Produzir ou atualizar a estratégia de marketing de uma empresa pode não ser fácil, mas existem dois conceitos universais que podem ajudar a limitar o escopo, sendo o inbound marketing e outbound marketing.
Essas são duas das estratégias de marketing abrangentes mais comuns, e cada uma tem aplicações, benefícios e desafios distintos.
Neste artigo, será discutido uma visão geral do marketing de entrada e saída, serão dados exemplos de como aplicar cada estratégia e os prós e contras de cada método serão esclarecidos.
Marketing de entrada x marketing de saída
Existem várias diferenças de certa forma grandes entre o marketing de entrada e de saída. O marketing de saída (outbound) envolve alcançar proativamente os consumidores para que eles se interessem por um produto.
Por outro lado, o inbound marketing já tem como foco a criação e distribuição de conteúdo que atrai as pessoas para seu endereço na internet.
O marketing de saída normalmente tem uma abordagem mais agressiva e abrangente, com a expectativa de que pelo menos algumas pessoas se convertam.
O marketing de entrada, geralmente, é mais sutil e se concentra em convencer um determinado grupo de indivíduos a fazer uma compra ao longo do tempo.
Marketing de entrada
O inbound marketing é focado na atração de clientes para os produtos e serviços de uma organização. As pessoas iniciam pesquisando produtos, serviços ou conteúdos para atender a uma necessidade ou resolver um problema, como a reabilitação CNH cassada.
Sendo assim, o conteúdo para qual ele é destinado deve explicar como os produtos ou serviços daquela empresa vão resolver esses problemas.
Assim, vão responder a perguntas importantes em um nicho de mercado ou atenderão a essas necessidades.
Para fazer isso é possível utilizar inúmeras plataformas e estratégias:
- Blogs;
- Vídeos;
- Reels;
- Tutoriais.
Esses são alguns exemplos, o objetivo é diferenciar o seu conteúdo da concorrência. Vídeos musicais podem ser, por exemplo, uma excelente estratégia para quem quer vender aula de violino passo a passo.
Você pode comprar seus produtos às demais opções do mercado, adicionar boas experiências de seus clientes, lançar preços competitivos e promoções. É bom usar e abusar das mídias sociais.
É importante lembrar que os clientes desejam atenção ao longo das etapas de compra, isso pode ser demonstrado em qualquer material de marketing, mas precisa ser consistente nos diferentes canais.
O fluxo da busca até a compra se inicia quando um cliente em potencial, por exemplo, procura um serviço de conserto de módulo de injeção eletrônica.
Em qualquer plataforma de busca ele poderá digitar alguns termos relacionados ao assunto e começar a se inteirar sobre o serviço.
Logo irá se deparar com blogs informativos sobre o tema, com dicas e estratégias para contratar um bom serviço. Isso servirá de estímulo para que ele se interesse ainda mais pelo serviço.
Convenientemente, no final do blog tem um link para incentivá-lo a se inscrever em uma lista e receber conteúdos sobre mecânica.
O cliente clica no link e insere seu nome e endereço de e-mail para acessar o conteúdo. O site armazena suas informações de contato e rastreia se eles abriram ou não o conteúdo.
Depois de consumir o conteúdo, eles podem se perguntar se algum outro cliente se beneficiou com o reparo.
Na hora certa, o prestador de serviço enviará a eles um e-mail contendo depoimentos que mostram como seus clientes ficaram satisfeitos com o seu serviço.
Isso leva o cliente a solicitar uma conversa com a sua empresa, ele entra na chamada de vendas já interessado e informado sobre o que o você faz, proporcionando uma venda mais fácil.
Os benefícios do inbound marketing
Existem vários benefícios do inbound marketing que podem ajudá-lo a determinar se é a estratégia certa para sua empresa.
