SEO e Inbound marketing são estratégias que, conjuntamente, fazem que, por exemplo, um negócio de distribuidora areia consiga, nos mecanismos de busca mais populares, obter mais visibilidade e, também, mais notoriedade na internet.
Às vezes, embora não conjuradas uma pela outra, na verdade, elas são quase indispensáveis à obtenção de bons resultados em matéria de reputação, alcance e sucesso on-line.
O SEO, Search Optimization Engine, ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de estratégias que servem para conseguir conquistar bons posicionamentos nas páginas principais dos buscadores.
Nesse sentido, uma empresa que, por exemplo, oferta ao seu público-alvo caixa de papelão branca com tampa consegue, por meio dele, alcançar mais pessoas, ter mais leads qualificados, fidelizar mais clientes e, também, vender mais.
Por sua vez, o Inbound Marketing é um tática que foge às concepções do marketing e da publicidade tradicional, as quais são, comumente, tidas como invasivas e, às vezes, desrespeitosas.
Isto é, o Inbound Marketing ou, em português, conhecido como marketing de atração, é uma metodologia provinda do marketing, a qual preza a criação de conteúdo para fases específicas e determinadas dos funis de venda em que os clientes se encontram.
Quando há uma compreensão sutil da definição de cada um desses, é possível perceber que, tanto um como o outro, são capazes de exercer grande poderio de ação sobre os resultados de qualquer tipo de negócio.
E, embora seja uma ideia, às vezes, negligenciada, a verdade é que se uma empresa de transporte de efluente sanitário aposta na união entre SEO e Inbound Marketing, ela obterá resultados, sucesso e êxito muito mais evidentes. Daí o poder dessa ideia.
Logo, a fim de que se possa compreender as especificidades concernentes à relação entre Search Optimization Engine e Inbound Marketing, este artigo os abordará, enquanto atos conjuntos e separados, e explicará de que maneira esses dois podem ser muito usados.
O que é Search Optimization Engine?
O SEO é um montante de práticas e táticas produtivas que servem, conforme ao que foi dito anteriormente, à obtenção de notoriedade, visibilidade e reputação on-line.
Para avistar, a título de exemplo, um site que recorre à utilização de SEO, basta checar as páginas iniciais e fazer acesso aos sites que em primeira ordem são enumerados.
Os primeiros websites da pesquisa, vide um de gradil cerca, por exemplo, são os que realmente utilizam-se de SEO para conquistar mais visibilidade.
As táticas de SEO baseiam-se integralmente nas inteligências artificiais que indexam, enumeram e classificam os sites que aparecem nas primeiras colocações.
Estas que são inteligências artificiais, por sua vez, julgam, por meio de muitos critérios, se esses sites, sejam os que vendem camiseta manga longa 100 poliéster para sublimação ou outros itens, merecem ou não, aparecer em determinado local de uma página.
Daí surge, nesse caso, um ranking de relevância ou uma espécie de enumeração na qual as principais páginas se sucedem umas após as outras.
Novamente, conforme o que foi dito precedentemente, as táticas de otimização de motores de busca enfocam todos esses mecanismos, e compreendendo-os, aplicam táticas de previsão e remediação que operam no sentido de possibilitar mais visibilidade às páginas.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é uma metodologia que uma empresa de manutenção de forno industrial usa quando quer fugir dos métodos tradicionais da publicidade e do marketing tradicional.
De acordo com o que foi dito, o marketing de atração é uma metodologia que privilegia a oferta de conteúdo, que é realizada em momentos específicos do conhecido “funil de vendas” do marketing.
Para essa finalidade, ele recorre à utilização de quatro processos específicos, e eles são os seguintes:
- Atração;
- Conversão;
- Fechamento;
- Encantamento.
O foco nesse estilo de marketing é dado, em suma, à atração do cliente potencial de maneira espontânea e pouco invasiva, de modo a fazer com que ele queira negociar com a marca.
Desse modo, é natural que um negócio de estudo de passivo ambiental negligencie qualquer espécie de ação digital que lhe soe invasiva ou que, ainda, pareça transgressiva, retrógrada e desatualizada.
Qual a diferença entre SEO e Inbound Marketing?
É preciso ressaltar que ambos são bem diferentes. Enquanto o SEO é um montante de táticas o qual muitos tipos de marketing reivindicam o uso, o Inbound Marketing é uma macro-estratégia, isto é, é um método de aplicação prática e de produção.
