Há algum tempo, as redes sociais deixaram de ser mera válvula de escape para um dia cansativo no trabalho ou nos estudos. O sucesso tecnológico reforçou a importância destas interfaces e criou novas profissões, dentre as quais gestão de rede social.
As primeiras plataformas de relacionamento que se popularizaram no início deste século rapidamente se tornaram um “happy hour” para grande parte das pessoas. Com o crescimento de uma geração virtual, estas foram promovidas à extensão da vida.
A gestão de rede social é uma iniciativa realizada por profissionais de diversas áreas que reúnem conhecimento para auxiliar empresas e influenciadores digitais na melhoria da qualidade de sua presença online, sob as seguintes abordagens:
- Dominar as redes sociais trabalhadas, diretrizes e objetivos;
- Conhecer o emissor e receptor da mensagem veiculada;
- Estabelecer uma persona que sintetize os insights do projeto;
- Definir postagens nas redes sociais e monitorá-las.
Grandes transformações foram provocadas pela destruição de fronteiras oferecidas pelo advento das redes sociais. A indústria do entretenimento, sendo a primeira afetada, assistiu a consolidação de fenômenos publicitários que se proliferaram na música e na arte.
Eventos que permitiram a conquista de lucros estratosféricos, aos poucos, atraíram a atenção dos demais setores.
Artistas mundialmente conhecidos e ovacionados se mostraram os melhores rostos de campanha que os modelos desconhecidos de uma agência.
Descobriu-se o anseio do público por um conjunto de hábitos de consumo tão integrados quanto a interface virtual e física, como hardwares e softwares, atuando juntos em direção a um produto. Este produto se revelou a nova estratégia da publicidade.
A audiência que consome ao mesmo tempo em que interage, recebe enquanto troca, exige algo além de um anúncio com rótulo e preço como um aparelho removivel com mola. É necessário cativar, oferecer algo que possa ser discutido e virar alvo de reflexão.
Quando marcas e profissionais percebem a necessidade de comunicar valores que equilibrem entretenimento, conhecimento e vendas através das redes sociais, surge a demanda por especialistas que saibam como comunicar da melhor maneira.
A importância dos novos comunicadores
Uma nova profissão surge sempre que nasce um novo modelo de linguagem. Ainda nos primórdios da civilização, os escribas se formaram quando a grafia foi inventada e sistematizada em uma complexa estrutura lógica de termos combinados.
O ponto de partida para esta mudança é o aparecimento de uma nova ferramenta. As inscrições em pedra, barro, papiros e tecidos, até alcançar o papel e o caderno personalizado a4, são o fio contínuo de um mesmo processo.
Tais escribas se multiplicaram em contadores, tradutores, professores desta modalidade de comunicação. Logo que a linguagem escrita alcançou diversos idiomas e locais, haviam correspondentes disponíveis a esta tarefa.
Igualmente desenvolveram-se datilógrafos e digitadores no início da era das revoluções, onde os primeiros instrumentos de escrita que não envolviam a impressão direta de informações em estrutura foram produzidos em larga escala.
Os influenciadores digitais foram definidos, no começo da jornada online, como “blogueiros”, escritores de portais na internet que aos poucos aplicaram métodos específicos de produção de conteúdo que os afastam de seus antecessores.
As redes sociais catalisaram este processo ao simplificar a postagem e compartilhamento de textos e, posteriormente, conteúdos estampados embanner com fotoe vídeos.
A conversa e a palestra se tornaram um só dentro destes espaços, que otimizando a publicação de comentários e marcadores de opinião, permitiram uma aproximação jamais vista entre emissor e receptor de uma mensagem.
Nos dias atuais, este emissor e receptor representam empresa e cliente, respectivamente. Este contato fortaleceu as abordagens de pré e pós-venda, humanizando um e enfatizando a importância do outro.
Para atingir esses objetivos com eficiência, a contratação de profissionais especializados em redes sociais é uma atividade em alta. Denominados pelo termo em inglês social media, esses gestores analisam de perto os padrões de interações construídas na internet.
Monitorando o comportamento de massas, é possível observar algumas tendências exclusivas no engajamento das redes sociais. Com base nesses estudos, constrói-se algumas métricas que permitem o estabelecimento de uma persona de impacto.
1 – Dominando a rede social
Cada rede social apresenta uma proposta distinta e aplica meios para alcançá-la. A empresa fundadora de um desses espaços pode reduzir ou aumentar drasticamente o número de palavras permitidas por postagem, por exemplo.
Uma decisão como essa visa mover o público a um tipo diferente de interação. Uma rede social de pequenas postagens terá como consequência de sua política um volume maior de publicações por minuto, gerando um efeito em cadeia de concorrência por alcance.
