SEO off-page é um conjunto de estratégias de otimização que são aplicadas fora das páginas que uma empresa mantém na internet, neste blog veremos as Vantagens do SEO Off-page.
O objetivo é mostrar como outros canais veem o site, posicionando a companhia como uma referência em seu mercado.
Algo que todo empreendedor ou gestor quer fazer é posicionar o site entre os primeiros lugares nos resultados de pesquisa.
Mas, para fazer isso, é necessário mostrar para essas plataformas, como o Google, que o conteúdo é bom.
Tão bom, que vem sendo usado como referência para outros sites, e é exatamente isso que o SEO off page faz. Por essa razão, ele é considerado como um desde o paramento do SEO tradicional.
No entanto, achar que basta fazer um bom trabalho no SEO on page é um grande engano.
Para que uma página seja bem posicionada, ela precisa de uma boa estrutura, conteúdos de qualidade e palavras-chave corretas.
Só que de nada adianta olhar apenas para dentro do site, e é exatamente aqui que entra o SEO off page. Neste artigo, você vai conhecer o conceito dessa estratégia, como utilizá-la e quais são suas vantagens.
Entenda o conceito de SEO off page
SEO off page nada mais é do que um conjunto de estratégias que são colocadas em prática em outras páginas que não seja as do site da empresa, tendo como objetivo aumentar a relevância da marca e melhorar seu posicionamento nas pesquisas.
O Google não está interessado apenas nos seus conteúdos, no assunto que eles abordam e na estrutura das suas páginas.
Para ele e outros buscadores, também é importante entender como um site se relaciona com os demais.
Por exemplo, se as páginas de um fabricante de letreiro luminoso personalizado são mencionadas por outros sites relevantes e confiáveis, melhor será para essa empresa, do ponto de vista do Google.
Essa lógica é baseada no fato de que as pessoas só compartilham e mencionam aquilo que realmente tem fundamento, qualidade e agrega valor.
Por exemplo, um nutricionista que é mencionado em páginas de academias, revistas sobre saúde e bem-estar, dentre outras fontes, começa a ser visto como uma referência naquilo que faz, e é assim que o Google vai enxergá-lo.
Os backlinks são a construção de links provenientes de outras páginas que direcionam os visitantes para um site, e essa estrutura faz parte de uma importante estratégia de marketing digital, conhecida como link Building.
As estratégias de SEO off page, no entanto, não se limitam apenas a isso, visto que abrangem outras práticas que contribuem para a construção do relacionamento entre um site com os demais.
Portanto, mesmo que ele não gere backlinks, continua sendo uma referência, pois utiliza outras práticas de otimização.
Isso acontece porque o Google não olha apenas para esses links com o intuito de ranquear as páginas.
Outro fator importante nesse processo são as menções que se referem à marca ou ao site, o que ajuda a medir a relevância da empresa.
Quando um fabricante de embalagem plástica para brigadeiro investe em SEO off page, ele não precisa focar apenas na geração de backlinks. Quando a página é mencionada, ela conquista algo valioso.
Mas, é importante dizer que as fontes dessas menções precisam ser confiáveis e estar em um bom posicionamento.
Como fazer SEO off page
Sabendo qual é o conceito dessa estratégia, fica mais fácil entender de que maneira ela deve ser colocada em prática, e algumas das principais estratégias são:
Produzir conteúdo de qualidade
Qualquer pessoa que já esteja trabalhando com o marketing digital há algum tempo sabe que criar conteúdo de valor é uma das estratégias mais importantes.
A publicação de materiais relevantes é o primeiro passo para mostrar para qualquer usuário da internet que a empresa é uma autoridade naquilo que faz, e esses materiais podem assumir diferentes formatos, como:
- Textos;
- Vídeo;
- Imagens;
- Áudios;
- Infográficos.
É por meio deles que uma empresa de conserto microfone iPhone 7 consegue atrair, fidelizar e oferecer respostas concretas para as principais dúvidas dos usuários.
Dentro do SEO off page, os conteúdos de valor aumentam as chances de receber links, sem que a empresa precise correr atrás deles.
Para aumentar a possibilidade, o proprietário do site precisa pensar nos conteúdos como ativos linkáveis.
