Chamamos de autoridade de domínio uma métrica importante para as estratégias de marketing de conteúdo. Por conta disso, é necessário compreender seu conceito para trabalhar com ele.
Todas as empresas querem estar entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa, o que não é novidade para ninguém, afinal, ter uma posição de destaque na internet é garantia de sucesso para o negócio.
Mas não é todo mundo que consegue chegar lá, pois estar entre as primeiras posições envolve uma série de fatores e estratégias fundamentais. Uma delas é a produção de conteúdo de qualidade.
Só que além de produzir esses materiais, a plataforma onde eles são publicados precisa ter a chamada autoridade de domínio, cuja sigla é DA.
Essa estratégia foi criada por uma empresa especialista em SEO, chamada Moz. Tudo partiu da identificação e reunião de fatores que pesam sobre a autoridade de um site.
Tal descoberta facilitou o trabalho dos profissionais de marketing, tanto na hora de produzir conteúdos, quanto na otimização das páginas.
Neste artigo, vamos explicar o que é autoridade de domínio, como aumentá-lo e mostrar as vantagens de trabalhar esse indicador.
Entenda o conceito de autoridade de domínio
Autoridade de domínio (Domain Authority, ou DA) é uma métrica que mostra a importância de um domínio, com base nos fatores de SEO on page e off page. Por meio dele, é possível saber o número de links que apontam para o site, assim como sua qualidade.
O Google e outros mecanismos de busca não criaram um indicador oficial em relação à autoridade de domínio, tendo em vista que esse indicador é desenvolvido por consultorias e prestadoras de serviços focadas em SEO.
Com essa estratégia, uma empresa de terceirização de recepcionista pode ter uma ideia sobre a relevância de seu site para a internet.
O DA é medido por uma pontuação que vai de 0 a 100. Nesse sentido, quanto mais alto ele for, maior será a relevância de um site para o posicionamento nos resultados de pesquisa.
Quem não entende muito bem do assunto enxerga essa mensuração como algo muito técnico, no entanto, é bastante simples e fundamental para que as páginas das empresas sejam bem posicionadas.
Para compreender melhor seu conceito, pode-se dizer que a autoridade de domínio é como se fosse uma nota atribuída ao site, e assim como nas provas da escola, quanto maior a nota, melhor é o desempenho do site.
Existem vários fatores que podem impactar no cálculo, e isso acontece porque as fórmulas usadas pelos proprietários de sites para calcular o indicador costumam considerar diferentes critérios, mas o que é ponderado ainda é desconhecido.
Contudo, todas as empresas, como uma de serviço de pintura residencial, precisam ser coerentes e conhecer a fundo os objetivos do SEO. Com base nisso, dá para dizer que alguns fatores influenciam na autoridade de domínio, dentre eles:
- Análise distributiva;
- Idade do site;
- Diversidade de links;
- Reputação;
- Padrão temporal.
Outros critérios costumam ser considerados também, como os links que apontam para o site, a qualidade dos inbound links, a existência de backlinks tóxicos, dentre outros.
Esses critérios mostram que não é fácil manipular o indicador, portanto, é melhor seguir as recomendações de otimização de páginas do que consertar aquilo que não está de acordo com o algoritmo do Google.
Da mesma maneira, é essencial dizer que a autoridade do site é algo que vem com o tempo, por meio da publicação de conteúdos de qualidade em uma estratégia de link building bem estruturada.
Mas também é possível aumentar essa pontuação, isso se dá por meio de algumas ações fundamentais.
Como fazer com que a autoridade de domínio cresça?
Antes de mostrar como fazer isso, é essencial entender que a autoridade de domínio impacta muito na visibilidade de uma marca na internet.
As pessoas recorrem ao Google para procurar qualquer informação, como no caso de serviços de lavagem de tapetes grandes, entretanto, quem não estiver em uma posição de destaque, não será encontrado pelos consumidores.
Em vista disso, muitas empresas correm atrás de maneiras de aumentar a autoridade do site, sendo algumas delas:
Pesquisar boas palavras-chave
O tráfego orgânico é resultado da relevância das páginas. Isso quer dizer que elas precisam responder às dúvidas mais comuns dos clientes e suprir suas necessidades.
