Um meio para motivar os colaboradores é o endomarketing, uma estratégia de marketing institucional, voltada exclusivamente para o público interno, ou seja, para os colaboradores, veremos a importância do endomarketing.
Também conhecido como marketing interno, essa técnica ajuda a melhorar a imagem da companhia perante os funcionários, fazendo com que se sintam mais motivados, o que consequentemente leva à redução do turnover.
Este, por sua vez, representa o índice de rotatividade de funcionários, e quando ele está muito alto, é sinal de que alguma coisa não vai bem.
Além de diminuir a rotatividade de profissionais dentro da companhia, também atrai pessoas bem qualificadas. O objetivo dessa ação, além de impactar positivamente quem já é colaborador, é mostrar que a companhia é um bom lugar para trabalhar.
Por essa razão, a corporação acaba se tornando a meta profissional de muitos talentos. Se você parar para pensar, vai se lembrar de muitas que transmitem essa imagem.
O endomarketing ajuda nesse sentido, e é sobre ele que viemos falar hoje. Vamos explicar seu conceito, por que adotá-lo e os principais recursos que podem ser usados. Portanto, caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, leia até o final.
Qual o conceito de endomarketing?
Endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing voltadas para os funcionários do negócio. Também conhecido como “marketing interno”, seu foco está em melhorar a imagem da companhia perante os colaboradores.
Assim, se a empresa tem uma boa imagem para seus funcionários, então a taxa de rotatividade é muito menor.
Ou seja, um fabricante de forro de pvc colocado precisa investir nessa estratégia porque os colaboradores influenciam o público externo. Isso acontece porque eles têm contato direto com os processos e podem passar essas informações para outras pessoas.
Um funcionário satisfeito fala bem da empresa para seus amigos e familiares, o que automaticamente cria uma impressão positiva sobre a companhia.
Por outro lado, se ele estiver insatisfeito, vai reclamar muito sobre as condições de trabalho e destacar os pontos fracos do negócio dentro de seu círculo social, o que acaba desumanizando a empresa.
Embora endomarketing seja uma palavra que remete ao marketing, ele não se refere apenas a essas estratégias. Na verdade, estamos falando de um trabalho em conjunto entre o RH e o departamento de marketing.
O RH precisa estar sempre atento às necessidades dos funcionários, melhorando a qualidade do trabalho e garantindo um ambiente profissional para essas pessoas.
O endomarketing precisa motivar constantemente os colaboradores para que eles se sintam importantes dentro da corporação, e a melhor forma de fazer isso é unindo esses dois setores.
Juntos, eles desenvolvem atividades no dia a dia que tornam a equipe satisfeita e motivada. São ações que estimulam a participação da família na empresa, treinamentos, troca de experiências, valorização, dentre outras possibilidades.
Em uma empresa de aluguel de betoneira, é uma forma de criar uma percepção positiva sobre o negócio e mostrar que o time desenvolve um bom trabalho.
Só que mesmo tendo em vista todas as vantagens do endomarketing, são poucas empresas que realmente compreendem essa necessidade.
Por que investir em endomarketing?
Antes de começar a investir nessa estratégia, é necessário compreender de que maneira ela pode afetar os negócios, e os motivos são muitos, como:
- Melhora o clima organizacional;
- Aumenta a lealdade dos colaboradores;
- Reduz a rotatividade de funcionários;
- Expande a produtividade;
- Motiva os colaboradores.
É normal que algumas atividades do dia a dia sejam estressantes, e muitos profissionais acabam sendo influenciados por esses momentos.
Uma empresa que se preocupa com a saúde dos funcionários proporciona um ambiente de trabalho mais agradável, o que colabora com a manutenção da saúde mental e reduz os níveis de estresse.
A preocupação com a qualidade do trabalho e o bem-estar dos colaboradores faz com que o fluxo de atividades se ajuste aos processos, e estes serão seguidos de maneira mais precisa.
Assim, o time de uma empresa de lavagem de cortinas com blecaute trará resultados positivos e será mais produtivo.
Algo muito importante e que toda corporação precisa fazer é se colocar no lugar do colaborador. Qualquer pessoa se sentiria mais acolhida por uma companhia que se preocupa com suas necessidades e que trabalha com sugestões para melhorar o dia a dia.
Os colaboradores percebem esse cuidado e se tornam mais leais e envolvidos com o lugar onde trabalham. A motivação também é importante porque traz outra vantagem.