Em outras palavras, é a criação de materiais tão bons que outras plataformas vão querer mencionar.
Além de publicações em blogs, outros materiais nesse sentido podem ser pesquisas de mercado, e-books, infográficos, dentre outras possibilidades.
Investir em guest post
Quando um fabricante de adesivo personalizado para vidro começa a trabalhar com SEO off page, espera-se receber links de outros sites de maneira natural, no entanto, não é dessa forma que acontece logo no início.
Para facilitar esse processo, é muito importante investir em estratégias que ajudam a criar os backlinks, tudo de maneira natural e sem forçar a barra.
Uma maneira inteligente de fazer isso é por meio de parcerias para trabalhar com guest post.
Trata-se da produção de um conteúdo para um site parceiro, ou seja, a empresa X oferece um conteúdo relevante para uma empresa Y.
Essa parceria deve ser feita entre duas organizações que possuam públicos semelhantes e que possam se interessar pelos produtos e serviços.
Rejeitar backlinks duvidosos
Em algum momento, a empresa vai receber um link indesejado, e pelo fato de o Google analisar todos os links de direcionamento, é muito importante estar atento à confiabilidade das menções.
Por exemplo, uma empresa de grua manual preserva a imagem de seu site na internet removendo qualquer link de sites que não tenham boa reputação ou não sejam confiáveis.
Caso isso não seja feito, o próprio buscador perde a confiança na página e o posicionamento dela nos resultados cai consideravelmente.
Para ter controle sobre isso, é possível usar uma ferramenta oferecida pelo próprio Google. Tudo o que o proprietário do site precisa fazer é criar uma lista de páginas e domínios que quer rejeitar e enviar para o buscador.
Apesar de essas ações serem simples, o trabalho com SEO off page traz muitas vantagens para os negócios.
Vantagens do SEO off page
O SEO off page traz muitas vantagens para as empresas e seus clientes, e dentre as que mais se destacam estão:
Melhora a experiência do usuário
Quando uma pessoa pesquisa sobre qualquer assunto, como acupuntura para emagrecer, o principal objetivo do Google é garantir a melhor resposta, para oferecer a melhor experiência, por meio de seus algoritmos.
O principal objetivo é oferecer todas as respostas por meio de uma única pesquisa. A partir disso, um conteúdo leva a outro, trazendo um amplo acesso às informações que aquela pessoa precisa.
Para os buscadores, a internet é como uma teia de aranha, na qual as informações estão sempre conectadas.
Apesar de o Google não entender um conteúdo da mesma forma que os seres humanos, o algoritmo tem como base o modo como as pessoas avaliam o que é relevante ou não.
É por isso que a interligação entre os links é uma coisa que os mecanismos de busca valorizam, e fica mais fácil definir uma ordem para os resultados de pesquisa.
Melhora o posicionamento da página
Se você pesquisar sobre atuador pneumático, vai encontrar uma série de sites que falam sobre o assunto, por conta disso, as empresas precisam encontrar maneiras de se destacar e aparecer entre as principais opções.
O SEO off page indica a relevância de uma página e influência em sua classificação nos resultados do Google.
Tanto é que a participação de determinado site pode ser superior a 50%, pois preenche fatores considerados importantes pelo buscador.
Essa estratégia destaca a quantidade de links que outros domínios apontam para determinada plataforma, além das missões que ela recebe de outros canais, como as redes sociais, por exemplo.
Se um fabricante de andaime suspenso possui uma estratégia bem elaborada de link Building, consegue resultados muito mais expressivos em SEO.
Em vista disso, é correto afirmar que é uma ótima ideia manter a marca em evidência e fazer com que seja uma referência no mercado em que atua.
Sua autoridade cresce constantemente e é gerada de maneira orgânica, afinal, consegue conquistar links naturalmente.
Conclusão
Portanto, a internet é um ambiente competitivo, justamente porque abre espaço para todos, independentemente do porte do negócio ou de seu segmento.
Uma microempresa tem as mesmas possibilidades de crescer que uma multinacional, se souber aplicar as principais estratégias de marketing digital, e uma delas é o SEO off page.
Essa prática constrói autoridade para uma marca, por meio da capacidade que ela tem de despertar a confiança em outras fontes e ser mencionada como referência em seu mercado de atuação.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.