Uma das redes sociais mais populares para quem quer iniciar no marketing digital e ganhar autoridade é começar no Instagram.
Com diferentes recursos, a plataforma é líder de audiência em diversos países e auxiliou na construção da identidade de marcas e profissionais ao redor do mundo.
Dados levantados pela TrackMaven mostram que a plataforma é a rede social que mais auxilia nas taxas de engajamentos das empresas, melhorando suas conversões e autoridade no mercado.
No entanto, saber como começar do zero e conseguir seguidores no Instagram do zero ainda é um desafio para quem ainda está iniciando na presença digital.
Pensando nisso, elaboramos o artigo a seguir para te dar dicas importantes sobre como você pode tirar o melhor proveito da rede social.
Vale a pena iniciar um negócio no Instagram?
Se pudéssemos te responder essa pergunta mil vezes, ela seria sim todas as vezes.
Cada vez mais, as redes sociais estão presentes nas nossas decisões de compra e influenciando nossos modos de consumo.
Você sabia que 73% dos usuários de internet no Brasil afirmaram ser impulsionados a comprar algo indicado por influenciadores digitais? É o que revela uma pesquisa realizada em 2019 pela Qualibest, revelou que
Com a alta procura e audiência, marcas que querem continuar relevantes precisam entender como iniciar um Instagram comercial.
Além do mais, a rede é bastante visual, algo que ajuda e muito no marketing das empresas, afinal, somos impactados primeiramente pelo visual dos produtos ou os elementos da marca.
Ao gerar boas impressões com conteúdo criativo, você consegue fidelizar um público e facilita o marketing em torno de lançamentos, coleções e divulgação de materiais mais institucionais.
Como começar do zero no Instagram?
Agora que você já sabe algumas vantagens de se promover na rede social, fica mais simples compreender os passos para crescer no Instagram. Olha só!
Crie uma conta comercial
Uma das grandes vantagens em utilizar um Instagram comercial, é que ele consegue oferecer recursos primordiais para a promoção do seu negócio, como a possibilidade de linkar a página de vendas diretamente em um post.
A plataforma também oferece bons recursos para que mais pessoas te encontrem e tenham meios para falar com você, seja por e-mail ou telefone, o que facilita também na confiança que o público tem com sua empresa.
Tenha um objetivo
Para começar a atrair pessoas para a sua página, você precisa realizar um planejamento de conteúdo com um objetivo claro para manter uma frequência de conteúdos que continue gerando curiosidade em quem vai visitar a página.
Além disso, é importante que suas metas tenham KPIs e métricas para que a estratégia possa ser medida de modo a gerar resultados satisfatórios, isso inclui saber também horários mais adequados para realizar as postagens e procurar não saturar seu público com informações a curto prazo.
Estude sua persona
Se você quer aumentar suas vendas ou divulgar um serviço específico, é preciso estudar a fundo o seu público-alvo.
Esse estudo será bastante complementar aos objetivos descritos no item anterior e vai te ajudar a identificar com mais clareza para quem e com quem você está direcionando o seu marketing.
Estudar sua persona é fundamental para entender e definir a linguagem, posicionamento e identidade visual que sua marca adotará para se conectar melhor com o público e gerar conexão com o mesmo.
Elabore um calendário de conteúdos
As redes sociais, e principalmente o Instagram comercial, exigem que os perfis sejam atualizados constantemente para que o interesse do público não seja gradualmente perdido.
Sendo assim, ao identificar sua persona e seus objetivos, você precisa criar um calendário de postagens na rede.
Elas podem e devem ser diversificadas e criativas, ou seja, aproveite para investir em vídeos e em fotos de divulgação com boa qualidade e copywriting.
Aproveite o momento para identificar datas importantes no mês que sejam relacionadas ao conteúdo e programe-se para não deixar passar nenhuma publicação.
Essa é uma das melhores formas para formar os passos para crescer no Instagram.
Não se esqueça das estratégias de SEO
Apesar de o Instagram contar com textos bem mais curtos que o blog post, ainda assim é possível contar com otimização de mecanismos de busca para melhorar a visibilidade das suas postagens.
Diferentemente do blog, as palavras-chave na rede social devem ser posicionadas com hashtags (#) e sempre pelo meio ou ao final do conteúdo escrito.
Dessa forma, pessoas que estejam procurando por aquele tema no Instagram, podem encontrar seu perfil com maior facilidade e realizar interações importantes, como compartilhamento, likes e o tão esperado follow.
Realize a divulgação do perfil
Você também deve realizar a divulgação do perfil do Instagram em outras redes sociais ou até mesmo através de anúncios pagos dentro da plataforma.
As estratégias de tráfego pago e orgânico são bastante importantes para que você consiga as conversões desejadas.
Esse investimento também traz maior visibilidade para o seu perfil e, consequentemente, aumenta o número de visitas e interações em outras páginas da empresa, elevando assim a importância do seu conteúdo e a construção da autoridade, importante para conquistar e fidelizar o consumidor a longo prazo.
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Com a Gentileza, você tem acesso a uma equipe especializada em estratégia de marketing digital para diversos objetivos e metas. Através dos nossos serviços, você consegue planejar e nutrir um perfil de autoridade no Instagram mesmo começando do zero.
Nós oferecemos uma consultoria de Inbound Marketing totalmente focada na plataforma e acompanhamos o progresso dos seus planejamentos até o alcance das primeiras metas, oferecendo todo o suporte necessário para que você conquiste o melhor em menos tempo.
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