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Métricas para e-commerce: saiba quais são as principais e como usá-las para aumentar as vendas

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Métricas para e-commerce: saiba quais são as principais e como usá-las para aumentar as vendas
Agência Gentileza
BusinessE-commerceEstratégiaGentileza
7 de dezembro de 2022

As métricas para e-commerce são parâmetros importantes para acompanhar o desempenho da loja, se ainda necessário defini-las para traçar estratégias precisas.

Também é com base na análise das métricas que o negócio consegue atender suas necessidades e garantir bons resultados.

O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos anos, principalmente a partir de 2020, mas além dos fatores que impulsionaram esse crescimento, os próprios consumidores perceberam as vantagens de comprar pela internet.

Eles encontram os produtos e serviços que precisam por valores mais acessíveis e recebem tudo no conforto do lar. Da mesma forma, os empreendedores descobriram as vantagens de investir nesse tipo de negócio.

O e-commerce está totalmente de acordo com as mudanças do mercado, as exigências do consumidor moderno, é uma das maiores tendências da atualidade e ainda é uma opção de empreendimento muito mais acessível.

Mas para alcançar o sucesso, não basta apenas criar um site e começar a vender; aliás, para vender é necessário saber o que são métricas de e-commerce, por que elas são importantes, quais são essas métricas e como acompanhá-las.

Métricas para e-commerce: o que são elas?

As métricas para e-commerce são os resultados apresentados pela loja virtual em relação à sua performance e suas estratégias. A análise acontece por meio de dados, definição de metas e avaliação de desempenho.

As métricas funcionam como um tipo de bússola que embasa as decisões, indicando  se o negócio está no caminho certo e se vai alcançar seus objetivos. Por meio desse trabalho, a organização consegue resultados positivos, como:

  • Redução de custos;
  • Identificar tendências;
  • Atrair clientes;
  • Aumentar as vendas.

Hoje em dia, é possível vender os mais variados produtos e serviços pela internet, como forro de gesso de plaquinha. Mas o sucesso das vendas depende do desempenho da plataforma, analisada por meio das métricas.

Importância de analisar as métricas

As métricas são importantes porque ajudam a avaliar ações rentáveis para o negócio, principalmente quando se trata do e-commerce que depende de sua plataforma e de boas estratégias de marketing para lucrar.

Cada ação de marketing gera resultados diferentes, de acordo com o público e o segmento de mercado em que a plataforma está inserida. Ademais, é necessário acompanhar o retorno sobre os investimentos e entender outros pontos.

Um deles é detectar as fontes de lucro do site, os canais de comunicação mais interessantes para a marca, como está o desempenho de suas campanhas e qual é o nível de eficiência do processo de vendas.

Uma empresa de inversor de energia senoidal pura também deve entender a eficiência do atendimento e quais ações são mais eficientes para fidelizar clientes.

Principais métricas para e-commerce

Existem algumas métricas que são mais importantes para as plataformas e-commerce do que para outros tipos de empresa, e dentre as principais estão:

Taxa de conversão

Para analisar a taxa de conversão, primeiro é necessário entender o conceito dessa prática. Para uma plataforma e-commerce, a conversão é a compra em si.

O cálculo dessa métrica analisa o número de visitas do site em relação ao número de vendas realizadas, usando a seguinte fórmula:

Taxa de conversão = vendas efetuadas / número de visitas no site x 100

Se a loja tem um tráfego muito alto, mas faz poucas vendas, então a taxa de conversão está baixa. Quando isso acontece, é necessário identificar algumas melhorias, como o atendimento, descrição dos produtos, segurança do site, entre outras.

Ticket médio

O ticket médio é uma métrica que mostra o quanto os clientes gastam em cada compra. Para calculá-lo, é necessário dividir a receita total pelo número total de pedidos dentro de um período.

O valor ideal da métrica depende de alguns fatores, como o tipo de atividade da empresa, seu segmento e seus objetivos.

Taxa de abandono de carrinho

O site de uma empresa especializada em alvará táxi preto precisa apenas de uma boa taxa de visitas, não sendo necessário avaliar outras métricas como a taxa de abandono de carrinho.

Para o e-commerce, é necessário avaliar esse fator porque não basta ter uma grande quantidade de visitas na plataforma, é necessário que os visitantes comprem.

