Trabalhar com mobile marketing pode trazer um retorno muito mais significativo para as campanhas de comunicação da sua empresa.
Isto, focando em um público e em um formato de conexão com o cliente de forma mais assertiva e com certeza com potência confirmada.
Isso porque esse tipo de estratégia foca exclusivamente em interações que acontecem por meio dos aparelhos celulares, dentro de canais de comunicação em que ele acessa.
Na atualidade, os celulares são as ferramentas tecnológicas mais populares, estando em todos os espaços, com diferentes tipos de segmentos e também podendo atender a diferentes desejos, como em meio aos seus formatos de comunicação com o público.
Dessa forma, as vantagens de empresas que investem nesse tipo de direcionamento dentro da construção de campanhas acabam sendo maiores e significativas para seus mercados.
No texto abaixo vamos entender um pouco mais sobre o que é o mobile marketing, apontando as principais formas de colocá-lo em prática e também os benefícios que empresas de embalagem para feijoada delivery tem como resultado de seu trabalho.
Conheça mais sobre o que é mobile marketing
O mobile marketing trabalha exclusivamente com comunicações que são disseminadas por meio dos principais canais em acesso nos aparelhos celulares, estando mais presentes com cada um dos públicos desses espaços, certamente alçando um grande público.
Alguns exemplos desses canais são:
- Aplicativos;
- Redes sociais;
- SMS;
- Sites mobile;
- QR Code.
No entanto, antes de entendermos melhor como colocar em prática, é importante sabermos que essa é uma das principais estratégias da atualidade.
Isto, justamente por viabilizar um contato entre marcas e clientes pelos espaços onde mais circulam consumidores atualmente.
Isso porque o número de aparelhos celulares mais do que dobrou no início da última década, fazendo com que a aposta em canais digitais e mobile fosse algo interessante.
Assim, podemos dizer que uma empresa de embalagem pipoca gourmet consegue hoje entrar em contato com grande parte do seu público por meio deste tipo de estratégia, estando a par principalmente de seus desejos, necessidades e vontades como clientes.
Outro ponto que evoca a importância dessa técnica é a forma como ela pode alcançar diferentes formatos de conteúdo a serem disponibilizados aos consumidores.
Sendo assim, aqueles que gostam de redes sociais e aplicativos podem ter experiências exclusivas com comunicações de uma empresa, sem deixar de estar nos espaços que mais gostam, o que acaba trazendo uma maior usabilidade e vantagem para as campanhas.
E ainda que o foco seja uma interação entre as marcas, as vendas não ficam para trás.
Cada vez mais consumidores vêm preferindo comprar por dispositivos móveis, seja por aplicativos ou até mesmo pelas páginas de lojas, vinculadas a uma rede social.
Hoje em dia o número de empresas que disponibiliza a oportunidade de compra online por aparelhos mobile está aumentando drasticamente, tendo em vista as atualizações digitais.
Uma das principais podemos ver hoje em aplicativos, como redes sociais, que ampliaram sua parte de compras, se aproximando do cliente e fazendo com que gaste poucos minutos para escolher os produtos e concluir as compras de etiqueta adesiva transparente.
As vantagens de trabalhar com essa técnica
Abaixo vamos entender algumas das principais vantagens que sua empresa pode acessar apostando nesse formato de campanha e de venda focada na esfera mobile, seja por meio de um celular, um tablet e até mesmo dispositivos de inteligência artificial.
1- Impactos significativos
Como dito ao longo do texto, o universo mobile está cada vez mais em alta, justamente pela quantidade de pessoas que hoje tem acesso aos celulares e outros aparelhos, fazendo com que empresas passem a pensar muito mais nesse tipo de canal de contato.
Tendo em vista esse largo número, os impactos em uma campanha feita por uma empresa de etiqueta térmica 40×40 passam a ser muito maiores do que seriam normalmente.
Afinal, estando em lugares onde grande quantidade de pessoas está, fica muito mais provável alcançar um público-alvo, ainda mais se este tipo de consumidor for aquele mais jovem, o perfil que com certeza consome por meio dos seus aparelhos celulares.
2- Facilidade de segmentação
A segmentação por meio dos aparelhos móveis é muito poderosa, e se bem compreendida, pode ser utilizada pela empresa para chegar exatamente aonde seu cliente está.
