Existem diversas mídias sociais atualmente, cada uma com uma lista de regras e termos de uso a serem respeitados, que do contrário, pode acarretar em punições. No caso do Instagram há o shadowban, um tipo de impedimento criado pela própria plataforma.
Esse “banimento fantasma” pode punir usuários da rede por meio da redução extrema do alcance de conteúdos aos seguidores. O objetivo dessa prática é controlar a qualidade e o teor dos conteúdos postados pelos milhões de perfis existentes.
Geralmente, essa queda no engajamento não costuma ser comunicada ao responsável pela página, entretanto, o controle de acesso do público às postagens pode ser identificado de uma outra maneira.
Com a análise de métricas dos conteúdos publicados dos meses ou semanas anteriores é possível ter uma visão sobre a queda da audiência atual e, a partir disso, saber se ocorreu alguma medida punitiva.
Outra forma de observar se um perfil não sofreu shadowban é analisando o engajamento do público. Isso inclui uma série de recursos interativos do Instagram, como os mencionados a seguir:
- Baixo número de likes;
- Poucos comentários;
- Hashtags ineficientes;
- Ausência de novos seguidores.
Esse cenário pode trazer muitos prejuízos a profissionais do marketing, lojas virtuais e perfis empresariais. Cada interação a menos significa um dano a mais para as estratégias que foram traçadas na criação e divulgação dos conteúdos.
Por esse motivo, os usuários do Instagram, principalmente os profissionais, precisam estar atentos aos causadores da sanção, que podem estar presentes nos pequenos detalhes de uso da mídia social.
O shadowban costuma ser temporário, e para controlar suas consequências ou evitar o problema, existem alguns meios que podem ser utilizados pelos administradores da conta.
Portanto, é essencial que o uso consciente do Instagram seja feito, de forma a evitar surpresas desagradáveis a um negócio, em especial os virtuais, como os e-commerces, uma vez que dependem exclusivamente de um bom posicionamento no mundo digital.
Causas do shadowban
As práticas que podem levar um perfil a um banimento nem sempre estão relacionadas à qualidade e teor dos conteúdos postados pelo usuário responsável. Muitas vezes, a punição está mais relacionada ao uso excessivo de recursos.
Para que não haja surpresas negativas em uma conta, é primordial que o administrador do Instagram esteja consciente e atento a todas as práticas que podem gerar tal consequência, entre elas, pode-se mencionar as listadas a seguir:
1 – Uso inadequado e excessivo de hashtags
Nem sempre o uso indevido de uma hashtag está relacionado a um conteúdo ilícito ou de cunho sexual apelativo. Na maioria das vezes, elas estão relacionadas a assuntos virais ou mesmo termos populares usados na língua inglesa, como books ou like.
Para não cair em um shadowban é essencial conferir a atualização constante das listas de hashtags banidas antes de inseri-las em uma publicação pessoal ou corporativa, como é o caso de uma empresa de limpeza condomínio.
Suponhamos que um negócio tenha usado em alguma postagem a respeito da qualidade dos serviços prestados a hashtag #hardworkpaysoff que, em português, significa “o trabalho duro compensa”.
Neste caso, a intenção de alavancar a visibilidade de um post que mostre o resultado da dedicação dos funcionários na limpeza dos ambientes pode resultar no shadowban do perfil, devido a proibição da hashtag utilizada.
Se esse termo foi usado em conjunto com muitos outros e em um alto número de postagens, o perfil também pode ser banido pelo Instagram, que condena o excesso de hashtags.
2 – Uso de automações para resultados rápidos
Alguns profissionais de marketing digital acabam apelando para o uso de automações que garantem a aquisição de seguidores e interações automáticas, entretanto, essa prática é proibida pelo Instagram.
Imagine que uma empresa de higienização de sofá e impermeabilização queira expandir o seu negócio iniciante a novos patamares, por isso, decide contar com o auxílio da automatização de seu perfil.
Consequentemente, com essa decisão, o número de engajamento e de seguidores começa a crescer até que, de repente, sem perceber, a conta é banida pela plataforma, que deixa de entregar resultados rápidos e ainda impede o crescimento orgânico da conta.
Uma situação semelhante poderia ocorrer com quaisquer outras lojas que precisam conseguir um alto número de seguidores em pouco tempo, para mostrar “credibilidade” ao público.
