Matriz SWOT, também conhecida como Análise SWOT ou Análise FOFA é uma importante ferramenta de gestão para fazer o planejamento estratégico das empresas e seus projetos.
É uma ferramenta muito popular no marketing porque ajuda a avaliar cenários, antes de colocar um projeto em prática para que ele tenha mais chances de sucesso. Para entender sua relevância, é necessário pensar na maneira como ajudaria a vida das pessoas.
Quando alguém está prestes a fazer uma escolha importante, precisa ponderar vários fatores. Geralmente, o indivíduo vai considerar seus interesses e objetivos, avaliar qual é sua situação atual de vida e reunir todas as informações necessárias.
A partir disso, poderá pesar os prós e contras de sua decisão, portanto, as chances de acerto serão muito maiores. A análise SWOT segue essa mesma premissa e melhora as tomadas de decisões dentro das organizações.
A diferença é que ela costuma ser usada no ambiente de negócios e existe um método por trás para organizar as ideias e colocá-las em prática.
Este artigo vai mostrar o que é matriz SWOT, para que serve, fatores que a compõem, sua importância, as vantagens para as organizações, por que utilizá-la no planejamento estratégico e como fazer isso.
Conceito, função e fatores da matriz SWOT
Matriz SWOT é uma importante ferramenta de planejamento estratégico para a gestão de projetos e é usada para analisar cenários e melhorar as tomadas de decisões. O recurso costuma ser usado pelas empresas antes de implementar qualquer projeto.
É uma análise que traz um diagnóstico completo da situação da corporação e de todos os ambientes ao seu redor, reduzindo os riscos e ajudando a aproveitar melhor as oportunidades.
Um centro veterinário 24 horas perto de mim pode e deve usar essa ferramenta porque, desde sua criação, na década de 1960, passou por diversas mudanças para que pudesse se adaptar a diferentes necessidades de projetos.
Isso tornou o método muito popular, além de ser muito simples e fácil de aplicar. Sua função é tirar as ideias do papel, ajudando no planejamento e implementação de qualquer tipo de projeto, de modo que seja muito mais seguro e com mais chances de sucesso.
A análise costuma ser usada por companhias que estão entrando no mercado ou aquelas que pretendem lançar novos produtos. No entanto, a verdade é que o recurso pode ser usado em qualquer tipo de planejamento, inclusive pessoal.
Também tem como função ajudar nas tomadas de decisões, uma vez que traz todas as informações necessárias para formular estratégias ou verificar a viabilidade de um projeto.
Quando uma clínica de reabilitação para viciados em álcool consegue olhar para seu ambiente interno, conhece a fundo o seu próprio negócio, identificando quais são os fatores positivos e o que está no caminho certo.
Da mesma forma, vai conseguir saber quais são suas fraquezas e pontos que precisam ser melhorados. Tudo isso acontece por causa dos fatores que fazem parte da matriz SWOT. São eles:
- Forças (strenghts);
- Fraquezas (weaknesses);
- Oportunidades (opportunities);
- Ameaças (threats).
Esses elementos fazem parte do ambiente interno e externo da corporação. No que diz respeito ao ambiente interno, é possível ter controle sobre tudo o que o envolve, como capacidade intelectual, tecnologia, estratégias de comunicação e assim por diante.
Dentro do ambiente interno estão as forças e fraquezas e elas devem ser avaliadas com base em critérios como a localização da empresa, seu tempo de mercado, sua reputação, os recursos financeiros que possui e seus recursos humanos.
Também é fundamental saber quais são as competências da equipe, suas estratégias de marketing e mídia, os processos de gestão adotados, como é o acesso à matéria-prima, capacidade de operação, entre outras questões pertinentes.
Quanto ao ambiente externo, fazem parte as ameaças e oportunidades, questões relacionadas à política, crises econômicas, mudanças na legislação, desastres ambientais, entre outras.
Importância da matriz SWOT
Para um fabricante de ração para animais, a análise SWOT é crucial porque se trata de uma ferramenta estratégica que ajuda a identificar e analisar os ambientes interno e externo, melhorando o aprendizado organizacional continuamente.
Usar essa ferramenta é imprescindível para criar planos de ação e tomadas de decisão assertivas, uma vez que a corporação terá conhecimento de todos os ambientes que influenciam em seu crescimento.
