O Remarketing é uma estratégia que, feita com um bom planejamento e com a abordagem certa, pode gerar os benefícios que não houveram em um primeiro momento, já que esta estratégia visa fazer um marketing novamente para a mesma pessoa.
O objetivo principal é que seja gerado um impacto para alguém que já demonstrou interesse no produto ou serviço anteriormente e, para isso, canais de comunicação que possam reativar essa mensagem são os mais usados, sendo um deles o e-mail.
Por exemplo, se um consumidor demonstrou interesse em maquina de fazer gelo filtrado, mas não comprou em um primeiro momento, com o remarketing, é possível que o interesse seja demonstrado mais uma vez e, assim, levando o cliente a exercer alguma ação.
Sendo usado em diferentes situações, o remarketing tem como padrão a utilização de e-mails que, em um momento de compra no site, o consumidor deixou o carrinho com alguns produtos, levando o envio da mensagem para não haver esquecimento.
Outro modelo de remarketing que é característico das empresas, é frisar alguma promoção que está tendo em torno de embalagem de papel para roupas, por exemplo, para que o interesse na pessoa seja mantido.
Usar estratégias de marketing e manter os consumidores nutridos a partir delas, é uma ação e um planejamento importante para uma empresa, de forma que, quando bem elaborado e estruturado garantem bons resultados até mesmo a longo prazo.
Por isso, conhecer os pontos de investimento, vantagens e como fazer uma aplicação efetiva, é essencial dentro de um negócio em meio a competição presente dentro do mercado.
Por que investir em remarketing?
Investir em estratégias de marketing pode proporcionar para uma empresa de manutenção de persiana bons resultados, do mesmo modo que o remarketing faz com que a campanha seja refrescada para quem já teve um primeiro contato.
Em meio a tantas campanhas que o cliente recebe, refrescar a memória pode fazer com que o desejo e a necessidade sejam novamente despertados, fazendo até mesmo com que as interações sejam mais fáceis de serem realizadas.
Devido ao fato de o cliente ter desistido em um primeiro momento por causa de fatores como preço, avaliações de outros compradores e até mesmo os canais de atendimento, o remarketing tem a função de ser bem elaborado e que deste modo, nutrir os consumidores.
Esse investimento que a empresa realiza acaba proporcionando uma maior visibilidade dentro do mercado, trazendo um grande destaque e fazendo com que o nome da marca ganhe ainda mais espaço dentro da concorrência.
Diferenças entre remarketing e retargeting
Tratando-se do marketing, alguns clientes podem perceber, durante a navegação na internet, que os produtos e serviços que foram vistos anteriormente, acabam aparecendo em formatos de anúncios.
Podendo ser confundidos com um remarketing, esta estratégia é denominada como retargeting, que mesmo tendo alguns conceitos semelhantes como dar novamente um engajamento ao consumidor, ambos possuem divergências.
O retargeting é focado em converter os clientes que já demonstraram interesses em algum momento, especialmente se já adentraram na loja virtual de letra caixa com led interno, e com a ajuda de anúncios pagos, há um posicionamento estratégico em outras páginas.
Com o significado de apontar ou mirar, o retargeting é uma forma de tentar atingir novos consumidores, ou seja, aqueles que estão descobrindo o empreendimento e não possuem nenhuma experiência ou vínculo com a empresa.
Em contrapartida com o remarketing, que busca cativar novamente os consumidores que já tiveram alguma compra ou demonstraram interesse.
Em ambos os casos, é essencial que a estratégia esteja bem planejada para que a empresa atinja os objetivos desejados, seja com novos clientes ou despertando o interesse dos demais que já estão vinculados de algum modo com o negócio.
Vantagens e o funcionamento
O principal ponto vantajoso do remarketing que uma fabricante de banner para loja feminina pode ter são os aumentos de conversões, principalmente por causa do ponto essencial de que um consumidor, em muitos casos, não compra no primeiro momento.
As conversões imediatas variam de empresa para empresa, bem como de produto para produto, além de fatores pessoais que acabam intervindo na escolha e momento de compra com os consumidores.
Com o remarketing, o contato com a empresa ganha uma boa estabilidade pelo fato da estratégia de marketing estar sendo feita novamente, o que abre um canal entre empreendimento e cliente para estreitar relações através de um atendimento.