Por isso, é essencial que o crescimento de uma página seja gradativo e espontâneo, sem a ajuda de serviços terceiros para garantir novos integrantes. Dessa forma, será possível mantê-la intacta.
3 – Interação exagerada
Em um perfil pessoal ou profissional, as interações com moderação são essenciais para evitar um shadowban. Para uma melhor compreensão, imagine o perfil de uma imobiliária especialista em aluguel de galpão de estoque de embalagens.
Cada visitante ou seguidor que visualiza um de seus anúncios deseja entrar em contato com o responsável pela página que, consequentemente, responde a todos com as informações relativas à proposta.
Com o passar dos dias e dos meses, esse excesso de interação pode gerar uma punição invisível do Instagram. Por isso, neste e em outros casos em que as negociações são necessárias, é recomendável a integração do perfil com outros meios de comunicação.
Aplicativos de mensagem, número de telefone, e-mail ou qualquer outra forma de contato podem ser usados para evitar que esse tipo de problema aconteça inesperadamente e traga um enfraquecimento dos resultados.
4 – Postagem de conteúdos inapropriados
Esse é um dos pontos que merecem mais atenção no uso diário de uma conta do Instagram. Portanto, é essencial ter cuidado sobre qual o tipo de assunto e imagens são publicadas em um perfil.
Nem sempre o conteúdo precisa apresentar algo ilícito ou pornográfico para ser banido, por essa razão, uma empresa especialista em auto transformador 10000va deve ter cautela no que diz respeito às publicações da influência do produto no cotidiano de uma pessoa.
Afinal, mesmo a publicação de imagens que não explicitam a nudez, como a foto de um homem tomando banho, apenas com as mãos, cabeça e parte do tronco aparecendo.
Esse já é considerado um motivo de análise e talvez punição da plataforma para o usuário responsável pela publicação em seu feed.
5 – Grande quantidade de unfollows
É comum que, com o passar do tempo, alguns perfis deixem de fazer sentido para alguém e, nesse cenário, aconteça a prática de unfollows, o famoso “deixar de seguir”, em alguma delas.
Entretanto, é importante estar atento a quantidade de contas que um mesmo perfil deixa de seguir, uma vez que o número excessivo pode gerar uma sanção. O recomendável é dividir esse processo em mais de um dia.
Imagine o caso de um pedreiro especialista em impermeabilização de laje com manta. O profissional criou o seu primeiro perfil para fins de interação pessoal, mas com o tempo, resolveu transformá-lo em comercial.
Durante o processo de transição, ele resolveu deixar de seguir muitas contas de pessoas conhecidas e figuras públicas que não contribuem para a sua conta profissional. Como consequência, teve a sua conta banida pelo Instagram.
O mesmo poderia acontecer com outro profissional, responsável pela instalação de porta de enrolar automática transvision, que também decidiu fazer a transição do seu perfil pessoal para um profissional e precisou de uma rápida quantidade de unfollows.
O que fazer após um shadowban?
Como o shadowban ocorre de maneira inesperada e não é avisado ao usuário, é essencial que análises constantes do perfil sejam feitas, para que não haja surpresas desagradáveis.
A partir disso, outras medidas importantes poderão ser tomadas no Instagram, sendo que as principais são:
Suspenda o uso da rede por um tempo
O primeiro passo recomendado após receber um shadowban é dar uma pausa considerável no uso da rede. O tempo de suspensão na utilização pode variar de quatro dias a uma semana, para que tudo volte ao normal o mais rápido possível.
Se, mesmo com a diminuição de interações, controle de unfollows, conteúdos e hashtags a punição permanecer no perfil, é essencial que o usuário, como um analisador de gases caldeira, relate o problema ao suporte do Instagram.
Reporte o problema à central do Instagram
Para reportar o problema à plataforma, basta que o usuário se dirija ao link de suporte localizado no rodapé da página. Em seguida, deve selecionar a opção “ajuda na resolução de problemas e com o início de sessão” e depois “algo não está a funcionar”.
Considerações finais
Para o bom desempenho de um perfil do Instagram, é essencial que o responsável pelo perfil esteja atento a todas os possíveis motivadores de um shadowban, que venham a prejudicar a aquisição de resultados positivos.
Uma boa estratégia de marketing digital deve ser trabalhada para evitar possíveis danos e lidar com as consequências do uso indevido de algum recurso de uma mídia social. Dessa forma, será possível manter-se longe dos banimentos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.