Essa métrica analisa a proporção de usuários que desistem de comprar quando chegam no checkout, algo que afeta a conversão e os lucros. A fórmula usada para calcular o abandono de carrinho é a seguinte:

Taxa de abandono de carrinho = número de vendas não finalizadas / número de checkout iniciados.

Existem algumas razões que fazem os clientes desistirem de finalizar a compra, como o frete alto, cupons de desconto se nativos, poucas opções de pagamento ou checkout muito longo.

Retenção de clientes

Uma empresa de motorista particular mensal precisa investir na retenção de clientes para ter uma receita mais previsível e reduzir os custos de aquisição de clientes.

Agora, no caso de uma plataforma e-commerce, se ela estiver perdendo clientes rapidamente, algo pode estar muito errado com os produtos e as estratégias de relacionamento.

Ter compradores recorrentes é essencial para o comércio eletrônico, visto que é muito mais barato fazer um cliente comprar novamente do que atrair consumidores.

Para analisar essa métrica, é necessário subtrair os clientes novos adquiridos em determinado período pelo número de clientes ao final dele. O resultado deve ser dividido pelo número de clientes do início do período e multiplicado por 100.

É importante monitorar essa métrica porque ela está diretamente relacionada com o nível de satisfação do consumidor, algo que não pode ser subestimado.

Taxa de aprovação de pedidos

Essa métrica se refere aos pedidos finalizados pelos clientes e que tiveram seus pagamentos confirmados, e para calculá-la, é necessário usar a seguinte fórmula:

Número de pedidos pagos / número de pedidos feitos x 100

Ela pode apresentar índices mais baixos devido a alguns fatores, como pagamentos por boleto que precisam de mais dias para compensar, além disso, o cliente que paga dessa forma pode desistir da compra.

Uma empresa de aluguel de sala comercial por hora garante a venda de seus serviços porque oferece diferentes meios de pagamento, algo que pode ser feito pelo e-commerce.

Valor da Vida Útil do Cliente ou Customer Lifetime Value (CLV)

O CLV é uma métrica que mostra a receita que os clientes geraram em determinado período com o negócio, desde a primeira compra até a última.

Para calcular, é necessário multiplicar o valor médio do pedido pela taxa média de frequência de compra e a vida útil do cliente.

Como analisar as métricas

Para analisar as métricas, uma empresa de lavador de gases cozinha deve usar algumas ferramentas, e o comércio eletrônico também pode trabalhar com elas.

Uma das opções é o Google Analytics, ferramenta gratuita que monitora o comportamento dos visitantes no site. O recurso é simples e mostra dados importantes para a análise.

Para usá-lo, é necessário criar uma conta na plataforma e gerar um código que será instalado no site. Feito isso, o proprietário terá acesso a números importantes para seu negócio, como tráfego, número de visitantes totais e únicos e origem das visitas.

É interessante saber qual é a origem das visitas porque mostra quais canais as pessoas usam e de que forma chegam até o site de vendas.

Assim como um fabricante de saquinhos para picolé, se o e-commerce tiver outra plataforma, como no caso de um blog, pode cadastrá-lo na mesma conta para monitorar as ações do canal.

Mas além do Google Analytics também existe o Kissmetrics, uma ferramenta paga e focada em métricas para conversão e geração de receita.

Uma loja que faça uso de estratégias Inbound Marketing precisa dessa plataforma para suas ações. Ela emite relatórios regularmente, otimiza as estratégias na área e ajuda o e-commerce a tomar decisões relacionadas à usabilidade e design.

Tudo é feito por meio de testes A/B para saber quais elementos contribuem com as ações do usuário. Só que nesses casos, se o propósito for entender todos os aspectos da empresa é alinhar o Kissmetrics como o Google Analytics.

 

Considerações finais

Hoje em dia, um restaurante pode atender seus clientes em um balcão caixa para lanchonete e vender comida também pela internet, e é justamente por isso que o e-commerce cresceu tanto.

Mas além de ter um site bonito, atraente e bem estruturado, é necessário acompanhar seu desempenho para garantir uma boa experiência ao usuário e o aumento das vendas.

O único jeito de fazer isso é analisando as métricas da plataforma, informações fundamentais para que o site atraia visitantes e faça um número satisfatório de conversões.

Com a ajuda das ferramentas certas, o comércio eletrônico terá mais facilidade para melhorar suas operações, aumentar os lucros e superar os concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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