O live commerce ou em tradução, comércio ao vivo, é o ato de vender produtos online por meio de vídeo ao vivo, enquanto os compradores interagem com a marca em tempo real.
Essa estratégia de venda usa as transmissões ao vivo para estimular o comércio virtual. É uma venda em tempo real que permite a interação instantânea no processo de venda.
Para tornar o comércio ao vivo bem-sucedido, na maioria dos casos, é necessário o uso de certas ferramentas, como uma ferramenta de compra de vídeo ao vivo, bate-papo ao vivo e integração de carrinho de compras para a melhor experiência do usuário.
Por que implementar o comércio ao vivo?
Em tempos de utilização massiva dos e-commerces as vendas ao vivo são mais uma alternativa para que a compra online seja interativa e dentro.
1. Aumento no número de vendas
Como a internet pode ser acessada de qualquer canto do mundo, o alcance de uma venda ao vivo não tem limites. Milhares de pessoas podem visualizar a transmissão ao mesmo tempo.
Ao falar de um painel solar para apartamento, por exemplo, consumidores de todos os cantos do mundo podem saber as características e diferenciais que esse produto apresenta, aumentando muito a conversão dos clientes.
2. O comércio ao vivo apela para as emoções
O live commerce mexe com as emoções, uma pessoa participando de uma transmissão ao vivo, pode se sentir impelida a efetuar uma compra.
As compras por impulso representam a maior parcela das vendas ainda hoje. O live commerce sabe fazer isso como ninguém.
3. O comércio ao vivo aumenta o número de leads
Como é fácil compartilhar vídeos e por ser uma forma de mídia rápida, as transmissões ao vivo podem ser espalhadas mais rapidamente trazendo para si mais clientes interessados. É muito mais rápido e fácil assistir um vídeo que ler um texto longo, por exemplo.
4. O comércio ao vivo ajuda o branding
O live commerce ajuda os consumidores a se conectarem com a marca. Ela consegue mostrar a sua cara e associar-se com figuras e pessoas que transmitem a mensagem que ela quer passar.
O que funciona no live commerce?
O ponto inicial da interação pode ser uma rodada tira dúvidas, essa recepção já vai acomodando os clientes interessados e aquecendo o apresentador.
Falando de cabos metálicos, o apresentador já pode diferenciar o que é um arame recozido duplo em comparação ao trançado, por exemplo, para que não haja dúvidas na hora da compra.
Os futuros clientes podem fazer perguntas instantaneamente, e na mesma velocidade, obterem suas respostas, tornando a apresentação extremamente dinâmica.
Tudo pode ser explorado, como a característica do produto, ideias de como ele pode ser utilizado, tendências futuras e comparações com produtos semelhantes no mercado.
Por exemplo, um cabo alça baquelite puxa uma gaveta para si, uma resposta instantânea a uma pergunta pode ser o que vai atrair o espectador a realizar a comprar.
Quem não gosta de ter dúvidas solucionadas à velocidade da luz? Esse pode ser o grande destaque da venda ao vivo.
Algumas vezes pode ser que a interação esteja baixa então é bom que o apresentador já tenha em mente as dúvidas mais comuns sobre o seu produto e apresente-as espontaneamente.
Na dúvida de como começar segue abaixo uma lista de opções:
- Características peculiares do produto;
- Benefícios do seu uso;
- Dicas de como usar o produto;
- Tendências do produto;
- Comparações com outras marcas.
Pode ser interessante salvar segmentos dessas transmissões ao vivo como vídeos úteis para adicionar a diferentes páginas de produtos posteriormente.
Outra tendência é a transmissão ao vivo via omnichannel. Aprimorar o marketing omnichannel parece ser a melhor maneira de garantir que os clientes tenham um processo de compra sem atritos.
Como fazer uma excelente transmissão omnicanal:
- A transmissão de vídeo no YouTube deve ser retransmitida;
- O vídeo de transmissão ao vivo deve ser compartilhável;
- Comprar dentro do evento ao vivo deve ser fácil;
- É bom usar trechos de discussões em vários canais.
As compras por live commerce nem sempre precisam ser para um grande público e nem sempre é preciso fazer uma grande produção nas interações de vídeo ao vivo.
Para itens mais valiosos é até mais interessante conversar pessoalmente com cada cliente para dar atenção personalizada que esse tipo de venda exige. Isso pode ser realizado por meio de chamadas individuais.
