Para quem pretende criar uma loja digital, conhecer as principais plataformas de e-commerce é uma etapa essencial. Afinal, é através de uma plataforma que você vai poder gerenciar, administrar e visualizar a sua loja virtual.
Segundo dados da Betalabs, o uso de plataformas de comércio eletrônico cresceu 120% em 2020, desde o início da pandemia. Com o público já acostumado com esse tipo de comércio, houve um aumento na pressão dos empreendedores para criar a melhor loja.
E para fazer isso, você precisa escolher bem a sua opção entre os melhores e-commerce do Brasil!
Plataformas de e-commerce: quais são os melhores e-commerce do Brasil?
“Nem todas as plataformas para loja virtual apresentam os recursos necessários para o seu negócio digital.”
As plataformas de e-commerce são sistemas em que se encontram as ferramentas necessárias para o gerenciamento, administração e visualização da loja virtual. Nelas, você pode:
- Criar um design próprio para o seu negócio digital;
- Integrar a loja com as redes sociais e outros sistemas;
- Ter acesso a métricas de desempenho das suas páginas;
- Adicionar, editar e excluir produtos;
- Gerenciar o seu estoque e os preços;
- Adicionar e gerenciar diferentes formas de pagamento.
As plataformas para lojas virtuais são diferentes dos marketplaces, que se tratam de espaços compartilhados entre diferentes empreendedores digitais. Nas plataformas, você tem um espaço só seu para administrar.
Porém, quais são os melhores e-commerces do Brasil para você criar a sua loja digital? Veja agora!
Nuvemshop
A Nuvemshop é uma plataforma para comércio eletrônico bastante famosa na América Latina, atendendo ao público dos empreendedores, PMEs e grandes empresas. Para cada um desses modelos de negócio, ela oferece diferentes recursos:
- Automatização das vendas;
- Soluções de frete integradas ao envio de pedidos;
- Gerenciamento fácil e rápido dos produtos;
- Entre outras coisas
Os planos da Nuvemshop costumam custar a partir de R$ 49,90/mês, mas há o período de 15 dias gratuito.
Shopify
A Shopify é uma das opções mais populares para quem criar uma loja digital do zero. Ela apresenta vários templates prontos, gratuitos e pagos, e oferece a possibilidade de criar a sua marca na plataforma, com nome e logotipo.
Um grande diferencial é que ela permite vender online em qualquer espaço através da plataforma. É possível montar e-commerce com domínio próprio, inserir o botão de comprar em qualquer site/blog e criar canais de vendas nas redes sociais e marketplaces.
Para saber mais sobre os seus recursos, você pode utilizar os 14 dias gratuitos da empresa para testar.
Magento
O Magento é uma ótima opção para lojas digitais, já que apresenta várias extensões gratuitas para as lojas hospedadas em seu espaço. Fora isso, traz:
- Temas prontos para uso;
- Integração com os marketplaces onde sua loja se encontra;
- Integração com o Google Analytics;
- Facilidade para a criação de ofertas;
- Recursos para marketing digital, como e-mail marketing e SEO;
- Informações e indicadores em tempo real sobre os clientes, produtos e vendas.
WooCommerce
Para quem criou o site através do WordPress, o WooCommerce se trata de um plugin dele que permite a criação da loja digital. Ele é uma ferramenta perfeita para pequenos empreendedores e influencers que querem mais destaque para os seus trabalhos.
E no WordPress, você pode usar muitas outras extensões personalizadas, gratuitas ou pagas, para melhorar a sua loja virtual.
Drupal
O Drupal é uma plataforma de e-commerce mais recomendada para quem possui conhecimento em desenvolvimento de softwares. Ele se trata de uma plataforma de código aberto, que pode ser modificado e distribuído gratuitamente.
Dessa forma, é mais flexível, sendo adaptável para diferentes tipos de extensões necessárias para a criação da loja digital.
Zyro
O Zyro é uma plataforma que se destaca por ser um construtor de páginas fácil de usar, não exigindo muito conhecimento técnico de quem cria. Ele também apresenta dezenas de templates disponíveis e um suporte ao cliente 24 horas por dia.
O seu plano básico custa a partir de R$ 9,61/mês, com domínio próprio gratuito por 1 ano, mas há também o plano Premium.
PrestaShop
O PrestaShop é uma plataforma de e-commerce com gerenciamento avançado de produtos, várias opções de pagamento e checkouts personalizados. Além disso, traz muitos temas e plugins para uso sem cobrança extra.
Por fim, tem o Google Analytics integrado à loja virtual, o que permite que entenda de maneira mais profunda o comportamento dos clientes.
AbanteCart
Com um painel de controle intuitivo, o AbanteCart permite a criação rápida de uma loja digital em sua plataforma. Também é rápida a adição de novos produtos, que é um processo que ocorre em dois passos, levando poucos minutos.
Para quem é iniciante em vender online por loja virtual, o Abante fornece dicas e instruções em cada etapa de criação. Além disso, ele apresenta código aberto, o que garante flexibilidade no desenvolvimento.
Conclusão
Não faltam opções de plataformas para você criar a sua loja digital – pondere os prós e contras de cada uma para tomar sua decisão. Um fator importante para a sua escolha é a integração da plataforma com as ferramentas de marketing digital.
Para que a sua loja virtual alcance um público maior (e, consequentemente, aumente a taxa de conversão), a plataforma deve permitir a aplicação de: SEO, e-mail marketing, redes sociais, mídia paga, marketing de conteúdo e outros recursos.
Precisando de soluções de marketing digital para e-commerce? Vem para Agência Gentileza, consulte um de nossos especialistas para saber como alavancar a sua loja!