessidade. Veja se aquilo que deseja comprar tem uma utilidade a longo prazo e veja se não possui algo semelhante.
Outra forma é controlar o impulso de compra e pesquisar antes de decidir adquirir algo à primeira vista. A pesquisa de preços pode ajudar muito a não cair em problemas financeiros gastando mais do que o necessário.
Também é possível usar a “regra de 24 horas”. Essa regra consiste em: sempre que ver algo que desperte o desejo de compra, espere pelo menos 24 horas e então, se essa vontade persistir, considere adquirir o produto ou serviço.
Para exemplificar, imagine que uma pessoa esteja com problemas em sua impressora. Nesta situação é muito provável que ela possa querer comprar uma nova, sendo que a melhor alternativa possa ser levar em uma assistência que faça reparo de impressora.
Essa é uma estratégia bem interessante pois evita que a pessoa caia na tentação de comprar algo de forma impulsiva. Lembre-se que o marketing hoje gira em torno da urgência e uma “falsa” escassez, portanto, fique atento a isso para não ser um alvo fácil.
Considerações finais
Quando se trata de desejo ou necessidade, a distinção pode ser um tanto quanto complicada, mas com as informações apresentadas aqui é possível que uma pessoa desenvolva melhores hábitos de compra.
Assim, será possível ter muito mais controle financeiro e ter uma vida com muito mais prosperidade quando o assunto for avaliar as necessidades e desejos que alguém possa ter.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.