Chamamos de vendarketing uma estratégia que visa alinhar os times de vendas e marketing, cujo objetivo é aumentar a receita da companhia, neste blog veremos a importância do vendarketing.
Trata-se, então, de uma junção das palavras “vendas” e “marketing” para representar a união dessas duas equipes, de modo que elas busquem os mesmos objetivos.
Entretanto, apesar de ser um conceito simples, poucos entendem o que ele representa na prática e qual a sua importância. Por essa razão, muitas empresas podem estar enfrentando problemas com esses dois times.
Elas não compreendem o funcionamento de ambos e não imaginam o quanto a união entre esses setores pode impactar positivamente a receita do negócio.
Mas, pense que as estratégias de marketing servem para criar oportunidades de vendas e os vendedores precisam saber aproveitá-las.
Se o marketing não faz isso, não existem vendas, e se os vendedores não sabem aproveitar as oportunidades, também deixam de vender. Com base nessa afirmação, podemos concluir que um setor depende do outro.
Ninguém chega a lugar algum sozinho e se você quer fazer o seu negócio crescer, precisa entender o conceito de vendarketing, como essa técnica é realizada e quais são suas vantagens. Acompanhe a leitura!
Afinal, o que é vendarketing?
Como dissemos já na introdução e como o próprio nome sugere, vendarketing é a união entre vendas e marketing, não só dos termos, mas também das tarefas desempenhadas por essas duas equipes.
Essa integração ajuda a manter o alinhamento entre elas, o que acaba por aumentar o potencial de geração de receita. Apesar de parecer algo completamente novo por ser genial, o vendarketing já vem sendo usado há algum tempo.
Hoje em dia, ele é empregado por qualquer tipo de organização, como uma auto elétrica 24 horas, mas começou a ser usado no exterior, e por lá é conhecido como smarketing (sales + marketing).
Para entender um pouco mais sobre a sua concepção, vamos compreender o seu papel dentro da organização. Você já sabe que a equipe de vendas tem como objetivo vender, no entanto, o marketing possui diversas funções, como:
- Trabalhar os canais de comunicação da empresa;
- Fazer com que a marca tenha reconhecimento;
- Criar anúncios atraentes;
- Cuidar do branding do negócio.
Todas essas ações são fundamentais para o time de marketing, mas ele só vai alcançar todos os seus objetivos quando a empresa vender.
Ou seja, se as suas estratégias de marketing não estão aumentando as vendas, ou elas não são boas o suficiente ou até se os resultados da equipe não estão sendo devidamente medidos.
Independentemente disso, é muito importante gerar oportunidades para os vendedores, o que acontece por meio dos objetivos propostos na lista anterior.
Tendo em vista que no final das contas os times de vendas e marketing de um fabricante de sensores map têm os mesmos propósitos, a única coisa que precisamos fazer é saber diferenciar o modo como eles vão alcançar essa meta.
Além disso, é vital que eles estejam alinhados, visto que marketing deve gerar oportunidades e vendas deve extrair o melhor delas, e o melhor caminho para isso é o vendarketing.
Como implementar essa estratégia no meu negócio?
Agora que você já sabe bem qual é o conceito de vendarketing, vamos mostrar como colocá-lo em prática no seu negócio, e as principais estratégias para isso são:
Criar um bom time
A primeira coisa que você precisa fazer é montar um bom time, com pessoas que tenham perfil para atingir os objetivos propostos.
Procure contratar profissionais que se interessem pelo assunto e que até mesmo sejam curiosos, visto que a curiosidade é essencial em marketing e indispensável em vendas.
Além disso, veja se os candidatos têm senso de responsabilidade, afinal, é isso que vai fazer com que arregacem as mangas e resolvam os problemas. Depois disso, é só oferecer condições adequadas para que trabalhem.
Implantar o SLA
SLA é uma sigla para Service Level Agreement e diz respeito às ações e entregáveis em cada ponto de contato existente entre os departamentos para uma organização, como um distribuidor de mochila promocional.
O objetivo é evitar que situações subjetivas façam com que uma equipe culpe a outra pelo fato de as metas propostas não serem alcançadas.
Ao definir bem as regras de cada time, os papéis de cada departamento se tornam muito mais claros e fáceis de mensurar.
