Toda empresa precisa definir seu nicho de mercado para ter mais sucesso e conquistar autoridade naquilo que faz.
Aliás, esse conhecimento também é importante para desenvolver um bom plano de marketing.
Só que mesmo os empreendedores mais experientes têm algumas dúvidas sobre esse assunto e como definir um nicho.
No entanto, ele é crucial para o crescimento do negócio, principalmente quem está começando com poucos recursos com baixo investimento.
A definição de um nicho ajuda a concentrar os esforços naquilo que tem mais possibilidade de dar certo, evitando que a empresa queira abraçar mais do que pode oferecer.
Existem organizações de sucesso que trabalham com diferentes segmentos, mas se você analisar, vai perceber que elas começaram dentro de um nicho específico.
As marcas precisam alcançar autoridade por meio de um público selecionado e assim conseguir se tornar maior naquilo que fazem, mas, para isso, é necessário saber por onde começar.
Para esclarecer melhor o assunto e garantir o sucesso do seu empreendimento, neste artigo, vamos explicar o que é nicho de mercado, porque é necessário focar nele e mostrar algumas vantagens de fazer esse estudo.
Entenda o conceito de nicho de mercado
Nicho de mercado nada mais é do que uma segmentação do mercado em que a empresa atua, ou seja, ele identifica um grupo menor dentro de determinado setor, para que as necessidades e interesses desse público sejam atendidos.
Geralmente, esse público possui problemas sem soluções viáveis dentro do mercado, o que se configura como uma oportunidade para os empreendedores.
O marketing digital oferece várias estratégias que ajudam a identificar esses setores, uma vez que a internet ajuda a segmentar o público de maneira orgânica.
Para uma empresa de construção auto sustentável, conhecer seu nicho é o que vai definir seu sucesso ou seu fracasso.
Podemos usar como exemplo uma loja que vende todo tipo de carrinho de controle remoto, e existem colecionadores dispostos a pagar um preço maior por determinados carrinhos. Esta loja possui um nicho de mercado específico.
Também existem aqueles que procuram um determinado modelo para participar de competições, então aqui temos outro nicho.
Analisando esse exemplo, conclui-se que o nicho de mercado nada mais é do que um segmento que atende necessidades específicas dos consumidores, mas que ainda são pouco exploradas.
Por que investir em um nicho de mercado?
Entrar no mercado como uma marca generalista, que oferece produtos para um segmento muito amplo, acaba por perder a oportunidade de se posicionar como especialista em alguma coisa.
A comunicação vai impactar uma quantidade maior de pessoas, mas elas também são impactadas por outras empresas que atuam da mesma forma, o que aumenta a concorrência e reduz uma comunicação assertiva.
Por outro lado, atuando em um nicho específico, como no caso de uma empresa de higienização de estofados de couro, a empresa vai atingir menos pessoas, mas será capaz de resolver um problema específico.
Consequentemente, sua comunicação será mais certeira e ela vai falar com potenciais clientes que precisam de suas soluções.
Portanto, terá acesso algumas facilidades, como:
- Plano de marketing assertivo;
- Menos concorrentes;
- Preços vantajosos;
- Oportunidades de parcerias estratégicas.
Se você trabalha com um nicho de mercado específico, o planejamento de marketing é mais eficiente e vai se comunicar diretamente com a persona.
Também é uma forma de trabalhar com consumidores carentes de uma solução, dentro de um mercado pouco explorado.
Justamente por trabalhar em um mercado carente de soluções, os preços cobrados trarão mais lucros, mesmo com menos vendas.
Por fim, conhecendo bem o mercado de atuação, fica mais fácil identificar um bom parceiro de negócios que realmente seja capaz de trazer resultados positivos.
Com isso, uma loja especializada em agenda moleskine personalizada fará com que os recursos investidos, como tempo, dinheiro e mão de obra, tragam retornos, como reconhecimento público e aumento das vendas.
Vantagens de definir o nicho de mercado
Definir um nicho de mercado traz muitas vantagens para as organizações, e dentre aquelas que mais se destacam estão:
Redução da concorrência
Quanto mais específica for a empresa, menor será a concorrência que ela precisará encarar.
Para entender um pouco mais sobre isso, podemos imaginar um produto que todos têm em casa, como no caso de um liquidificador.
