O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google que anteriormente, era conhecida como Google Adwords, e desde seu lançamento tem sido uma importante ferramenta para alavancar negócios no mundo digital.
Qualquer pessoa com acesso a internet já fez pelo menos alguma pesquisa no Google.
Fator que torna a plataforma a maior ferramenta de busca do mundo, e todos os dias milhões de usuários acessam o Google para tirar dúvidas sobre todo tipo de área.
Além disso, alguns sites e blogs também possuem uma interação direta com o Google por meio de abas de propaganda, bem como os vídeos na plataforma Youtube, que também é parte da Google.
Estes elementos são muito conhecidos por qualquer um que trabalha pela internet. Você tem inúmeras possibilidades, todas elas pensadas especificamente para conseguir apresentar uma experiência única para o usuário, motivo de seu sucesso.
Por isso, muitas empresas de instalação de placas de energia solar pensam em como utilizar o Google como uma forma de prosperar, encaixando-se em elementos diferenciados da concorrência para conseguir uma melhor aceitação do público.
O primeiro passo para qualquer empresa trabalhar isso é o SEO. Por meio do Search Engine Optimization, você tem uma série de ferramentas para conseguir alavancar seu posicionamento junto aos algoritmos do Google.
Entretanto, é importante ter em mente que esse tipo de recurso é calculado de médio a longo prazo, ou seja, existe um bom tempo de trabalho antes de os resultados começarem a aparecer.
Para conseguir mais velocidade e agilidade nos recursos da plataforma, você pode adotar os anúncios patrocinados, por meio do Google Ads.
A plataforma cria e gerencia anúncios sem que você precise se preocupar muito com isso, de maneira simples, rápida e eficiente.
Além disso, os custos valem muito mais a pena do que ações de marketing tradicional.
Como funciona o Google Ads?
A operação do Google Ads parece bem simples em sua teoria, basta a empresa de batedeira de massa industrial, por exemplo, pagar um valor pré-determinado e seus links começarão a ser expostos em pesquisas do Google.
Assim como nas demais plataformas que utilizam os serviços da gigante de pesquisas.
Entretanto, o grande diferencial desse tipo de serviço é justamente sua capacidade de explorar resultados altamente qualificados.
O poder de segmentação desse tipo de anúncio é muito útil para você conseguir encontrar exatamente o tipo de público que pretende.
Dentre as opções de segmentação que você pode escolher para utilizar os serviços do Google Ads, podemos citar:
- Identidade de gênero;
- Classe social;
- Faixa etária;
- Profissão e qualificação.
Além de diversos outros elementos, que permitem que você trabalhe muito melhor o seu público-alvo.
O público-alvo é um grupo de pessoas com propensão a consumir de sua marca, normalmente com vários pontos em comum.
Determinar o seu público-alvo é fundamental para aumentar a efetividade de suas ações de marketing digital, uma vez que você consegue atingir pessoas muito mais propensas a negociar um caderno personalizado A4 com você.
Por conta disso, muitas empresas acabam utilizando o Google Ads, uma vez que a plataforma permite que suas propagandas acertem diretamente no alvo, sem que você precise gastar um dinheiro além do comum para isso.
Existem na plataforma quatro métodos principais para que uma empresa consiga fazer seus anúncios.
Rede de pesquisa
Este método utiliza as páginas do próprio Google como base para apresentar as propagandas.
Normalmente, quando um cliente procura algo no Google, os primeiros links são os que estão em publicidade paga, aparecendo com um indicador de “anúncio pago” na página.
Este tipo de anúncio é controlado pelos próprios algoritmos, uma vez que para apresentar o melhor conteúdo para um consumidor e fazê-lo voltar a pesquisar com a Google, é fundamental que se filtrem propagandas e anúncios.
A própria ferramenta toma cuidado para escolher os melhores resultados, garantindo assim que você consiga explorar muito melhor suas possibilidades. Uma das principais vantagens nesse modelo é que você só é cobrado por cliques em sua página.
Isso garante mais autonomia e segurança para os empresários, que terão o retorno esperado em troca do valor acertado.
Dessa maneira, é possível estruturar campanhas muito maiores de marketing digital usando a ferramenta corretamente para vender toldo de alumínio para janela de apartamento.
Anúncios de Display com o Google Ads
Esse tipo de campanha é utilizado quando você começa a espalhar seu conteúdo.