Profissionais motivados são mais satisfeitos e por isso não têm motivos para deixar a empresa. As pessoas percebem quando estão inseridas em um ambiente que se preocupa com o seu bem-estar.
Elas deixam de pensar apenas no salário e compreendem a importância de seu trabalho para a corporação.
Consequentemente, há um aumento considerável da produtividade, e os funcionários executam suas tarefas da melhor maneira, se tornam mais proativos e melhoram os resultados do cotidiano.
Tudo isso acontece porque o endomarketing possui uma capacidade ímpar de motivar as pessoas, além de fazer com que uma empresa de limpeza de sofás esteja sempre aberta a novas ideias e sugestões dos colaboradores.
Os funcionários se sentem mais motivados, ao mesmo tempo em que gera o sentimento de que estão inseridos em um ambiente de trabalho que está sempre preocupado em garantir qualidade e bem-estar.
Só que para aproveitar todas as vantagens do marketing interno, é necessário saber como colocá-lo em prática.
Melhores recursos de endomarketing
A comunicação é o principal meio para conquistar clientes e colaboradores. A maneira como o alto escalão se comunica com seus funcionários é determinante para o modo como eles vão perceber a marca.
A imagem projetada deve ser muito bem trabalhada, nesse sentido, um fabricante de fachada de loja acm deve investir nas seguintes estratégias de endomarketing:
1 – Palestras e eventos
Palestras e eventos motivacionais aumentam a motivação da equipe e auxiliam no crescimento de cada funcionário.
Cada um será capaz de trilhar seu caminho profissional, de acordo com os seus objetivos pessoais e as metas que pretende alcançar.
As palestras acrescentam de maneira positiva na formação pessoal e profissional, além de trazer para os colaboradores uma fonte extensa de conhecimento, que os prepara para encarar as atividades do dia a dia e as demandas do mercado.
Lembre-se de que assim como os seus clientes, os colaboradores também estão interessados em informação para melhorar as tomadas de decisões.
Assim, a empresa precisa se posicionar de maneira positiva em relação a isso e mostrar que está disposta a apoiar os funcionários.
2 – Pesquisas de satisfação
Vemos muitas empresas fazendo pesquisas de satisfação com os clientes, mas elas também são importantes com os colaboradores.
Se um fabricante de bateria moura 70 amperes quer reforçar sua estrutura e garantir o bem-estar de sua equipe, deve fazer pesquisas que vão ajudar a entender as necessidades e demandas dos profissionais.
Isso também ajuda a implementar atividades que melhoram o ambiente de trabalho e que trazem transformações positivas para as pessoas.
Ao fazer uma pesquisa de satisfação, pergunte no que as pessoas acreditam que possa ser uma boa solução para determinadas situações.
Considerar as sugestões dos funcionários e fazer com que eles percebam isso aumenta a sensação de cuidado, além de mostrar zelo por seus interesses. Logicamente eles vão se sentir mais presentes e importantes.
3 – Oferta de benefícios para os colaboradores
Os benefícios oferecidos por uma empresa de usinagem de virabrequim não se limitam apenas ao vale-transporte, convênio médico, vale alimentação, dentre outros do tipo.
Existem outros benefícios que chamam a atenção dos profissionais, como cupons de desconto em salões de beleza e barbearias, sessões de massagem, vale academia, entre diversas possibilidades.
Algo que tem sido cada vez mais valorizado pelas pessoas é o horário de trabalho flexível ou o home office. As duas modalidades mostram que a empresa confia na competência e na responsabilidade do funcionário.
Também existem as corporações que oferecem bonificações, como um bônus para bom desempenho, que pode ser uma porcentagem extra no salário ou eletrodomésticos, viagens, passeios, e assim por diante.
4 – Criar um plano de carreira
Uma empresa de cursos NR 01 com plano de carreira mostra que valoriza os profissionais que possui e desperta o interesse de outras pessoas em trabalhar nela.
Os colaboradores atuais se sentem mais motivados e enxergam possibilidades reais de crescimento e realização profissional. Ofereça oportunidades de trabalho para cargos maiores para aqueles que são mais dedicados e capacitados.
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Considerações finais
Como vimos, existem estratégias de marketing voltadas exclusivamente para os colaboradores de uma empresa, que são importantes para que eles estejam sempre motivados e aumentem sua produtividade.
Por meio de ações simples, os colaboradores sentem que seu trabalho é importante para o negócio, gerando a sensação de valorização. Com isso, a tendência é que se empenhem cada vez mais para realizar suas tarefas do dia a dia da melhor maneira.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.