Estar inserido dentro do ambiente comercial pode, em grande medida, gerar algumas conversas que mais parecem que estão sendo feitas em outros idiomas. Por isso, esclarecer alguns termos acaba sendo fundamental. Como é o caso do ticket médio.
Ter em mente essas terminologia pode ajudar não só a se integrar a esse meio, mas também abranger o leque de ferramentas que aquelas pessoas vão poder utilizar em suas carreiras.
Agir no mercado pode significar estar atento aos seus movimentos e, com isso, agir dentro de seus mecanismos.
Todos os dias surgem novas ferramentas ou funcionalidades aplicadas a coisas antigas que acabam funcionando como guias para as empresas.
Por exemplo, o serviço de uma empresa de agente de portaria poderia, em outros tempos, apostar em representantes comerciais que iriam oferecer essas especialidades nas empresas.
Hoje em dia, no entanto, é possível garantir que essa comunicação seja feita sem que, sequer, o vendedor saia de sua casa.
Esse tipo de praticidade tem mudado cada vez mais o mercado, principalmente com relação às empresas que têm uma abordagem comercial mais evidente.
Por exemplo, uma loja de frutas secas no atacado tenha se inserido no meio do e-commerce, dependendo de sua logística ela poderá entregar em diversas regiões do país.
Nesse sentido, compreender como essas ferramentas podem ajudar a expandir um negócio pode ser fundamental.
Por essa razão, toda equipe de marketing precisa estar atenta às ferramentas que o mercado tem oferecido para a realização de algumas estratégias.
É aí que entra o ticket médio, sendo utilizado para auxiliar na análise estratégica de cada ponto específico da relação com o cliente.
A partir de sua compreensão bem apurada, é possível obter algumas percepções bastantes importantes:
- Qualificação dos leads;
- Produtos a serem promocionados;
- Diagnóstico de vendas;
- Orientação para vendas.
Há uma série de perspectivas que se pode ter a partir da análise do ticket médio, mas é importante manter em mente esses horizontes citados.
Com relação a qualificação dos leads, é possível obter esse tipo de percepção a partir do grau de investimento em inbound marketing em comparação com a média de gastos na plataforma.
Ou seja, essa análise consegue fornecer um panorama mais preciso sobre o nível de investimento e retorno feito.
Outro ponto que é possível levantar a partir dessa análise é, justamente, a identificação de produtos entre os que mais e que menos geram lucros.
Sendo assim, se o ticket médio de um uniforme hospitalar masculino estiver mais baixo do que o de seringas dentro de uma loja de itens para o mercado de saúde, é preciso agir para manter a venda do segundo e aumentar a do primeiro.
Uma série de estratégias podem ser assumidas a partir dessa percepção mais apurada do mercado.
Manter, por exemplo, uma perspectiva de conteúdo para vender seringas pode ajudar a elevar esse tipo de relação comercial.
Por outro lado, promover e dar descontos para os uniformes, também, pode ajudar a diversificar a fonte principal do ticket médio geral.
Essas são perspectivas colocadas pela orientação que as vendas passaram a ter a partir dessas compreensão.
Uma loja de material de construção, nesse sentido, conseguiria elevar as atratividades da venda de ferro chato laminado ao compreender quais são as suas características de venda mais preponderantes.
Sendo assim, o diagnóstico para orientar vendas acaba sendo o fator decisivo da análise de um ticket médio para uma empresa.
Contudo, é preciso saber o que fazer com essas informações, uma vez que os números por si só não conseguem orientar os próximos passos da estratégia.
Se, porventura, uma papelaria está com o ticket médio das embalagens para correios personalizadas em alta, é fundamental entender os porquês.
Assim, será possível manter essas vendas e, além disso, expandir essas características para os outros produtos.
O que é ticket médio?
Todo o léxico mercadológico pode sofrer com uma certa resistência na hora de se consolidar, uma vez que suas terminologias possam ser complicadas.
Nesse sentido, torna-se essencial fundamentar um pouco mais o que vem a ser o ticket médio de uma empresa.
Essa categoria está referida à média de consumo que os clientes têm em um determinado ambiente comercial.
Ele é responsável por orientar quais serão os passos dados com relação a determinados produtos dentro da empresa.
Seu cálculo pode ser feito de forma geral ou, em outras circunstância, a partir do isolamento de algumas variáveis.
Por isso, é possível saber se uma loja de materiais de construção está vendendo bem de modo geral ou se, em alguma medida, seu muro de vidro fumê é que está fazendo esse ticket médio subir.
Essas análises são muito importantes, já que elas vão orientar todas as estratégias que virão a seguir.
