A função de analista de marketing digital cresce no contexto das redes sociais e do comércio online, estampando a maior parte dos anúncios de vagas de emprego.
Esse artigo vai fornecer um guia sobre a profissão e o que é necessário para destacar-se.
O analista de marketing é o profissional que trabalha com líderes de diversas áreas de uma empresa, identificando as qualidades do produto e metas da empresa para desenvolver ações de marketing efetivas.
Formação integrada
A formação do analista de marketing é integrada, contando com várias áreas da Administração e dos estudos sociais em umaempresa de motoboy, confira abaixo o conjunto de habilidades técnicas para esse cargo.
Estatística e análise de mercado
A capacidade de trabalhar com números e extrair deduções para criação de hipóteses estatísticas, para o analista de marketing, é uma habilidade que pode colocá-lo muito à frente da concorrência. O trabalho de marketing atua, diretamente, com o coletivo.
Para atuar em marketing, o analista deve ser especialista no segmento em que atua e por isso, deve saber responder, com propriedade, as perguntas:
- Qual é e para que serve seu produto?
- Quem precisa do seu produto?
- Como o seu produto é fabricado e transportado?
- Qual é o ciclo de vida do seu fabrico?
- Qual é o preço mínimo e médio de seu produto?
- Quem são os fornecedores do seu produto?
- Qual é a recepção de seu produto no mercado?
Essas questões são vitais para identificar as articulações que ligam uma engrenagem a outra, mapeando as relações de causa e efeito nas relações comerciais que impactam as vendas de uma mesa de madeira para lanchonete.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um processo da Administração que envolve os donos do produto e indivíduos nos cargos mais elevados de uma empresa.
A teoria que sintetiza esse conceito teve por objetivo conceituar a organização hierárquica interna.
Cada departamento de uma empresa possui profissionais em cargos de nível estratégico, incluindo o marketing.
Sendo o analista uma função deste patamar, aqueles que assumem essa função devem estar familiarizados com ferramentas de planejamento.
Um exemplo é a Análise SWOT – forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities), ameaças (threats).
Assim como, o Ciclo PDCA – Plan (planejar), Do (executar), Check (avaliar), Act (implementar). Outros exemplos são as Forças de Porter e a Matriz BCG – participação de mercado.
Esses recursos lançam um olhar mais nítido sobre as características que definem o mercado em que o analista está inserido, bem como sua posição em relação aos grupos de interesse em umserviço de mudança interestadual.
As ferramentas listadas são teorias que usam dados recolhidos em bancos não-relacionais para criação de hipóteses e organizar informações.
O processo de coleta, no entanto, depende do uso de outros instrumentos de análise.
Benchmarks
Os benchmarks são dados recolhidos das instituições concorrentes a um estabelecimento, submetidos à análise comparativa em relação ao desempenho da empresa diagnosticada. As informações recolhidas podem ser de vários tipos.
Dados financeiros, índices de satisfação do cliente, pesquisas de opinião, estatísticas de produtividade, presença nas plataformas digitais, estes são alguns dos vários meios de realizar operações de benchmarking, que podem nutrir o planejamento estratégico.
Amostragem
A amostragem é uma técnica estatística que consiste na extração e isolamento da parte de uma população, com o objetivo de identificar fenômenos de multidão que afetam toda a população-alvo para uma análise de preço de móveis para clínica, por exemplo.
O recurso de pesquisa quantitativa é amplamente utilizado em projetos científicos de várias áreas, com destaque para a antropologia e economia, segmentos importantes para o funcionamento das empresas e das ações de marketing.
Tecnologia de algoritmos e indexação de conteúdo
Os algoritmos são um conjunto de comandos com entradas e saídas definidas, que tem por objetivo executar alguma ação.
Quando se fala em tecnologia digital, os algoritmos são o conceito de base para a inteligência artificial e automação de processos.
O funcionamento de plataformas online necessita de um sistema eficiente de recomendação de conteúdo.
Essas recomendações organizam o volume aleatório de dados que são despejados na web, guiando o usuário comum até os itens de seu interesse.
Esse processo é a indexação de conteúdo, fundamental para qualquer ação de marketing digital em uma sala de reunião pequena.
Por isso, cabe ao analista conhecer como atua esse tipo de recurso nas diferentes plataformas utilizadas pelo consumidor na internet.
SEO
Sigla para Search Engine Optimization ou otimização para ferramentas de busca, o SEO é um conjunto de técnicas que explora a engenharia de algoritmos criada pelos sites de busca, usada para selecionar conteúdo de qualidade e alinhado à pesquisa do usuário.
Um dos algoritmos mais decisivos para a indexação de endereços virtuais é o PageRank, criado em meados de 2005.
Sua estrutura consiste no ranqueamento de recomendações para o link de páginas especializadas em revisão automotiva, por exemplo.
