Manter um site sempre atualizado e otimizado é fundamental para que ele possa ser acessado por qualquer pessoa e em qualquer lugar. Mas, uma das características que merece um cuidado especial é o formato responsivo da sua página.
Cada vez mais pessoas utilizam a internet para realizar ações comuns no seu dia a dia. Seja pagar contas bancárias, ler notícias ou se comunicar com amigos e parentes, o número de usuários conectados ao mundo virtual cresce constantemente.
Atualmente, até mesmo as compras de supermercado podem ser feitas por aplicativos de entrega, tudo graças à internet. Um moleskine capa mole, uma película para celular ou um aparelho para medir pressão podem ser adquiridos virtualmente.
Ter uma atuação online se tornou bastante importante para diferentes tipos de empresas, justamente para que elas pudessem melhorar o seu faturamento e conquistar clientes em qualquer parte do país.
Mas, para que esses retornos positivos sejam alcançados com sucesso, a empresa deve investir no seu site, garantindo que ele possa ser utilizado de forma integral, independentemente do dispositivo em que está sendo acessado.
Isso é o que se chama de formato responsivo, uma característica indispensável para qualquer plataforma atualmente, tanto para um e-commerce quanto para um site institucional.
Se o seu site ainda precisa receber melhorias e você quer entender melhor no que a responsividade implica e qual as vantagens de aplicá-la na sua página, este conteúdo é para você. Por isso, siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o assunto.
O que é um site responsivo e por que ele é importante?
Qualquer pessoa que utiliza um smartphone para fazer uma pesquisa sobre painel em ps depende que as plataformas que ela acessa sejam enquadradas no tamanho de tela do celular, para conseguir visualizar o conteúdo que está ali presente.
Caso isso não seja possível, a visualização da página se torna quase impossível, o que faz com que o usuário abandone aquele site para visitar outro.
A responsividade foi, durante algum tempo, uma característica interessante das plataformas mais atualizadas. Porém, hoje, quem deseja ter uma quantidade de acessos consideráveis precisa que o conteúdo da sua página seja otimizado.
Isso porque os usuários estão cada vez mais seletivos. O que quer dizer que se a empresa não oferece todo o suporte que ele precisa para navegar no site, certamente ela já perdeu um cliente.
Dessa maneira, garantir que todo o conteúdo disponível na sua plataforma possa ser visto por qualquer visitante é de suma importância para os resultados da empresa, principalmente se é por esse meio que ela obtém seus lucros e conquista clientes.
As vantagens de ter uma página responsiva
Ter uma página responsiva não se trata apenas de deixar o layout mais bonito ou proporcional, mas sim, de oferecer um site que promova a usabilidade, permitindo que várias ações possam ser executadas ali.
Por isso, é possível dizer que ter um site responsivo traz várias vantagens, tais como:
- Uma boa experiência para o usuário;
- Um bom posicionamento na internet;
- Aumento da velocidade de carregamento da página;
- Diminuição da taxa de rejeição;
- Aumento de vendas;
- Garantir a acessibilidade em qualquer dispositivo.
Vamos explicar um pouco sobre cada um desses aspectos a seguir.
1. Experiência do usuário
Quando o cliente de uma estética automotiva está buscando pelo serviço de adesivação de carros, ele vai buscar por estabelecimentos que prestem um bom atendimento, um serviço de qualidade e tenham toda a estrutura necessária para o que ele precisa.
O mesmo conceito pode ser aplicado em um site da internet. Afinal, quem entra na sua página quer acessar todas as abas ali presentes, encontrar as informações que precisa e poder realizar qualquer tipo de ação que julgar necessária.
A responsividade garante que tudo isso seja possível, de maneira que, ao permitir um uso integral das funções da plataforma, a empresa garante uma boa experiência para o usuário.
2. Posicionamento na internet
Quem já atua na internet há algum tempo sabe que é fundamental investir em um bom posicionamento do site no Google. Mas, para atingir esse objetivo, é necessário atender aos requisitos exigidos pelo buscador.
Um dos principais parâmetros que são analisados pelo Google no ranqueamento de sites dentro da sua plataforma é a responsividade.
Isso porque ele se importa que os usuários tenham acesso a informações de qualidade e naveguem em páginas otimizadas.
Sendo assim, investir em responsividade é investir em posicionamento, o que deve ser uma das prioridades de qualquer estabelecimento, seja ele especializado em banner impressão digital ou em venda de equipamentos eletrônicos.
