Estar no ambiente digital é quase uma obrigação hoje em dia. Isso porque a internet tornou-se um mundo à parte, e hoje em dia é impossível pensar em crescimento sem se engajar com essa parcela da sociedade que está o tempo todo online.
Sua página na internet é como seu cartão de visita esteticista, onde potenciais clientes terão um primeiro contato com seu trabalho, que poderá ser muito melhor desenvolvido usando as plataformas digitais.
Atualmente, não ter uma presença digital é tornar-se obsoleto e ultrapassado. Ainda assim, algumas pessoas não conseguem entender exatamente os porquês ou os benefícios de ter uma presença forte no mercado digital.
Portanto, siga na leitura desse artigo se você deseja saber como marcar presença na internet com seu negócio.
Quais são os primeiros passos?
Em primeiro lugar, o mundo mudou. A tecnologia tem feito cada vez mais parte da vida de todas as pessoas, com facilidades de acesso como tablets e smartphones, que transformam o mundo digital em uma ferramenta de bolso, para ser acessada a hora em que quiser.
Com isso, é de extrema importância que, no momento da criação de seu site, você procure um design responsivo. Isso significa que sua página se adapta automaticamente à ferramenta utilizada para visualizá-lo.
Vender mobile de teto promocional na internet é muito mais fácil se sua página for intuitiva e permitir maior facilidade de acesso ao cliente.
Muitas pessoas desistem de procurar um conteúdo por ele não se encaixar corretamente no dispositivo que estão utilizando. Por isso, quanto mais facilidade você conseguir criar para ser encontrado melhor.
Além disso, muitas pessoas hoje em dia têm preferido fazer suas pesquisas e efetuar suas compras em plataformas digitais, onde é muito mais fácil fazer uma pesquisa por orçamento e identificar os pontos positivos e negativos de um produto ou serviço.
Uma gráfica que elabore convites de casamento simples pode expandir muito seu negócio se estiver habilitada corretamente para o mundo digital.
Na internet, existe todo um novo conceito sobre o marketing. Aqueles modelos engessados são muito menos eficazes, dando espaço para propostas mais dinâmicas e inovadoras, com um engajamento real e direto com os clientes.
As redes sociais, por exemplo, são o lugar onde a maioria das pessoas estão. Milhões de pessoas acessam diariamente uma ou mais redes e interagem com outras pessoas e com marcas, por isso, é fundamental se destacar nestas ferramentas para ser lembrado.
As mais usadas atualmente no Brasil, e que sua empresa certamente poderá investir, dependendo do tipo de público que deseja alcançar, são:
- YouTube;
- Facebook;
- WhatsApp;
- Instagram;
- Twitter;
- Entre outras.
Entretanto, não basta simplesmente criar um perfil para conquistar um maior sucesso. É preciso conhecer e entender seu público para conseguir se conectar corretamente.
Seu plano de marketing digital deve envolver todas as pesquisas para otimizar sua utilização da internet.
Isso porque o espaço digital é tão amplo que, sem foco, você pode acabar se perdendo. Em um ambiente de sociabilização, criar um relacionamento direto com seu público é uma ferramenta fundamental para alavancar suas oportunidades de negócio.
Para criar banner para academia, por exemplo, é necessário que você consiga mostrar seu portfólio a seus clientes, e a internet é um excelente local para iniciar.
Além disso, um dos elementos principais para manter sua empresa dentro do ambiente digital é a criação de um site.
Independente de seu segmento ou área de atuação, criar um website é garantir sua presença em um espaço próprio, onde as pessoas possam conhecer o que você faz e quem você é.
Para que o público consiga encontrar as soluções que buscam para suas necessidades, é preciso que seu site tenha clareza e objetividade, entregando uma forma de se engajar com você.
Outro ponto importante é dedicar um tempo para pensar em seu domínio. O domínio é o endereço que será digitado para encontrar sua página. Esse tipo de ferramenta deve ser de fácil identificação.
Nomes muito complexos ou difíceis de digitar acabam sendo um problema para seus clientes, que acabarão procurando uma opção mais fácil. O endereço digital é a forma mais básica de acessar seu conteúdo, então tenha cuidado com ele.
A comunicação é uma das grandes dádivas do mundo digital. Ela conecta pessoas das mais diversas formas, e isso permite que seu público-alvo consiga se relacionar diretamente com sua empresa.
Um estabelecimento que faça aluguel escada pode ampliar suas negociações se estiver disponível para tirar dúvidas de seus clientes.
É importante abrir o maior leque possível de opções de contato, para que o cliente consiga encontrá-lo e sanar qualquer dúvida antes de fechar um negócio.