Também é uma forma de se antever a qualquer ameaça que possa influenciar a corporação, podendo assim criar estratégias e minimizar seus impactos.
Vantagens da análise SWOT
A análise SWOT traz muitas vantagens para as empresas. Em primeiro lugar, trata-se de um processo com pouco ou nenhum custo e que ainda pode ser feito por qualquer pessoa que entenda o negócio.
Seu foco são os fatores mais importantes que podem afetar a companhia, ajuda o gestor a entender um pouco mais sobre a organização, permite abordar fatores que precisam de uma correção, além de reduzir ameaças.
É algo que traz mais oportunidades, ajuda a aproveitar melhor as forças e ainda estabelece objetivos e estratégias para alcançá-los.
Por que usar no planejamento estratégico?
Um fabricante de ração para animais deve utilizar a ferramenta em seu planejamento estratégico para ter uma boa avaliação do que deve ser feito em relação ao seu cenário de atuação, respeitando suas características.
É uma forma de fundamentar as tomadas de decisão e trazer mudanças significativas para a companhia. Isso é algo que pode ser aplicado durante a expansão de sua autoridade digital, no lançamento de um produto ou qualquer outra necessidade.
Ela pode ajudar até mesmo nas estratégias de marketing, assim, quando alguém pesquisar sobre auto escola preço, por exemplo, vai conseguir encontrar a empresa que utilizou as melhores práticas.
Como fazer a análise SWOT
Sendo assim, para fazer a análise SWOT, a empresa precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:
Considerar os fatores internos
A primeira coisa é considerar os fatores internos que nada mais são do que as fraquezas e forças da a corporação, visto que os processos internos são provenientes desses fatores.
Para saber quais são, uma empresa de higienização de uniformes e EPIs deve se reunir com os membros do departamento para formar um plano de negócios e estabelecer maneiras de melhorar a situação atual.
Ao se deparar com os fatores internos, é possível implementar novas ferramentas e agilizar diversos processos. O fato é que a forma escolhida para resolver esses fatores depende muito do tipo de problema que o negócio possui.
Às vezes, pode ser necessário combiná-los se o plano de melhorias for um pouco mais complexo.
Considerar os fatores externos
Os fatores externos estão fora do controle do gestor, como no caso das ações de concorrentes, tendências de mercado entre outras situações que podem afetar o negócio de fora para dentro.
Para uma clínica especializada em medicina do trabalho, são questões um pouco mais difíceis de resolver, uma vez que não é possível controlar o resultado diretamente.
Nesse sentido, a melhor opção é direcionar os próprios processos para reduzir os impactos de fatores externos negativos, como enfrentar as tendências de mercado ou preveni-las antes que comecem a surgir.
Investir em trabalho em equipe
O trabalho em equipe é essencial para gerar ideias inovadoras, principalmente por meio de processos como o brainstorming. O gestor deve convidar os profissionais de diversos departamentos para apresentar ideias.
Todas elas são bem-vindas no início e começam a ser filtradas de maneira consciente, sempre com foco em determinada necessidade.
Usar a criatividade
Uma auto escola mais próxima de mim deve criar maneiras de encontrar oportunidades existem várias possibilidades de fazer isso.
Por exemplo, é possível selecionar aleatoriamente algumas ideias anônimas, mencionar exemplos conhecidos ou até mesmo fazer jogos de fortalecimento para a equipe, algo que aumenta o engajamento dos profissionais.
Classificar as ideias
Depois de passar pela última etapa, o gestor vai se encarregar de classificar as melhores oportunidades, algo que pode ser feito com uma pequena equipe ou um grupo de líderes.
Por exemplo, no caso de uma empresa de instalação de câmera de rua, uma das melhores formas de fazer isso é conversar sobre as ideias e classificá-las em uma escala de um a dez.
Depois que todos chegarem a um consenso sobre as melhores propostas, fica muito mais fácil implementá-las, utilizando para isso um caso de negócios.
Considerações finais
Toda empresa precisa conhecer qual é a realidade de seu cenário interno e externo. É assim que saberá quais fatores podem impactar seu desempenho e as oportunidades que devem aproveitar para crescer.
A análise SWOT ajuda justamente nesse sentido, uma vez que traz a realidade completa da corporação e insights sobre como lidar com os fatores negativos e aproveitar melhor os aspectos positivos da corporação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.