Esta é marcada por uma competição entre perfis cadastrados dentro de uma rede social por posições de destaque. Em um ambiente em que o fluxo de dados é muito alto, as chances de grande parte deste conteúdo ser esquecido é também grande.
Os usuários apresentam uma urgência em aumentar sua frequência de uso, reduzindo os casos de cadastrados fantasmas, ou seja, perfis que fazem parte da plataforma, mas não interagem ou convertem para suas publicações ou postagens dos outros.
Maiores blocos de informação, por outro lado, exigem maior tempo e esforço de postagem, desacelerando o tráfego. As publicações tendem a ser voltadas a nichos específicos, como exposições detalhadas de um evento em um centro automotivo 4×4.
Outro exemplo que demonstra a importância em conhecer a dinâmica da rede social trabalhada consiste nas informações pessoais exigidas no cadastro.
Redes sociais que executam muitas fases de reconhecimento para validar a criação de uma conta coíbem ativamente a formação de personagens que não correspondem aos dados reais da pessoa atrás da tela.
Seus usuários podem considerar que sua privacidade está mais exposta, reprimindo comentários e postagens que podem ocultar os reais desejos da audiência. Ao mesmo tempo, o que é exibido tem sua veracidade mais facilmente verificável.
Alguns cadastros solicitam a disponibilização de documentos reais para comprovar identidade, tais como registros de pessoa física e outros instrumentos de identificação como cartão de idoso estacionamento.
Analisar a dinâmica de uma rede social e compará-la à proposta de seus fundadores é fundamental na primeira fase da gestão de rede social. Através disso, é possível escolher em quais plataformas a presença online será construída.
2 – Definindo um personagem
Etapa presente em todas as estratégias de marketing que se utilizam da aproximação com o cliente através da divulgação de seus valores, a construção de uma persona representa a bússola a direcionar a presença de um perfil pessoal ou empresarial.
A definição de um personagem, contudo, não deve ser vista como uma tentativa de enganar o leitor. Consiste na personificação de valores reais e princípios que estão de acordo com a organização por detrás da página.
O uso desta técnica tem como função resumir e integrar as ideias que um veículo esteja tentando transmitir a uma audiência. Estas ideias variam em concordância aos objetivos de cada instituição ou pessoa.
A formação de uma persona virtual é um recurso utilizado por empresas, organizações sem fins lucrativos e pessoas físicas que desejam estabelecer um posicionamento de perfil coerente na internet.
Para criá-la, o gestor de redes sociais reúne informações sobre o emissor e o receptor, encontrando o que ambos têm em comum em termos de interesses, posturas, necessidades e soluções.
3 – Definindo uma frequência de postagens
Um empreendimento voltado para descarte aparelhos eletrônicospode contratar um social media para definir um cronograma de publicações que comuniquem com o público que cuida do meio ambiente.
O profissional da área vai definir o conteúdo das postagens, as palavras-chave utilizadas, a paleta de cores, o estilo de imagens e o planejamento da diagramação e design gráfico.
Junto a estes detalhes, que podem ser definidos com o auxílio de uma equipe ou profissionais de arte, se sobrepõe a definição da frequência de postagens como meta estipulada pelo social media com base em seus estudos sobre a rede social trabalhada.
Apesar das muitas diferenças, grande parte das redes sociais compartilham a preocupação em estabelecer uma política anti-spam. O termo “spam” refere-se à postagem excessiva e repetida, gerando um distúrbio conhecido como lixo eletrônico.
Caso o comportamento de um usuário seja percebido como spam, sua conta sofre níveis de punição que variam entre a remoção do conteúdo e o banimento do cadastro.
O equilíbrio entre uma alta frequência de postagem, importante para manter a relevância de uma página que oferece acessório hospitalar de medico venda e o respeito às diretrizes de uma plataforma depende do contexto observado pelo gestor.
Vantagens do gerenciamento das redes
Além das fases que incluem a investigação da rede social trabalhada com base no uso e nas informações disponíveis na própria plataforma, a construção de uma persona e um plano de ações, é parte indispensável da gestão o monitoramento do projeto.
Ele está ancorado na análise de dados fornecidos pela plataforma sobre a taxa de engajamento, os números totais de visualizações, compartilhamentos, comentários e demonstrativos de opinião.
Acompanhar o impacto da construção de um perfil e produzir relatórios que demonstrem os resultados do plano traçado é a prova final da competência e eficácia de um trabalho de social media.
A presença de empresas nas redes sociais não se reduz a alguns segmentos, abrangendo todos os setores e serviços. Empresas de moda e empresa de sinalização de transito podem e devem se apropriar dos instrumentos mais modernos de tecnologia.
O serviço oferecido pelos gestores de redes sociais não deve ser ignorado por aqueles que almejam se destacar na internet. Um gestor de rede social é uma ajuda especializada que retira das costas do produtor um grande volume de atividades, deixando-o livre.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.