Dentre as opções de contato podemos destacar:
- E-mail;
- Formulário de atendimento;
- Telefones de contato;
- Chat automatizado (chatbots).
Os chatbots costumam ser uma excelente ferramenta nesse tipo de processo. Esse tipo de inteligência artificial (IA) cuida de um primeiro atendimento, registrando as dúvidas básicas de clientes e apresentando respostas simples e automáticas.
Uma das principais vantagens dessa ferramenta é que o chatbot não precisa parar, então você pode conseguir uma comunicação de 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
Além disso, é possível registrar mensagens de aviso para um atendimento personalizado quando você estiver disponível.
O uso do marketing digital
Como citamos anteriormente, os conceitos de marketing para o mundo digital são completamente novos.
Aqui, uma das principais qualidades para um melhor engajamento não é a demonstração de um produto ou serviço, mas sim o quanto você pode facilitar a vida de um cliente.
O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta valiosa, pois é através dele que é possível criar uma fidelização entre as pessoas que acompanham sua página.
Esse planejamento consiste em criar uma série de conteúdos úteis para seus seguidores, que não tem uma conexão direta com o serviço.
Uma excelente forma de se conectar com seu público é criando conteúdo sobre a importância de instalações hidráulicas prediais, gerando a necessidade do trabalho na mente de seus clientes.
A internet trouxe uma nova era de aquisição de conhecimento, e muitas vezes antes de decidir comprar um produto ou contratar um serviço, o cliente deseja conhecer mais e entender mais sobre a necessidade que se apresenta.
Através de publicações em um blog de sua empresa, você acaba criando uma imagem muito mais interessante, tornando-se uma autoridade no assunto relacionado à sua empresa.
Assim, quando o cliente precisar resolver algo, ele buscará especificamente seu nome.
Por que inserir-se no mundo digital?
Para pessoas que ainda não estão convencidas de migrar para a internet, é preciso identificar alguns fatores específicos que podem ser muito importantes para qualquer empresa, independente de seu porte.
1. Valorização
Uma empresa que investe no ambiente digital hoje em dia acaba sendo muito mais valorizada. Isso porque acaba demonstrando um nível de profissionalismo muito maior que a concorrência.
Sua empresa de sistema de exaustão se tornará referência no mercado se as pessoas encontrarem-na quando buscarem o serviço na internet.
Além disso, a web é uma grande auxiliadora na criação da identidade visual de sua marca. É através dela que você conseguirá levar o nome de sua empresa mais longe, tornando-se referência no mercado.
2. Vendas
Quando sua empresa está no mundo digital, ela acaba tendo mais acesso em diversas regiões do Brasil e do mundo. A única limitação que sua empresa tem para concluir vendas quando está inserida digitalmente é o limite de entregas do produto.
Com isso, sua rede de consumidores acaba se expandindo muito, alcançando novos patamares e evoluindo toda a marca de forma orgânica e qualitativa.
A maior parte da população está conectada hoje em dia, e perder esse mercado é falhar em uma excelente oportunidade nos dias de hoje.
3. Economia
O ambiente digital é uma opção muito mais econômica de se engajar do que contrapartes mais tradicionais de marketing.
A maioria das ações utilizadas no marketing digital podem ser trabalhadas dentro de sua própria empresa com uma equipe qualificada.
O marketing tradicional tem uma tendência a ser muito mais custoso, como propagandas de rádio e TV. Já a internet, depois de realizado o trabalho de engajamento, acaba gerando um retorno muito melhor se comparado a outras técnicas.
4. Disponibilidade
Uma loja tem seu estoque disponível durante o período de funcionamento. Na internet, esse tipo de coisa não existe. Você pode vender seus produtos 24 horas por dia, sete dias por semana.
Uma pessoa que precise contratar os serviços de impermeabilização de lajes com manta asfáltica poderá contar com a facilidade de acessar seu site e efetuar uma reserva.
A automação de ferramentas de venda permite uma negociação muito mais fácil e rápida, permitindo que você consiga converter muito mais vendas do que se ficasse preso a uma loja física.
5. Competitividade
Estar no ambiente digital permite que você esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes. Para manter-se competitivo, entretanto, é necessário estar sempre em conexão com seu planejamento estratégico e a análise de dados de seu planejamento de marketing.
Manter-se sempre atento a todos os relatórios gerados pela produção de seu conteúdo permite identificar elementos que devem ser melhorados no trabalho, além de identificar quais estratégias estão funcionando corretamente.
Hoje em dia, o mundo digital é parte natural de nossas vidas, portanto, torna-se essencial que sua empresa exista nesse ambiente para conseguir ser reconhecida no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.