A palavra-chave assume um papel crucial nesse cenário, visto que é por meio delas que os usuários serão atraídos pelos conteúdos depois de realizarem uma pesquisa.
As empresas devem procurar termos usados pelo seu público e incorporá-los em seus conteúdos. Mas além de usar a principal palavra-chave, também é necessário aplicar termos secundários.
Por exemplo, se uma empresa vai utilizar como palavra-chave principal “serviços de reforma em geral”, pode usar como termo secundário uma variação, como “serviços de reforma”, pois ela pode ser muito útil na criação de autoridade de domínio.
Trabalhar com marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, e materiais de qualidade são essenciais para um bom SEO. Conteúdos genéricos não atraem visitas, e por essa razão, não colaboram com autoridade de domínio.
O papel do SEO é otimizar as páginas e todos os seus elementos para que ela seja encontrada facilmente durante as buscas dos usuários, e uma das principais técnicas é a produção de conteúdo orgânico e relevante.
É imprescindível oferecer informações profundas e focadas em detalhes ricos em relação ao tema abordado, e este tema precisa ser do interesse do público-alvo. Com isso, a empresa mostra autoridade que possui naquilo que faz.
Estar presente nas redes sociais
O engajamento nas redes sociais é outro critério importante para melhorar o DA de um site, mesmo porque o próprio Google usa a interação entre o perfil de uma empresa de cortina de vidro varanda nas redes sociais com seu site para avaliar os conteúdos.
Logo, se determinado link recebeu muitas curtidas e comentários, o buscador identifica o material como algo diferenciado.
As empresas precisam estar presentes nessas plataformas, e ao criar as chamadas para ação, é essencial incluir botões de compartilhamento nas redes, pois isso ajuda a impactar mais leitores.
Vantagens de trabalhar autoridade de domínio
Como vimos, para melhorar a autoridade de domínio, é fundamental investir nas estratégias de SEO, e esse trabalho traz muitas vantagens para as organizações, tais como:
1 – Estar à frente dos concorrentes
Se o domínio de um site é grande, então ele é mais relevante do que os concorrentes. Por essa razão, a empresa acaba se destacando.
A página foi otimizada ao ponto de ser considerada como a melhor opção de resposta pelo buscador, e os usuários sabem que o Google oferece sempre as melhores respostas entre os primeiros resultados.
Se um fabricante de cortador de grama a gasolina aparecer no primeiro link, vai receber mais visitas do que o segundo ou terceiro, portanto, estará na frente dos concorrentes.
2 – Aumenta os seguidores nas redes sociais
Lembra quando falamos que estar presente nas redes sociais é muito importante para aumentar a autoridade de domínio? Se o site aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, mais pessoas vão saber sobre a marca e procurar por ela nessas plataformas.
Para potencializar esse resultado, uma confecção de uniforme feminino social pode incluir os ícones de suas redes sociais em seu site. Ao estar bem posicionada, receberá mais visitas e se os visitantes clicarem em seus ícones, podem começar a segui-la.
Isto acaba se tornando outro fator fundamental para manter os perfis nas redes sociais sempre atualizados, afinal, o usuário precisa perceber que a empresa está ativa em todos os canais.
3 – Melhora o reconhecimento de marca
Um site com boa autoridade de domínio vai aparecer entre os primeiros resultados, sendo por conta disso que mais pessoas vão encontrar a empresa na internet, por meio de pesquisas orgânicas.
Se um fabricante de troféu em acrílico está no topo do ranking, mais pessoas vão saber sobre a existência dele. Esse é o melhor caminho para aumentar o reconhecimento de marca e melhorar os resultados.
Mesmo que elevar a autoridade de domínio não tenha como objetivo aumentar as vendas e os lucros, isso é um resultado indireto desse trabalho, e faz todo o sentido.
Conclusão
A internet é um ambiente gigante, repleto de sites, páginas e outros tipos de plataformas, provenientes de pessoas, empresas, instituições de ensino e tantas outras fontes.
Por ser extremamente acessível e democrática, acaba por aumentar a concorrência. É por essa razão que o site precisa ter autoridade nesse espaço para conseguir se destacar.
Estar atento a esse fator é fundamental para melhorar cada vez mais suas páginas, fazendo com que elas apareçam entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa, e assim construir a presença digital da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.