Além de apontar para o público-alvo correto, isso acontece graças aos filtros tecnológicos.
Um primeiro exemplo disso está dentro das redes sociais e aplicativos, que conseguem determinar para qual público um anúncio de sacola kraft pequena vai aparecer.
Outra possibilidade é justamente a partir do uso de aparelhos, tendo em vista que pesquisas conseguem determinar quais formas de aparelhos mais são utilizadas por segmentos de consumidores, como o caso de tablets para crianças e adolescentes.
3- Potência dos aplicativos
Os aplicativos se tornaram uma febre nos últimos dez anos, tendo em vista que hoje em dia as principais ferramentas de comunicação e utilidade estão dentro deles.
Um grande exemplo é o WhatsApp, um aplicativo de mensagens instantâneas mundialmente usado.
Dessa forma, empresas de impressão cartões de visita que apostam em campanhas dentro deste espaços acabam tendo oportunidade de estar em pontos de privilégio.
Um bom exemplo disso são apps de jogos, que podem ser os canais adequados para que uma empresa que está a desenvolver um novo possa utilizar o espaço para divulgar essa aplicação, podendo de fato chegar aonde seu público está e comunicar com clareza.
4- Resposta rápida
As campanhas feitas por meio de canais mobile certamente agregam muito mais respostas rápidas que em comparação com outros, como o caso de e-mails e até mesmo redes sociais e sites acessados por meio de computadores, onde o cliente está parado.
Isso acontece justamente pelos consumidores estarem sempre com os celulares nas mãos, e quando recebem, por exemplo, um SMS marketing, conseguem visualizá-lo rapidamente.
Essa visualização se transforma em uma ação, que pode ser uma resposta a uma campanha ou até mesmo formato de venda.
Um exemplo, são os casos de promoções feitas por uma loja de faixa de gondola trazendo as respostas das ações realizadas em tempo recorde.
5- Experiência móvel
A experiência móvel é uma das mais interessantes, que podem potencializar o interesse em uma empresa ou um produto.
Isso acontece justamente pela forma como um negócio consegue abraçar o seu cliente a partir do espaço onde ele consome uma informação.
É o caso de quando entramos em sites de empresas que são montados exclusivamente para aparelhos celulares, entregando não apenas uma boa visualização, mas uma excelente locomoção dentre as funções e ações presentes em uma plataforma.
Toda essa experiência acaba trazendo grandes chances de um cliente se interessar por uma compra, fazendo com que ele até mesmo se torne fiel da empresa de flyer festa.
De que forma começar a colocar em prática
O primeiro ponto para começar a colocar em prática uma estratégia de mobile marketing é entender as plataformas e canais onde sua empresa melhor pode se comunicar com seu público, conseguindo dados se de fato o mobile é a melhor opção nesse sentido.
A partir dessa verificação, o ideal é contribuir com o melhor espaço de comunicação possível, seja um aplicativo, uma página de rede social, uma plataforma ou até mesmo uma integração entre um QR code e outros meios fora desse campo.
Como dito mais acima, a experiência é um ponto de importância dentro do mobile marketing, e tudo isso deve ser viabilizado pela empresa detentora da campanha.
A usabilidade, então, se faz tão importante como a comunicação textual e visual, que se possível devem ser voltadas para as experiências online, entregando a melhor forma de locomoção e contato com o cliente possível, como estratégias de UI e UX.
Outro ponto de importância se faz saber explorar bem as ferramentas que estão ao dispor da empresa, para que haja uma melhor interação com seu cliente neste sentido.
Por exemplo, nas redes sociais existem diferentes ferramentas que proporcionam experiências únicas, como os stories do Instagram, os áudios do WhatsApp e até mesmo os vídeos do Youtube. Dentro disso, tudo deve ser moldado para o consumidor.
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Considerações finais
O mobile marketing traz ao mercado uma forma muito mais específica de comunicação, alinhando os propósitos de empresas com o comportamento do usuário de dispositivos.
Dessa forma, são utilizadas inúmeras estratégias nos mais diferentes pontos de mobile possíveis, como aplicativos e redes sociais.
De modo a trazer uma conectividade e uma vantagem considerável das empresas para com seus clientes.
Saber proporcionar uma boa experiência se faz mais do que necessário e importante para que as vantagens dessa estratégia possam aparecer e servir bem às marcas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.