Aqui, outros sites, blogs e páginas de notícia utilizam o próprio Ads para conseguir um engajamento maior, então ele acaba sendo difusores do serviço e de outras empresas.
A quantidade de visibilidade proporcionada pelo Google é imensa, uma vez que a maioria das pessoas no mundo inteiro usam constantemente a plataforma.
Por isso, quando a pessoa vê seu produto como pingente de ouro de menina na própria busca, e depois um display, ela acaba associando melhor a marca.
Para aproveitar melhor o conteúdo do anúncio display, é interessante investir em material gráfico de qualidade.
Assim, a imagem atrai a atenção de seus consumidores, que acabam indo até sua própria página descobrir mais sobre a empresa.
Além disso, esse tipo de anúncio acaba sendo multifuncional, porque também servirá para redes sociais e até para o envio de e-mail marketing, instigando o diálogo com os clientes.
Anúncios em vídeo
O Youtube é uma plataforma que cresce cada vez mais, o conteúdo em vídeo é muito mais dinâmico, e por conta disso muitas empresas têm preferido esse formato.
Com o Google Ads, é possível criar material especificamente para a plataforma.
Portanto, você também só paga quando há uma interação de seu anúncio de cortina para janela de sala com o espectador, não gerando custo caso o usuário decida pular a propaganda.
Anúncios em aplicativos
Este é um modelo mais recente de publicação, que utiliza da tecnologia mobile para conseguir angariar ainda mais clientes para sua empresa.
Principalmente, porque os dispositivos móveis são a fonte principal de uso da internet para muitas pessoas.
Dessa forma, você consegue engajar-se de maneira muito mais efetiva.
Vantagens do Google Ads?
Agora que você conhece mais detalhadamente o Google Ads, é hora de entender quais são as vantagens que tornam esse um elemento fundamental de qualquer estratégia de marketing digital.
Resultados rápidos
Essa é uma das vantagens mais visíveis da plataforma. Embora outras ferramentas sejam muito funcionais, como o marketing de conteúdo e as técnicas de SEO, é importante pensar que são técnicas de longo prazo, que demandam tempo e atenção para gerar resultados.
Muitas empresas de construção de condomínios não podem se dar ao luxo de esperar esses resultados, principalmente, aquelas que estão no início e precisam se manter financeiramente.
Nestes casos, usar a plataforma do Google Ads acaba sendo uma excelente escolha.
Melhorar seu conceito de palavras-chave
As palavras-chave são altamente importantes para qualquer ação de marketing. É por meio delas que você consegue explorar todo o potencial de suas ações, sobretudo em ferramentas de pesquisa como o Google.
Por meio do Google Ads, você consegue compreender quais são as melhores palavras para alcançar corretamente seu público-alvo, bem como as ações que você precisa fazer para garantir que essas palavras-chave sejam bem-sucedidas.
Conforme você experimenta palavras-chave em propagandas pagas, consegue identificar quais delas geram um retorno melhor, criando assim uma padronização muito mais inteligente para sua empresa.
Melhorar sua conversão com o Google Ads
Aparecer em primeiro no Google não é o segredo do sucesso. Embora facilite que as pessoas te encontrem, você precisa ter um conteúdo de qualidade para conseguir manter os clientes com você.
Por isso, é importante testar quais são as ferramentas mais funcionais para que sua empresa consiga recursos adequados na conversão de clientes.
Esse processo é fundamental para conseguir levar os consumidores por meio de toda a jornada de compra.
Investir em links como estes acabam auxiliando o processo de evolução individual de várias empresas, aumentando assim sua capacidade de conversão.
Trazer novos clientes
Por intermédio dos anúncios patrocinados, muito mais clientes de diversos locais vão começar a identificar sua loja, bem como seus produtos, como uma luminária de teto ou serviços.
Isso acaba fazendo com que muitas pessoas novas comecem a se interessar pelo seu estabelecimento.
Uma empresa depende desse tipo de recurso para manter sua saúde financeira, e por isso é essencial conseguir conquistar mais clientes em todas as etapas do funil de vendas.
Considerações finais
O Google Ads é uma ferramenta poderosa oferecida pela Google para alavancar empresas de todos os nichos e portes.
Esse tipo de ação é fundamental para agilizar qualquer estratégia e conquistar novos clientes.
Quando você explora os conceitos de tecnologia aplicada a sua empresa, é importante ter em mente de que alguns gastos na verdade são investimentos, realizados buscando resultados muitos melhores para a empresa posteriormente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.