Além disso, um ticket médio alto significa, via de regra, um lucro alto quanto a determinado produto.
Critérios para análise
O primeiro ponto a ser levado em consideração na hora de analisar esse tipo de questão é que ela, obrigatoriamente, está atrelada a outros números.
Por isso, é preciso levar em consideração alguns pontos para que, assim, seja possível ter um panorama completo.
Entender o mercado
Cada mercado tem as suas características internas e, por isso mesmo, precisa ter uma análise mais apurada.
Saber, por exemplo, qual a média de faturamento de uma clínica de fisioterapia neurológica domiciliar pode auxiliar na hora de se criar uma estratégia e definir objetivos.
Afinal de contas, tudo isso vai depender da receptividade do público com aquele serviço e, por fim, das ações das concorrências.
Produtos
Também existe, sobretudo em grandes varejos, a necessidade de entender qual é o ticket médio de cada produto dentro de um mercado.
Às vezes, elevar as vendas pode não ser um objetivo bem delineado, uma vez que o mercado já está no limite daquele produto.
Ou seja, se não há como expandir mais e o ticket médio apresenta um bom desempenho, é preciso, nesse sentido, mantê-lo.
Preços
Por exemplo, não há como comparar o valor de itens de limpeza com gôndolas para mercadinho.
Isso significa dizer que o ticket médio pode acabar enganando os mais desatentos, uma vez que ele pode representar valores muito discrepantes.
Ou seja, algo muito caro pode ter poucas vendas e representar um ticket médio alto e, também, pode ocorrer o oposto.
Por esse motivo, analisar a penetração disso tudo dentro de um mercado pode vir a ser essencial para a manutenção de boas práticas estratégicas.
Como calcular o ticket médio?
Tendo em mente alguns dos critérios fundamentais na hora de se começar uma análise a respeito do ticket médio, é possível avançar rumo aos seus cálculos.
Para obter esses números, alguns cuidados precisam ser tomados, uma vez que ele pode ser fornecido para muitos fins.
Definir, por exemplo, qual é a temporalidade que se deseja analisar, pode fornecer algumas ferramentas sobre sazonalidade.
Um varejista pode, em grande medida, avaliar qual é o comparativo entre os períodos natalinos.
Além disso, é possível calcular esses números de forma geral e por produtos. Por isso, é importante ter alguns objetivos em mente.
Já com relação ao seu cálculo, essa é uma das questões mais simples que pode ser feita em poucos minutos.
Para isso, basta dividir o faturamento pelo número de vendas feitas pela empresa e já vai ser consolidado o ticket médio.
Se o caso for definido por temporalidade ou produto basta que, ao fornecer esses dados para a fórmula, eles venham filtrados.
Por fim, para obter uma boa prática dentro desse tipo de perspectiva, é fundamental que se defina um tempo para mensurar o ticket médio.
Isso pode variar de acordo com diversos fatores, mas é importante ter em mente uma periodicidade para obter esses números.
Como elevar?
O ticket médio é um dos elementos mais importantes na hora de se indicar uma política de resultados.
Elevá-lo, portanto, não é tarefa fácil, mas é possível apontar alguns elementos que podem contribuir com isso. São eles:
Lead qualificado
Uma das grandes realidades do mercado digital é que um lead qualificado pode significar um caminho rumo às vendas bastante eficaz.
Isso se dá porque se ele pesquisou por algum termo e entrou em um site, é porque ele já tem algumas intenções com aquele assunto.
Nesse sentido, a empresa que souber qualificá-los da melhor maneira conseguirá obter bons resultados a partir dessa prática.
Vantagens
Outro ponto que pode ser muito eficaz para a elevação do ticket médio de produtos específicos é o oferecimento de vantagens.
Essas são as tradicionais posturas promocionais do mercado varejista e, nesse sentido, exige muita atenção.
A partir de uma política de frete grátis em compras acima de um determinado valor, por exemplo, é possível elevar esses números.
Produtos relacionados
Por fim, um lead atraído significa um contato maior do público com a marca e, por isso mesmo, ele precisa ser aproveitado.
Portanto, disponibilizar produtos relacionados para ele pode acabar auxiliando no aumento do ticket médio de diversos produtos.
Considerações finais
A manutenção de boas práticas mercadológicas pode, em grande medida, fornecer mecanismos estratégicos de alta relevância.
Nesse sentido, considerar o ticket médio, seja ele geral ou por produtos, pode auxiliar nessas ações.
Tendo em mente alguns critérios para essa análise como o mercado, os produtos e os preços, é possível avançar rumo a bons resultados.
Calcular esses indicadores acaba sendo essencial, também, para entender como elevá-los de forma consistente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.