Você sabe o que é um KPI? Se ainda não, pode ficar tranquilo(a), que você está no lugar certo. No artigo de hoje, vamos mostrar o significado dessa sigla e como esse recurso é usado para projetos de gestão e marketing.
Não é à toa que profissionais da área sempre estão antenados aos Key Performance Indicator‘s e costumam exigir isso de outros colaboradores que trabalham no mesmo departamento.
Por isso, acompanhe a leitura e saiba como um KPI pode ser utilizado em uma gerência de dados do seu negócio.
O que é um KPI?
A sigla KPI se refere à Key Performance Indicator, ou em tradução, Indicador-chave de Performance. Basicamente, ele serve para medir se a sua ação, campanha ou conjunto de iniciativas gerenciais estão tendo bons resultados.
Dessa forma, você consegue saber se o seu planejamento está, de fato, alcançando a meta e contribuindo para o crescimento da empresa.
Por exemplo, você pode usar o KPI para avaliar se a sua divulgação nas redes sociais de uma aula de sertanejo trouxe um número significativo de alunos interessados ou, ao contrário, não surtiu o efeito que você esperava.
Hoje em dia, é possível encontrar inúmeros indicadores que podem ser medidos. Isso porque vivemos em uma época de fluxo constante das informações. No entanto, é preciso saber quais KPIs desejamos medir, de acordo com os objetivos da campanha.
Normalmente, os indicadores são representados por números ou percentuais. Por exemplo, uma empresa de segurança para festas pode medir a porcentagem de pessoas que vieram até o site através de um anúncio no Facebook.
Para que servem os dados fornecidos pelo KPI?
O KPI permite mapear o andamento das suas campanhas e medir os resultados. Portanto, ele é fundamental para pensar estrategicamente ações futuras e avaliar o que contribui com o crescimento sustentável do seu negócio.
Sendo assim, os dados fornecidos pelos KPIs ajudam a:
- Organizar as informações sobre a produção de campanhas;
- Ter uma visão clara sobre as iniciativas da empresa;
- Tomar decisões estratégicas e assertivas;
- Melhorar a compreensão dos resultados de ações;
- Identificar os pontos fortes e fracos da companhia;
- Otimizar os processos produtivos.
Vale dizer que qualquer decisão tomada sem uma base sólida de dados pode prejudicar a sua organização. Por exemplo, de nada adianta fazer a impressão de cartazes grandes, se você não sabe exatamente onde quer divulgar.
A intenção pode até ser boa, mas no final, você pode não ter tantas pessoas visualizando o seu cartaz, justamente porque não o colocou em um ponto estratégico.
Nessa situação, os KPIs servem justamente para avaliar, com base em dados, vários fatores que podem influenciar no desempenho das suas campanhas.
Como escolher um bom KPI?
Bem, percebemos que o KPI tem muito valor e é usado em inúmeros processos de gerência de dados nas organizações. Mas como escolher o indicador adequado para o seu planejamento?
Para começar, o KPI deve ser relevante para o seu objetivo. Por exemplo, se você quer aumentar o número de visitantes para o site oficial da sua empresa terceirizada de motoboy, não é interessante optar pelo indicador que mostra a taxa de rejeição.
Por isso, o KPI precisa estar diretamente relacionado com o objetivo da sua campanha. Afinal de contas, cada um dos indicadores irá medir o desempenho da sua iniciativa e avaliar se ela atingiu a meta proposta.
No exemplo anterior, os indicadores são bem diferentes. Mas o que fazer quando um KPI é bastante semelhante e você fica na dúvida de qual escolher?
Pois bem, para te ajudar nisso, separamos algumas dicas de como encontrar o melhor KPI para a sua estratégia. Confira!
Ser mensurável
Parece até meio óbvio, mas muitas pessoas tendem a escolher indicadores que não são mensuráveis. Por isso, verifique se o seu KPI pode ser medido e calculado, para que a sua análise possa ser feita corretamente.
Quer um exemplo? Se a intenção de uma empresa de aluguel de espaço comercial é gerar mais leads, a taxa de conversão só pode ser medida após uma campanha focada na geração de potenciais clientes. Caso contrário, você não tem um indicador mensurável.
Ter importância para o negócio
O principal objetivo do KPI é mostrar se a sua estratégia está dando resultados. Por esse motivo, o indicador deve trazer algum dado importante para o seu negócio.