Essas recomendações podem ser citações embutidas no conteúdo de uma página interna do mesmo domínio ou de um site externo, bem como citações não-linkadas de uma marca cadastrada nos programas da ferramenta de busca.
Redes sociais
As redes sociais também utilizam algoritmos de recomendação para indexar conteúdo.
Em contrapartida, essas plataformas empregam comandos diferentes, considerando a dinâmica de interação proposta pela marca detentora do espaço.
O analista de marketing digital deve analisar o comportamento dessas plataformas e as regras empregadas na configuração de seus algoritmos.
Assim, é possível traçar um mapa do perfil de uso de cada rede social, estabelecendo estratégias que estejam de acordo.
Experiência do usuário
A experiência do usuário é a navegabilidade e harmonia visual percebidas pelo visitante de uma página, a partir do dispositivo que é usado para o acesso.
A criação de canais virtuais para a marca considera este fator para o sucesso de uma campanha de marketing digital.
Uma campanha de marketing digital é centralizada no site como um uniforme social para empresa em relação ao seu público.
Nele reúnem-se dezenas de páginas distintas, como anúncios de produtos ou publicação de artigos.
Para conectar todas essas páginas, adaptar a exibição para diferentes dispositivos de tela e garantir que o carregamento seja rápido, a experiência do usuário aplica conhecimentos de desenvolvimento de software para tornar a plataforma intuitiva.
Tráfego pago
O tráfego pago é o mecanismo de anúncios para a internet ou impulsionamento de conteúdo, tendo como base o pagamento da campanha à marca ligada ao serviço.
Esse recurso exige a aplicação de alguns critérios, uma vez que são pontuados pelo algoritmo.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo consiste na elaboração de material publicitário em vários recursos de mídia, com a finalidade de gerar valor agregado a uma marca de conserto de ar condicionado e convencer o consumidor.
Redação publicitária
A redação publicitária é uma área que lida com a criação de peças de textos.
Artigos, chamadas para ação, roteiros e outros conteúdos que acompanham imagens, vídeos ou publicações em blogs fazem parte deste segmento.
Design gráfico
Por sua vez, o design gráfico atua em conjunto com a redação na organização visual dos materiais publicitários, inserindo conceitos como tipografias, teoria e harmonia de cores, identidade de marca, diagramação, entre outros.
Fotografia e produção cinematográfica
A fotografia é fundamental para o comércio virtual, uma vez que produtos e serviços são primariamente apresentados ao consumidor por meio da imagem.
Por isso, o analista de marketing digital deve reunir conceitos de base para avaliar esse tipo de trabalho.
Prospecção de vendas
A prospecção é o processo de persuasão do consumidor, quando é apresentada razões que valorizem a decisão de compra e acompanhem o cliente durante todo o processo, desde o pagamento até a entrega e o pós-venda.
Inbound Marketing
Também conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing parte do consumidor como aquele que deve iniciar o contato e a negociação entre empresa e cliente.
Para isso, é necessário nutrir, gradativamente, seu interesse por meio da criação de conteúdo.
Para o Inbound Marketing, o lead é a parcela da audiência de uma página que estabelece a comunicação ao ceder informações de contato.
Essa prática é predominante no cenário online, razão de sua importância para o marketing digital.
Outbound Marketing
Por outro lado, o outbound marketing representa o modelo mais tradicional de prospecção do cliente, quando o vendedor entra em contato com o perfil de consumidor que mais se adequa naquilo que for considerado compatível com a proposta da marca.
O que é preciso para o analista se destacar?
Para destacar-se, o analista de marketing deve investir nos critérios técnicos citados neste artigo, em conjunto com qualidades pessoais que impactam sua capacidade de liderança, cooperação e implementação efetiva de planos de ação.
Criatividade
A criação de uma campanha de marketing digital é um processo que envolve a criatividade.
Sendo esta uma característica que permite ao indivíduo realizar conexões incomuns, é o diferencial necessário em um cenário competitivo como o comércio digital.
Adaptabilidade
A adaptabilidade reúne uma série de conceitos que regem o potencial de identificar crises e situações de risco, resistir às ameaças que estas impõem (resiliência), tirar o máximo de aproveitamento que o evento permite (plasticidade) e aplicar o aprendizado no futuro.
Eficácia na comunicação
Um analista de marketing digital vai chefiar equipes das mais diversas. Para isso, é fundamental uma boa capacidade de comunicar-se, evitando ruídos e falhas na transmissão da mensagem, considerando e respeitando as particularidades de todos.
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Conclusão
Resumindo, um analista de marketing digital é uma das profissões em crescimento com a era digital, disputado por empresas e agências especializadas.
Como um cargo de alto nível, reúne habilidades e responsabilidades que tocam diversas áreas.
Portanto, esse é o trabalho de um profissional versátil, conhecedor das ferramentas online e de como o mercado em que atua funciona, identificando as melhores oportunidades e extraindo o melhor de sua equipe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.