Já faz algum tempo que o Tik Tok ganhou um grande espaço nas redes sociais do mundo e a cada dia vem crescendo cada vez mais. Com o crescimento da empresa, grandes marcas voltaram seus olhos para essa rede social com o objetivo de divulgarem seus produtos e serviços, assim como nas outras mídias.
Porém, como uma rede social que chegou revolucionando, é claro que o engajamento de marketing nela seria diferente. E por isso, preparamos 8 dicas poderosas para você saber como divulgar o seu produto no Tik Tok. Continue lendo!
Por que o Tik Tok é bom para a publicidade comercial?
- Aumenta a visibilidade de uma marca;
- Potencializa o engajamento com os usuários;
- Viraliza o conteúdo sem gastar muito com campanhas de publicidade;
- Permite campanhas segmentadas, focadas no seu público-alvo.
Além disso, existem vários benefícios que o Tik Tok oferece para as empresas que utilizam essa rede social para divulgar sua marca e seus produtos. Dentre esses benefícios, os que se destacam são:
- Aumenta o envolvimento com seu público-alvo: com a estratégia de marketing certa, o TikTok pode ajudá-lo a se envolver com os consumidores e usá-los para se alinhar à sua marca;
- Maior alcance e reconhecimento da marca no mercado: porque por estar presente em uma rede social de milhões de brasileiros ativos, a empresa tem a oportunidade de alcançar mais clientes em potencial e ganhar espaço em seu nicho;
- A capacidade de viralizar uma campanha sem gastar muito em marketing: afinal, mesmo uma campanha que exija um baixo investimento financeiro (basta colocar a ideia em prática) tem potencial para atingir um grande número de pessoas;
- E de direcionar as campanhas de forma específica, focando no público desejado: porque a partir de anúncios segmentados, ou mesmo de vídeos focados, diversas empresas que investem no TikTok vêm gerando grandes resultados.
Aprenda a utilizar o Tik Tok com as dicas a seguir:
O Tik Tok já se tornou uma plataforma de bilhões de usuários que cativa tanto pessoas com o objetivo de consumir conteúdos e se divertir, quanto empresas com o objetivo de divulgação.
Por isso, para se destacar nesta rede social que está em alta, separamos 8 dicas para você seguir:
- Entenda qual conteúdo atrai o seu público-alvo:
Que você precisa saber qual é e mapear o seu público-alvo é um princípio básico do marketing digital, não é mesmo? Inclusive, por isso, existem as famosas personas.
Nesse caso, o importante é saber o que o seu público-alvo gosta de consumir nas redes sociais e como ele irá interagir com determinados conteúdos. Se o seu conteúdo não for de acordo com os gostos desse público, podemos dizer que será um conteúdo perdido.
Olhe a fundo o perfil e as interações do seu público consumidor e, a partir disso, atue de forma direcionada nos TikToks criados.
Para saber melhor como interagir com o seu público, faça algumas perguntas básicas:
- Qual é a categoria de conteúdo que atrai você?
- O que chama a sua atenção?
- Quais são as tendências predominantes no momento?
- Conte uma história verdadeira:
Contar histórias (o famoso storytelling) é muito mais do que o centro do marketing de conteúdo, ele é o que significa ser humano. Para atrair o seu público para a sua marca, uma história bem contada gerará um grande destaque.
Porém, para isso, sua história precisa ser verdadeira e genuína. Abandone o estilo comercial de abordagem de vendas e converse com o seu público de verdade, contando-lhes uma história como se estivesse contando para um amigo.
- Preste atenção nos concorrentes:
O que os seus concorrentes vem fazendo no Tik Tok? Você não pode ficar para trás deles. Aproveite para gerar efeitos positivos através de conteúdos originais inspirados na sua concorrência. Lembre-se, quanto mais original seu conteúdo for, mais destaque e engajamento você terá com o seu público!
- Planeje bem os seus conteúdos:
Assim como no Instagram, a sua agenda de conteúdos para o Tik Tok deve ser planejada. Dessa forma, facilita para você poder pensar e criar as próximas postagens, além de seguir as metas e objetivos que você tem com a rede social.
Faça então um calendário de postagens e esteja atento para possíveis alterações, já que novas trends podem surgir da noite para o dia!
- Esteja antenado no que vem acontecendo:
Como falamos na última dica, novas trends podem surgir da noite para o dia e fazer um conteúdo com trends ultrapassadas ou pegá-las depois que muitas pessoas já fizeram pode não ser uma boa ideia.
É sempre mais fácil pegar algo novo em seu início, porém, caso não seja um conteúdo novo, abordá-lo de uma maneira diferenciada e inovadora também é uma forma de se destacar com o seu público.
- Organize desafios de hashtags
Não é novidade que o usuário das mídias sociais adora um challenge, não é? Essa é uma ótima forma de fazê-los interagir com a sua marca e ganhar mais visibilidade para ela!
Lançou um novo produto? Uma boa forma de divulgá-lo é criando um novo desafio e utilizando as hashtags ao seu favor, para alcançar boa parte do público.
- Ofereça descontos
Um dos grandes princípios do marketing é que o cliente gosta de sentir que está recebendo algo em troca de sua compra, seja um brinde ou um desconto. Isso é ainda melhor quando é para um usuário específico: o desconto para quem viu o seu conteúdo exclusivamente no Tik Tok.
Isso também pode servir para outras coisas, como brindes, cashback, etc.
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- Anuncie no aplicativo
A rede social também criou uma forma de anunciar no aplicativo. O Tik Tok Ads Manager é uma ferramenta muito prática e fácil de lidar. Com ela, você consegue criar anúncios pagos dentro da rede social.
Além de criar desafios de hashtags patrocinados (mencionados nos tópicos acima), você pode trabalhar com outras categorias de anúncios pagos no aplicativo.
Os principais tipos de anúncios nos quais é possível explorar as ideias do TikTok para os negócios (além dos desafios) são:
- Anúncios In-Feed: que aparecem dentro do feed de notícias dos usuários;
- TikTok Top View Ads: estes anúncios de exibição superior estão presentes na primeira postagem do In-feed, a partir de uma reprodução automática;
- Anúncios de aquisição de marca: que surgem assim que o usuário acessa o seu aplicativo (ou na página de recomendações pessoais);
- Anúncios de efeitos da marca: realizados de forma mais discreta, eles disponibilizam filtros, adesivos e efeitos gratuitamente – gerando mais menções para a companhia.
Outro benefício do Tik Tok Ads é que ele ainda é uma forma de anunciar com um menor custo do que a concorrência e você pode utilizar do marketing de influência dentro dele, algo que é extremamente comum hoje em dia.
Lembre-se de manter os dados dos anúncios vinculados salvos em uma interface de gerenciamento de projetos. Tal conduta te ajudará a mensurar o desempenho, visualizar o que funciona (ou não) e direcionar melhor as próximas campanhas de publicidade.
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