Sendo assim, se a meta é verificar se um jardim de infancia 5 está aumentando o número de alunos, o indicador deve mostrar exatamente essa métrica. Caso contrário, corre-se o risco de realizar uma avaliação errada.
Ter relevância
Um dos maiores erros na hora de fazer a gerência de dados por meio do KPI é optar pelos indicadores de vaidade (números que não mostram nenhum resultado efetivo, mas acabam deixando o empresário feliz).
Um exemplo clássico é o número de curtidas na sua página do Facebook. Não é porque uma empresa tem milhões de curtidas, que elas necessariamente são traduzidas em potenciais clientes.
Por essa razão, é preciso verificar se o seu indicador tem relevância, ou seja, mostra um resultado concreto para a empresa.
Quais são os principais tipos de KPIs?
Como sabemos, existe uma infinidade de KPIs que podem ser importantes para a sua estratégia de marketing. Desse modo, você pode usar diferentes indicadores, desde que eles façam sentido para o planejamento da sua empresa.
Para ficar mais simples esse processo de escolha do KPI, dividimos os indicadores em três classes principais: os primários, secundários e práticos. A seguir, confira as especificações de cada um deles.
KPIs primários
Os KPIs primários levam este nome porque são os grandes responsáveis por mostrar aos gestores se a sua campanha está atingindo os objetivos propostos. Normalmente, eles indicam se a sua empresa está ganhando mais dinheiro.
Por exemplo, é possível avaliar se após a divulgação através de uma impressão digital a3, a loja ganhou mais clientes.
Sendo assim, alguns dos indicadores primários mais conhecidos são:
- Quantidade de leads;
- Quantidade de tráfego;
- Custo de aquisição por cliente (CAC);
- Receita total da empresa;
- Lucros por cada compra;
- Entre outros.
Não se esqueça: ao decidir qual KPI primário usar, sempre leve em conta o objetivo da sua campanha ou estratégia!
KPI secundário
Os KPIs secundários visam justificar os primários, isto é, eles mostram o modo como os resultados estão sendo atingidos. Dessa forma, é possível visualizar se a sua campanha está no caminho certo.
Entre os KPIs secundários mais populares, destacam-se:
- Custo por lead em cada etapa do funil;
- Quantidade de assinantes de newsletters;
- Quantidade de assinantes do seu blog;
- Origem do seu tráfego (de onde os visitantes estão vindo);
- Entre outros.
Por exemplo, ao perceber uma grande quantidade de visitantes em um conteúdo específico do blog, você pode procurar de onde vem esse tráfego, descobrindo que é de uma publicação no Instagram sobre sinalização horizontal preta.
Dessa forma, o KPI secundário ajuda a identificar as campanhas que foram efetivas para a sua empresa.
KPIs práticos
Os KPIs práticos são dados mais detalhados e que estão associados aos testes frequentes realizados pelos estrategistas da sua organização.
Quem trabalha com marketing digital sabe o quanto é importante ter um acompanhamento das iniciativas, ainda mais quando se pretende analisar a eficácia de cada ação.
Sendo assim, alguns dos KPIs práticos mais usados no marketing são:
- As palavras-chave mais pesquisadas;
- Os conteúdos mais lidos;
- A quantidade de interações sociais;
- O número recorrente de visitantes.
A lista aqui é bastante longa, visto que há muitos tipos de KPIs práticos que colaboram com a sua estratégia de marketing.
Vale ressaltar que conforme se usa cada um dos KPIs (primários, depois secundários e, por fim, os práticos), é preciso acompanhar os resultados anteriores, uma vez que cada um deles ajuda a justificar o outro.
Por essa razão, o analista de marketing precisa estar bem atento às métricas, para avaliar todo o contexto que desembocou em um determinado resultado.
Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de inúmeras ferramentas de monitoramento de marketing, é possível encontrar softwares especializados no gerenciamento e acompanhamento dos KPIs.
Dessa forma, a análise fica muito mais precisa, já que todo o processo é feito por meio de programas automáticos, diminuindo a ocorrência de erros humanos.
Conclusão
Os KPIs são indicadores-chave de performance usados para avaliar campanhas e gerenciar informações, com a intenção de obter resultados sobre o desempenho dos planejamentos, em especial na área de marketing.
Hoje em dia, as decisões devem ser assertivas e baseadas em dados, para ir muito além do achismo. Sendo assim, através dos KPIs, é possível ter em mãos informações verídicas a respeito de algo, colaborando com um planejamento estratégico das organizações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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