3. Carregamento rápido da página
A responsividade é um elemento que ajuda na estruturação da página, o que permite que tudo o que é exibido ali possa ser carregado mais rapidamente sem prejuízos na qualidade.
Ao construir um site responsivo, o programador responsável otimiza todos os itens que serão utilizados para compor o layout, que podem ser fotos, vídeos ou textos, de forma que eles sejam vistos integralmente e apareçam para o usuário sem demora.
4. Diminuição da taxa de rejeição
Se você acompanha as métricas do seu site para entender o que a plataforma precisa aprimorar e o que chama a atenção do público, certamente já percebeu que existe um elemento que implica diretamente no tráfego da página: a taxa de rejeição.
Esses números representam a quantidade de pessoas que acessaram o seu site e por qualquer motivo que seja saíram dele rapidamente, o que mostra que algo ali não foi positivo na experiência delas.
Por isso, um e-commerce que trabalha com materiais escolares personalizados e deseja que os seus clientes consigam realizar os seus pedidos de maneira simples e prática, deve garantir que o site seja responsivo, e possa ser acessado pelo celular ou tablet do cliente.
Sendo responsivo, os índices de rejeição da página tendem a cair consideravelmente, devolvendo uma boa quantidade de tráfego para o site.
5. Aumento de vendas
Não é difícil imaginar que um site que possui uma ótima estruturação e que funciona corretamente em qualquer dispositivo em que é acessado traz um aumento no número de vendas, não é mesmo?
Isso porque, ao buscar pelos serviços de plotagem a2 na internet, é possível que o cliente goste da apresentação da página e veja qualidade no que está sendo oferecido.
Dessa forma, ele acaba por decidir fazer um pedido ali mesmo, resolvendo uma pendência.
Assim, os sites que já estão preparados e oferecem uma experiência adequada ao seu público conseguem potencializar o seu número de vendas, alcançando retornos cada vez mais positivos na sua plataforma.
6. Acessibilidade em qualquer dispositivo
Existem diversos modelos de celulares e tablets disponíveis no mercado, de modo que ao se pensar no tamanho e proporções de cada um deles, é possível imaginar o quanto o formato responsivo é importante para um site.
Qualquer usuário que faça uma pesquisa sobre promotores para eventos diretamente do seu smartphone, deve conseguir ler sobre o assunto tal como uma pessoa que está acessando o mesmo site pelo desktop, e o formato responsivo serve para isso.
Investir na responsividade do seu site é permitir que ele seja visualizado em qualquer tipo de tela, seja de modelos já existentes ou dos que ainda serão lançados.
Afinal, independentemente do tamanho da tela, o site responsivo se adaptará com tranquilidade, sendo uma configuração necessária no curto, no médio e no longo prazo.
Essas são apenas algumas das vantagens de ter uma plataforma responsiva, sendo ao mesmo tempo importante e necessária para qualquer tipo de empresa.
Desktop x mobile: qual é a mais acessada?
Existem vários tipos de pesquisas realizadas para entender os padrões de consumo das pessoas, que colhem dados interessantes sobre características de compra conforme o passar do tempo.
O relatório Why We Buy realizado em 2019 pela empresa Criteo S.A., mensurou que, dos mais de mil entrevistados no mês de agosto, 72,7% preferem fazer compras utilizando o celular.
No Brasil isso não é diferente. Um estudo chamado Comércio Móvel no Brasil, da Mobile Time/Opinion Box, feito também em 2019, mostrou que a utilização do smartphone pelo brasileiro continua crescendo.
Isso porque, nos últimos quatro anos, a proporção de acessos passou de 41% para 85%, tendo um aumento bastante expressivo.
Além disso, 77% dos participantes afirmam que fazem compras pelo celular e 23% pelo desktop.
Tudo isso se deve às facilidades obtidas nos pedidos online. Comprar pelo celular traz mais comodidade, principalmente porque é cada vez mais comum encontrar anúncios durante a navegação nas redes sociais, por exemplo.
Além disso, ao acessar um e-commerce pelo smartphone, o comprador já visualiza fotos do item, confere opiniões, solicita entrega expressa motoboy e faz o pagamento de um boleto diretamente pelo aplicativo bancário, agilizando o processo de compra.
Nesse cenário, é possível perceber o quanto o acesso mobile cresceu e ainda vai alcançar novos patamares, o que exigirá a adaptação de todos os sites para o formato responsivo.
Por isso, se você ainda não fez essa modificação na sua plataforma, atualize-a o quanto antes, garantindo a melhor experiência para os visitantes e clientes da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.