O que leva aos pontos de funcionamento e vantagens da estratégia, sendo eles a lembrança da oferta e o pensamento de realizar a compra, se convencendo da necessidade e, por fim, finalizando o processo.
As vantagens aumentam ainda mais quando a empresa usa e-mail como uma forma de comunicação, especialmente em períodos que são visados dentro do mercado ou até mesmo com promoções e benefícios.
O funcionamento do remarketing é elaborado a partir de ações que os consumidores tiveram em algum momento, sendo eles:
- Colocaram no carrinho e não finalizou a compra;
- Já houve gastos de determinada quantia;
- Navegação em diferentes abas;
- Visitou um produto específico.
A partir do primeiro momento que houve uma demonstração de interesse, o funcionamento do remarketing já pode ser colocado em ação com as personalizações que a empresa deseja e, assim, conquistar os objetivos.
Como fazer uma campanha?
Para que uma corporação de frete para veículos leves faça uma campanha de remarketing, a primeira tarefa durante o planejamento é ter uma definição de público-alvo que irá receber essa nova tentativa de marketing.
Isso pode ser feito de um modo mais segmentado, porque, assim, faz com que haja uma economia na estratégia por não precisar enviar para um grande número de pessoas, fazendo com que a receita do investimento também vá para outros departamentos.
Do mesmo modo que há as classificações das pessoas que irão receber as primeiras estratégias de marketing, para uma nova afirmação também é essencial ter essa separação.
Outra forma para facilitar esse procedimento é criar uma lista negativa dos contatos que não demonstraram interesses prévios, já que com essa ação, o remarketing somente é enviado para aqueles que desejam saber mais sobre os mini salgados congelados.
As redes sociais e as plataformas de busca também se transformam em ferramentas para o remarketing, especialmente porque podem ser unidas com outras estratégias da empresa que já estão em ação, como os conteúdos e o inbound marketing.
No caso dos conteúdos, se estes forem usados como remarketing, é importante fazer com que haja um impulsionamento e que estejam atrelados com outros que serão postados, garantindo que haja um engajamento ainda maior.
O e-mail é um dos formatos mais comuns dentro dessa estratégia, por isso, títulos chamativos e promoções especiais que deixem o serviço de entrega de documentos algo que o consumidor não negue a atração, acaba sendo fundamental.
Porém, para que o remarketing não seja considerado um spam, usar ferramentas que ajudem a visualizar e controlar os e-mails que foram enviados são boas fórmulas para engajar ainda mais ou então, retirar o contato da lista deste reforço de estratégia.
Quaisquer ferramentas ou softwares que sirvam de auxílio dentro do marketing, devem ser usadas para ajudar no remarketing, especialmente aquelas que permitem saber como está funcionando a estratégia e como estão sendo recebidas.
Este formato de estratégia pode ser usado desde produtos que são novidades no mercado, como aqueles que tiveram uma grande busca, proporcionando que a visibilidade ainda esteja em alta tanto no nome da marca como no que é oferecido.
Assim, as chances de uma empresa ser ainda mais marcante aos consumidores aumentam e com isso, ocasiona em um maior número de conversão de leads.
Considerações finais
O remarketing é um formato de estratégia cada vez mais adotado pelas empresas, especialmente ao ter a percepção de que os consumidores já apresentaram algum interesse nos produtos e serviços.
Por não ter tido uma compra inicial assim que deparou-se com a campanha, podendo ser desde razões pessoais ou por outros motivos como o preço, o remarketing acaba sendo uma opção para aqueles que querem comprar posteriormente.
Sendo feito por motivos como a não finalização de compras, navegação pela página ou a visita de um produto específico, essa estratégia deve ser bem elaborada para captar a atenção que o consumidor não deu em um primeiro momento.
Podendo demonstrar até mesmo, que a empresa está disponível para atender dúvidas que estão surgindo ao longo do processo, é essencial que o remarketing sirva como uma forma de atrair ainda mais visibilidade ao negócio que o utilizar.
E, desta forma, fazendo com que, mesmo que outras ofertas estejam em ação no mercado, o consumidor se atraia novamente pelo que a empresa proporciona, fechando o ato da compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.