Por exemplo, os vendedores não poderão reclamar que os leads estão ruins, assim como o time de marketing não poderá dizer que os vendedores não sabem trabalhar os leads.
Entretanto, assim como é importante implementar o SLA, você precisa avaliá-lo de tempos em tempos para se certificar de que vai trazer excelentes resultados.
Oferecer treinamentos
Os treinamentos são considerados essenciais tanto para os novos colaboradores quanto para aqueles que já trabalham na empresa há um tempo.
Se uma desenvolvedora de software de gestão administrativa optou pelo modelo de trabalho home office, o treinamento é ainda importante, já que isso ajuda a criar mais proximidade e manter os colaboradores por dentro das práticas.
Fazer reuniões periodicamente
Para garantir o alinhamento entre as duas equipes e evitar que ele enfraqueça ao longo do tempo, é fundamental fazer reuniões, pelo menos, a cada 15 dias.
Tenha em mente que é muito fácil perder essa prática e todas as intervenções feitas, caso não exista uma metodologia que reforce a sinergia entre vendas e marketing.
Durante as reuniões, procure saber se as métricas estão de acordo com os objetivos estipulados para o mês. Você também precisa saber quanto à qualidade de cada oportunidade gerada e o que ambos os times podem fazer para se ajudarem.
Se um escritório de arquitetura escolas moderna seguir esse processo para implementar o vendarketing, terá acesso a uma série de vantagens, que ficarão claras mais adiante.
Vantagens do vendarketing
Tendo em mente que o principal objetivo dessa estratégia é alinhar os trabalhos de marketing e vendas, não é difícil imaginar seus benefícios. Dentre elas estão:
1 – Melhora a comunicação
Geralmente, esses dois departamentos não falam a mesma língua, por isso acabam tendo metas diferentes. É exatamente por essa razão que a área de vendas costuma conhecer muito pouco o time de marketing.
Este, por sua vez, também não sabe quais ações ajudam a fechar um número maior de vendas. Por outro lado, se os dois times estão alinhados, a comunicação entre eles também melhora muito.
Para garantir isso, um distribuidor de portão de alumínio com vidro pode fazer reuniões para troca de informações. Outra opção é usar softwares de comunicação que facilitam ainda mais a troca de ideias.
2 – Experiência dos clientes aprimorada
Sem dúvidas, seus clientes serão muito beneficiados com a união entre vendas e marketing, algo que vai beneficiar a companhia de muitas maneiras.
Isso acontece porque o vendarketing consegue alinhar as tarefas desses dois times. Então, quando o setor de marketing entrega um lead para vendas, ele já sabe quais são as condições dele.
3 – Aumenta as vendas
Se o time de vendas de uma empresa de higienização bancos de carros já sabe como o lead vai chegar até ela, as chances de vendas são muito maiores.
O marketing entra em ação muito antes de um produto ou serviço ser lançado, pois ele faz uma pesquisa de mercado, com o objetivo de mostrar para a empresa quais são as preferências dos consumidores.
A partir disso, é possível realizar ações de marketing devidamente direcionadas ao público-alvo, mostrando para essas pessoas, no momento certo, que a empresa tem a solução que elas precisam.
Com o passar do tempo, isso cria um relacionamento duradouro que vai muito além apenas do objetivo de vender. A experiência do cliente será muito mais agradável e isso vai influenciar de maneira positiva na decisão de compra.
4 – Desenvolve o espírito de colaboração
O objetivo do vendarketing é unir essas duas equipes, e com isso promover um esquema de trabalho que melhore o clima organizacional e atinja os objetivos da organização.
Nesse sentido, uma empresa de aluguel de empilhadeiras precisa analisar quais são os pontos fracos e fortes dos dois times, para assim oferecer suporte para suas atividades diárias e dificuldades, o que ajuda a potencializar suas forças.
As reuniões auxiliam muito nesse sentido, uma vez que promovem a participação de todo o grupo, o que facilita o surgimento de soluções.
Conclusão
Se as equipes de marketing e vendas da sua empresa trabalham juntas e estão envolvidas com as metas internas e externas, o engajamento será muito maior e todos colaboram melhor com suas tarefas.
Isso vai melhorar os resultados, tanto das estratégias de marketing quanto das estratégias de vendas, pois um vai entender o que o outro precisa para chegar ao objetivo. Neste artigo, você aprendeu como implementar essa técnica brilhante.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.