Para compras de produtos de valores menores como porta aluminio banheiro essa tática pode não funcionar, já para vender itens de luxo, ele é excelente.
Associar as vendas à personalidades famosas ou influenciadores além de ajuda no processo de branding chamará muito mais atenção trazendo mais engajamento ao vivo.
Isso porque o caminho natural é que a personalidade ou influencer traga consigo os seus milhares de seguidores que, muitas vezes, farão a compra, apenas pela associação com a imagem do ídolo.
Dá pra imaginar que se uma pop star que esteja grávida fale sobre uma clínica obstetrícia perto de mim, este local receberá muitas mais visualizações nas suas mídias online e muito mais requisições de contato.
É bom considerar o efeito de vídeos ao vivo ou até mesmo vídeos pré-gravados para a estratégia de marketing de vídeo de influenciadores.
Uma outra tática eficiente é realizar discussões ativas de bate-papo ao vivo, elas são muito importantes durante o evento de transmissão ao vivo.
Se for apenas uma conversa unilateral sem interação com o público, o cliente também pode assistir a um vídeo pré-gravado em seu próprio tempo.
Entretanto, falar ao vivo sobre manutenção de ar condicionado de janela, pode ser muito mais interessante.
Quando se fala ao vivo com o cliente é criada uma relação próxima entre as duas partes, isso deixa o cliente mais confortável e mais confiante.
Do ponto de vista do vendedor, ele consegue estabelecer um nível maior de credibilidade em seu produto ou marca. Nesse caso o que agregará muito valor é a expertise que o vendedor tem sobre vendas e o quanto ele domina as características de seu produto.
Não dá para improvisar, mesmo que a interação seja natural e imprevisível é preciso se preparar e dominar todas as facetas dos produtos, dominar seu conteúdo das cabeças até os pés.
Realizar compras em realidade virtual também é uma tendência. As marcas estão aproveitando a possibilidade de fazer esse tipo de compras cada vez mais.
A compra é realizada no metaverso, que é um ambiente virtual onde as pessoas podem interagir entre si e com objetos digitais.
A realidade aumentada (AR) também deve impulsionar o comércio ao vivo, sendo assim é possível imaginar um cenário.
Por exemplo, depois de comprar uma nova casa, pode ser possível contar com a ajuda especializada de um designer de interiores que trabalha em uma loja de móveis.
Mas, não é necessário encontrar-se com ele, dentro de um aplicativo, pode-se mostrar ao designer o espaço com o qual está trabalhando.
Sendo assim, usando a realidade aumentada, pode-se experimentar os móveis sugeridos pelo representante por tamanho.
Basta apontar sua câmera para o espaço vazio e deixar o aplicativo sobrepor uma imagem do sofá, mesa ou tapete que você selecionou.
Entretanto, é preciso pensar no que as marcas podem fazer para se manterem relevantes no metaverso, e algumas empresas já estão mostrando o caminho.
Como uma empresa de móveis e decoração localizada na Suécia já pode estar fazendo, visto que essa é a tendência, oferecendo aos clientes a possibilidade de projetar seus quartos pessoais por meio da tecnologia de realidade aumentada.
Uma outra empresa que pode seguir essa linha é a de fabricação de embalagem papel kraft, pois ela pode mostrar os processos de produção, assim como sua diversidade de produtos.
Para isso, atualmente existem vários meios, como em uma plataforma chinesa de compras online, é possível criar um próprio avatar e fazer compras virtualmente com os avatares de amigos.
Quais seriam as estratégias para vender, por exemplo, um caderno personalizado atacado? As respostas para perguntas como essa serão o futuro do mercado de vendas Live commerce.
Considerações finais
Sendo assim, o comércio ao vivo revolucionou as compras online, e a mania veio para ficar, prevê-se que a maioria das lojas online entrará na tendência do comércio ao vivo nos próximos anos.
As estratégias para interação são variadas, mas todas prometem aumento de vendas, maior conversão de clientes e aumento no fluxo.
Apesar do live commerce ser tendência as demais estratégias de marketing não devem ser deixadas de lado. Elas continuam igualmente importantes e só encorpam mais ainda a estratégia de venda da empresa
O que cada empresa fará para se manter competitivo nesse setor de comércio eletrônico centrado em vídeo será visto muito em breve.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.