Se você parar para pensar, vai perceber que existem muitas marcas que fabricam esse mesmo produto. Agora, pense em uma loja de massas e molhos que precisa produzir molho de tomate artesanal em larga escala.
Esse negócio precisa de um liquidificador industrial, mas, certamente, as marcas pensadas anteriormente dificilmente vão atender a essa necessidade.
O dono dessa loja vai procurar um fabricante que ofereça esse produto e estar disposto a pagar mais por ele, depois reconhece seu valor e o que a solução pode trazer para a loja.
Outro exemplo é um pet shop de serviço de banho e tosa focado em uma determinada raça. Os tosadores conhecem todos os tipos de tosas que podem fazer nesses animais, e os proprietários preferem pagar mais para ter uma tosa especialista.
No mesmo exemplo do liquidificador, os fabricantes que vendem a versão simples e caseira desse produto vão atender uma grande parte da população, inclusive as pessoas que acreditam que outro produto possa substituí-lo.
Em outras palavras, a concorrência dessas marcas é muito maior, por outro lado, os fabricantes de liquidificador industrial possuem uma concorrência menor e seus produtos são de valor agregado.
Público mais engajado
Além da baixa concorrência, o público com o qual a empresa vai trabalhar será muito mais engajado e disponível. Isso acontece porque quando você passa a atender um nicho definido, vai trabalhar necessidades específicas e que ainda não foram atendidas.
Imagine, por exemplo, uma empresa que precisa contratar um centro de medicina do trabalho, mas ela precisa de um local especializado nos riscos a que seus colaboradores estão expostos, como no caso dos funcionários de uma empreiteira.
No mercado, podemos encontrar diversas empresas que trabalham com a mesma coisa, mas nenhuma delas é capaz de atender o que a organização em questão precisa.
Se ela encontrar uma clínica disposta a direcionar seus serviços para as suas necessidades, não vai pensar duas vezes em firmar a contratação.
Isso acontece porque a organização consegue transmitir uma imagem de atendimento personalizado e que considera aquilo que o consumidor realmente precisa.
É importante lembrar que as pessoas estão cada vez mais exigentes na hora de comprar produtos e serviços, e não é de se admirar que a maioria prefira algo que atenda exatamente às suas necessidades, mesmo que tenha que pagar mais caro.
Por exemplo, uma empresa de cobertura de vidro retrátil e especializada em áreas de piscina será capaz de trazer muito mais satisfação para as pessoas que querem exatamente aquilo que ela oferece.
Fidelizar os clientes
Se o público é mais engajado e a concorrência é mais baixa, a organização vai trabalhar com uma audiência mais enxuta, e quanto menor ela for, mais personalizado será o atendimento, além de ser possível dar atenção total ao cliente.
O público é mais qualificado porque atende à oferta, uma vez que ela é capaz de suprir suas necessidades e exigências. Consequentemente, a marca fará vendas frequentes para o mesmo cliente.
Podemos citar como exemplo um fabricante de caderno de planejamento personalizado que optou por não vender seus produtos no varejo, mas, sim, oferecer atendimento personalizado para quem precisa de sua solução.
Além do caderno, ela também vende canetas personalizadas e outros materiais que complementam seu produto principal e que oferecem qualidade superior.
Fortalece a marca
Atuar em um nicho específico traz mais engajamento por parte do público, tem como foco a prova social e gera autoridade naquilo que a empresa faz.
Se o negócio é capaz de atender a uma dor específica, certamente ele será lembrado por isso por aqueles que precisam de seus produtos e serviços, como no caso do empreendedor que precisa de liquidificador industrial.
O nome de uma clínica de consultoria em fisioterapia esportiva sempre será citado entre os esportistas, tornando-se uma referência neste nicho e sendo indicada por aqueles que realmente entendem do assunto.
Sendo assim, sua marca vai ficar tão forte que será conhecida entre aqueles que precisam dela por meio do marketing boca a boca.
Considerações finais
Portanto, saber escolher um nicho de mercado faz uma grande diferença para o sucesso da organização, pois é muito mais fácil se destacar em meio a um público específico.
A companhia vai focar seus investimentos em marketing direcionado, o que aumenta suas chances de se tornar referência naquilo que faz, além de construir uma imagem muito positiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.