Redes sociais são ferramentas para conectar pessoas – esse é o princípio básico dessa mídia social. Contudo, elas podem ir muito além disso, se tornando uma ferramenta de negócios para qualquer empresa.
Dessa forma, elas são, antes de tudo, uma oportunidade. É possível dizer que quase toda a população brasileira faz parte de alguma rede social. Sendo assim, é inevitável utilizar das redes sociais como ferramenta de marketing.
Mas como fazer marketing nas redes sociais? O primeiro passo é conhecendo mais sobre elas. Entenda sobre essas mídias sociais agora!
O que é e qual é o papel das redes sociais na internet?
“O melhor tipo de marketing é aquele que não parece marketing.” (Tom Fishburne)
Redes sociais se tratam das mídias sociais utilizadas para conexão e interação entre pessoas, assim como para compartilhamento de informações. Elas funcionam por sites ou aplicativos e reúnem pessoas com interesses em comum.
Elas podem servir como uma ferramenta para distração, assim como para comércio e conexão profissional.
Quais são as principais redes sociais no Brasil?
- Facebook: é a rede social mais completa, tendo o maior número de recursos. Seu público-alvo são as pessoas entre 25 e 34 anos;
- Instagram: é uma rede social principalmente visual, com seu conteúdo sendo basicamente composto de fotos e vídeos;
- WhatsApp: é o principal canal para mensagens instantâneas no Brasil, concentrando 88% dos brasileiros com internet;
- Twitter: é a rede social mais dinâmica, tendo pouco espaço para texto (limite de 280 caracteres). É o principal canal para se informar sobre os assuntos do dia;
- YouTube: se trata do principal canal para transmissão de vídeos no Brasil;
- LinkedIn: é uma rede social focada no mundo profissional, sendo ideal para networking.
Quais são as redes sociais mais utilizadas?
Na internet, há diferentes redes sociais para divulgação de empresas. Algumas são mais populares que as outras e você pode querer usar delas para aumentar o seu alcance. As redes mais utilizadas são:
- Fachttps://www.facebook.com/ebook: possui cerca de 2.740 bilhões de usuários;
- YouTube: possui cerca de 2.291 bilhões de usuários;
- Instagram: possui cerca de 1.221 bilhão de usuários;
- Tik Tok: possui cerca de 689 milhões de usuários.
No mundo, Facebook, YouTube e Instagram são as principais redes. No Brasil, o Instagram ainda perde para o WhatsApp. Já o LinkedIn fica atrás do Instagram, com 727 milhões de brasileiros usuários.
Quais são as vantagens das redes sociais?
O que você ganha ao adotar as redes sociais como ferramenta de marketing? As maiores vantagens são essas:
- Segmentação de público: na rede social, é possível segmentar o público conforme o seu objetivo nos anúncios e nas postagens;
- Interação com o cliente: você se torna mais próximo dos seus clientes, seja pelas postagens, comentários ou mensagens. Além disso, você entra em contato com as informações dele;
- Medição de resultados: é possível acompanhar o desempenho das ações, ou seja, se suas estratégias estão dando resultado;
- Promoção de produtos/serviços: São uma ótima plataforma para promoção de produtos e serviços.
Como fazer marketing nas redes sociais?
Para aprender a como fazer marketing nas redes sociais, é necessário tomar alguns passos importantes. Confira alguns deles!
Identifique quem é seu público-alvo (e em qual rede social ele está)
Nada impede você de estar em todas as redes, porém, sua empresa vai querer focar naquela onde seu público-alvo se encontra. Por exemplo, seu público-alvo é jovem? Então foque no Instagram e adote uma comunicação mais visual.
Produza objetivos e faça um planejamento ao redor deles
Identificadas as redes sociais principais, você deve elaborar os objetivos que pretende alcançar nelas. É aumentar o alcance da marca? Criar sua autoridade digital? É a geração de leads?
Escolha um ou mais objetivos e monte um planejamento para suas campanhas de anúncio nas redes sociais, para suas postagens e para suas interações.
Crie o conteúdo certo para a rede social
Tenha em mente que cada rede social tem suas próprias características – e que essas características mudam com o passar do tempo. Então, não produza um conteúdo apenas pensando no público, mas também nos algoritmos da rede social.
Não tente alcançar um público que não tem interesse em você – foque na geração de leads
Para ter foco nas suas campanhas e postagens, produza uma persona, que é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em características de clientes reais e vai lhe guiar na geração de leads.
Monitore os seus resultados pelas métricas das redes sociais
Ao utilizar das redes sociais para divulgação de empresas, você deve ter uma atenção maior aos resultados do seu perfil na rede social. Para monitorar, você pode acompanhar as métricas das redes sociais, como:
- Tráfego de visitantes;
- Alcance das postagens e seu engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos);
- Taxa de conversão (quantos usuários se transformaram em potenciais clientes).
Crie anúncios nas redes sociais pelas ferramentas Ads
Cada rede social apresenta o seu próprio espaço para criação de anúncios. Os principais são:
- Facebook Ads: permite a segmentação de público, alcance de mais usuários e a medição de resultados;
- Instagram Ads: é utilizado junto do Facebook Ads;
- YouTube Ads: garante os anúncios tradicionais (em texto) e os em vídeo;
- Twitter Ads: produz tweets patrocinados e anúncios no trending topics. Contudo, é uma campanha de curto tempo;
- LinkedIn Ads: funciona de maneira similar ao Facebook Ads, mas voltado ao público profissional.
Redes sociais para divulgação de empresas: vale a pena?
Para quem sabe utilizar das mídias sociais, as redes são uma mina de ouro. Elas são o principal canal para quem busca aumentar o alcance de público, sendo uma forma assertiva de criar um relacionamento com o futuro cliente.
Contudo, elas também podem ser um lamento se você não tiver a expertise necessária. Fale agora com um especialista da nossa agência e veja como pôr em prática o marketing digital nas redes sociais!
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Feito com Gentileza!