As redes sociais estão mais do que presentes no cotidiano brasileiro. Segundo relatório da Hootsuite, 140 milhões de brasileiros usam de maneira ativa delas. Por isso que parece tão atraente a ideia de fazer marketing nas redes sociais.
As redes sociais são um meio de comunicação abrangente e, principalmente, democrático. Qualquer pessoa pode se destacar através de algumas estratégias de marketing nas redes sociais.
Contudo, há uma diferença entre se destacar na internet e solidificar a sua marca no meio virtual. Prossiga com a leitura do artigo e veja como fazer o marketing nas redes sociais!
O poder do marketing nas redes sociais: qual é a sua importância para as empresas?
“Repórteres e editores usam a Internet para procurar histórias, pessoas e empresas interessantes. Eles vão te encontrar? (David Meerman Scott)
De cara, qual é o grande poder do marketing nas redes sociais? Para muitos, é a facilidade com que ocorre uma comunicação direta entre marca e cliente. Você pode entender o consumidor de mais de uma forma nas redes sociais:
- Pelas curtidas, comentários e compartilhamentos;
- Por mensagens no chat ou direct;
- Pelo número de visualizações.
Isso permite não só que estabeleça um relacionamento mais estreito com o potencial cliente, mas também que entenda como o público lhe vê. Também descobre quais são suas dúvidas e necessidades.
Contudo, o principal poder do marketing nas redes sociais é o fato de você conseguir consolidar a sua comunicação e a sua marca.
E quais são as vantagens práticas das estratégias de marketing nas redes sociais?
- Redes sociais podem aumentar o número de visitantes em seu site ou blog;
- O marketing digital das redes sociais tem um custo muito baixo;
- O marketing nas redes sociais melhora o seu atendimento ao cliente;
- Ele aumenta o seu alcance pago e orgânico!
Como fazer marketing nas redes sociais: veja algumas dicas importantes de marketing digital
Agora que conhece mais da relevância do marketing digital aplicado nas redes sociais, é momento de saber como fazer marketing nas redes sociais. Não é tão complicado, mas requer estratégia e experiência.
Veja agora como!
Antes de qualquer coisa, tenha em mente os seus objetivos
Nunca é indicado que saia criando conteúdo nas redes sociais sem um plano por trás e, pior, sem um objetivo. Afinal, o que você espera obter nesse canal de comunicação?
- É criar um novo canal para atendimento?
- É promover uma geração de leads?
- É posicionar sua marca no mercado?
- É criar um relacionamento mais próximo com o cliente?
Tenha um objetivo em mente – ou mais de um – antes de começar a aplicar as estratégias de marketing nas redes sociais!
Foque menos em curtidas, mais em engajamento
Qualidade é, geralmente, melhor que quantidade. Uma postagem cheia de curtidas é realmente relevante se nenhum dos usuários que curtiu realmente se interessou pela sua marca?
Por isso que deve focar menos numa “busca pelo viral” e mais no engajamento. Você precisa pensar nas mensagens inbox, nos comentários, nos compartilhamentos e na interação pelos stories do Instagram, por exemplo.
Tenha uma persona em mente durante seu marketing nas redes sociais
A persona se trata da representação fictícia do cliente ideal, que reúne as principais características de clientes reais. Ela é a base do seu marketing digital, lhe guiando na criação de conteúdo e nas campanhas de anúncios nas redes sociais.
Ela não define apenas as características gerais de um cliente – ela vai a fundo e tenta definir o comportamento do público.
Pense na criação de conteúdo adequada para cada rede social
O marketing de conteúdo agrega valor à marca e ao produto ou serviço, sendo guiado pelos interesses e principais dúvidas dos usuários. A criação de conteúdo educa de maneira informativa e traz mais detalhes sobre sua empresa.
Contudo, o conteúdo não é pensado da mesma forma em todas as redes sociais:
- O Instagram[1] é uma rede social bastante visual e pensada para as telas de smartphones;
- O Facebook é mais amplo, podendo ser usado de fotos, vídeos, Gifs, infográficos e textos. Contudo, seu público é mais velho;
- O Twitter exige uma comunicação mais rápida, seja pelo limite de 280 caracteres por tweet ou pela velocidade com que um assunto se torna passado;
- O LinkedIn é uma rede social para negócios, que requer informações mais formais.
Mantenha um calendário editorial com foco nos melhores horários para publicações
Para ter uma estratégia orgânica eficiente através da criação de conteúdo, é necessário possuir um calendário editorial. Ele fornece uma previsão de cronograma das publicações que lhe será útil de duas formas:
- Para garantir a frequência das postagens (ser constante é ótimo para o engajamento);
- Para escolher os melhores horários para publicação!
Invista em anúncios nas redes sociais como complemento às estratégias orgânicas
Nas redes sociais, existe o tráfego orgânico (gerado de maneira gratuita) e o tráfego pago (gerado de maneira paga) – e ambos podem coexistir. No marketing digital, um complementa o outro e você pode adotar as principais ferramentas de anúncios:
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- LinkedIn Ads;
- Twitter Ads;
- Entre outras.
Através delas, você consegue aumentar o seu alcance rapidamente e realizar uma melhor segmentação de público.
Sempre monitore as métricas das redes sociais
Por fim, para saber se as suas estratégias estão dando resultado, acompanhe as métricas das redes sociais. Não falo apenas das curtidas, mas de taxa de cliques, de engajamento, de rejeição, de conversão, etc.
Aliás, sempre visualize as métricas oferecidas pelos anúncios pagos!
Marketing nas redes sociais dá certo?
Para ter sucesso nas redes sociais, é necessário que possua duas coisas: experiência e planejamento. Além disso, é importante ter paciência, pois os resultados do marketing (principalmente o orgânico) demoram um pouco para surgir.
Contudo, se busca certeza ao realizar o marketing nas redes sociais, você deve procurar por algo profissional. Fale com um especialista da nossa agência agora e entenda mais sobre o marketing digital!
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Feito com Gentileza!