Para entender melhor a diferença entre ambos, é possível pensar na dimensão que cada um tem em ações digitais ou, ainda, ver qual se submete à qual em uma ordem de disposição ou de relevância.
As táticas de SEO e SEO jamais são preponderantes para com o Inbound Marketing. Ou seja, o Inbound Marketing é quem determina o que vai acontecer por meio do SEO.
Assim, a título de exemplo, uma empresa de locação empilhadeira manual, que tem como metodologia de ação digital o marketing de atração, não colocará, sob circunstância alguma, o SEO acima do Inbound, uma vez que o Inbound é quem rege as suas táticas.
Entenda o que os relaciona
O que relaciona o SEO ao marketing de atração é o simples fato de que, de alguma maneira, ambos convergem para os mesmos objetivos.
No entanto, se essa descrição é simples e consecutivamente insuficiente, é possível fazer apelo ao fato de que ambos trabalham com a criação de conteúdos.
O Inbound Marketing, nesse sentido, é o responsável por “pensar” as estratégias de criação de conteúdo e de atração de clientes.
O SEO, por seu turno, é o responsável por “viabilizar” o conteúdo criado, o qual serve à atração de clientes, possibilitando que ele esteja presente nos primeiros lugares dos mecanismos de busca.
Importância do SEO dentro do Inbound Marketing
É possível ver a importância dos dois bem facilmente, uma vez que um complementa o que falta ao outro.
Se as estratégias de Inbound não são autossuficientes sozinhas não conseguem contemplar as complexidades implicadas pelos mecanismos de busca, o SEO as contempla com mais facilidade.
Por outro lado, o SEO, sendo um conjunto de técnicas menos complexo, não consegue, apesar da sua complexidade, contemplar a complexidade de uma macro-teoria de produtividade, como é o Inbound.
Nesse sentido, alinham-se os princípios teóricos e produtivos de um, o marketing de atração, às facilidades práticas e técnicas que o outro, SEO, proporciona.
Como unir o Inbound ao SEO?
Para mesclá-los em um estratégia que vise à obtenção de sucesso e visibilidade nos mecanismos de busca, além de clientes e potenciais clientes, é preciso seguir estas duas dicas:
Criar conteúdo expressivo e relevante
Preceito básico de qualquer estratégia de conteúdo, é necessário que ocorra a criação de conteúdo relevante, expressivo e, também, acessível.
Para tanto, é mais do que interessante conhecer informações relativas à persona e ao público-alvo com que se lida.
Focar na experiência do usuário
Fugindo à invasão, é necessário, logo, empreender esforços que rumem ao sentido de melhorar a experiência do usuário, do visitante e/ou do lead.
Assim, sites responsivos, websites com páginas que carregam rapidamente, oferta de conteúdo rico e, além disso, foco em palavras-chave, em adaptabilidade e em acessibilidade são itens que perfilam a esteira da experiência do cliente.
Fornecer conteúdo extra
As newsletters, e-books, planilhas e demais conteúdos que podem ser adjuntos à estratégia de criação de conteúdo são extremamente bem-vindos.
Eles permitem à marca fixar-se melhor nas mentes dos potenciais clientes e dos leads, de modo a fazer que eles, além de mais consumirem da marca, incorram em maiores possibilidades de serem convertidos.
Considerações finais
Search Optimization Engine e Inbound Marketing não são, decerto, desconhecidos dos profissionais de marketing ou alheios aos analistas de SEO.
Entretanto, é comum que, às vezes, ambos não apareçam contemplados sob um único olhar estratégico, e que, também, sejam métodos utilizados de maneira difusa ou dispersa.
E não obstante serem, a rigor, duas estratégias diferentes entre si, elas convergem, na verdade, para pontos, nortes e objetivos semelhantes, e, devido a isso, ambas podem ser aliadas em um processo de obtenção de sucesso e êxito em mecanismos de busca.
Para fazer isso bem, no entanto, faz-se necessário dar atenção aos processos que os unem e, além, compreender o que cada uma desses conjuntos de táticas produtivas pode trazer a um negócio ou a uma marca.
À medida que se misturam e se alinham, os êxitos e a visibilidade na internet são mais passíveis de serem vistos.
As suas relações não são exauridas tão facilmente, e, em virtude disso, um negócio pode, sem pormenores, explorá-los à maneira que mais lhe convém.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.