O marketing de entrada não é invasivo, os clientes em potencial podem ler o conteúdo dos seus canais de comunicação online de acordo com o tempo disponível de cada usuário
É um grande auxiliador para as vendas, como uma tripa para embutidos que separa as unidades do produto, o marketing de entrada é projetado especificamente para cada estágio do funil de vendas.
O inbound marketing é quantificável, ou seja, é possível analisar cada parte dessa estratégia a uma métrica específica para que haja monitorização ao longo do tempo.
Outra vantagem do inbound é que o conteúdo online permanece continuamente atualizado, atraindo continuamente os usuários que demonstram interesse nos seus produtos e serviços (leads).
O inbound marketing é para todos?
O inbound marketing pode não ser uma estratégia interessante para todas as empresas. Em alguns casos, focar o marketing no conteúdo digital pode trazer desvantagens.
Como parte da estratégia do inbound é necessário que o conteúdo permaneça sempre atualizado, como mencionado antes nesse artigo, é essa atualização que atrai e mantém o desejo dos consumidores.
Caso o serviço sejalimpeza de cadeiras de tecido é importante sempre demonstrar que a empresa conhece os produtos mais atuais que ajudam na higienização.
Para isso, é necessário que os envolvidos no marketing da empresa dispensem muito tempo e esforço criando e testando conteúdos que farão do usuário um cliente de fato.
O inbound marketing precisa ser abordado de maneira integral, com ampla visão, ferramentas podem ajudar no processo de implementação de campanhas em vários canais e pode ser interessante adquiri-las.
Marketing de saída
O marketing de saída envia uma mensagem para uma grande quantidade de pessoas na esperança de fazer uma venda, pode ser qualquer produto, até um aparelho colonoscópio.
O fundamento dessa estratégia é pensar que quanto mais pessoas puderem suas mensagens de publicidade, maior será o número de conversões de clientes.
O marketing de saída é frequentemente associado ao marketing tradicional, como mala direta, eventos, outdoors, jornais e rádios.
No entanto, o marketing de saída também pode ser aplicado a tecnologias mais modernas, como publicidade paga por clique e e-mails de spam.
Frequentemente, os consumidores nem estão cientes ou procurando o produto que está sendo anunciado.
Os consumidores podem estar assistindo TV ou folheando um site e serem interrompidos por um anúncio que ilustra por que eles deveriam comprar um determinado produto.
Por exemplo, digamos que um cliente esteja dirigindo na estrada e veja um outdoor de uma loja de utensílios domésticos na área.
Ele pode pensar brevemente que realmente deveria melhorar os itens de sua churrasqueira, e mantém isso em mente.
Algumas semanas depois, enquanto assistem ao noticiário local, veem um comercial da mesma loja de utensílios. Mais uma vez, ele pensa em comprar itens para a churrasqueira, mas esquece depois que as notícias voltam.
Um mês depois, ele verifica sua caixa de correio e encontra um cupom de desconto para a loja de utensílios domésticos. Acontece que ele acabara de receber um bônus no trabalho.
Finalmente, ele decide ir em frente e comprar um espeto largo para churrasqueira novo. Nenhum dos anúncios se referia a um espeto, e ele não estava necessariamente querendo comprar um imediatamente.
No entanto, os anúncios continuavam surgindo em sua vida cotidiana, então ele acabou desviando sua atenção para uma necessidade que não estava em primeiro lugar.
Os benefícios do outbound marketing
O marketing de saída tem algumas vantagens que não devem ser negligenciadas. Ele promove o reconhecimento da marca, ajudando você a alcançar pessoas que nunca ouviram falar de seus produtos ou serviços antes.
O outbound marketing pode gerar resultados imediatos, pois as pessoas interessadas em seus produtos e serviços rapidamente podem rapidamente responder aos seus anúncios e realizar uma compra.
Como é uma estratégia mais comum, a qual todos estão acostumados a receber, inclusive, pelos meios de comunicação mais populares, dá ao consumidor uma sensação de familiaridade e conforto.
Essas sensações ajudam a passar a mensagem de que eles podem confiar mais nesses anúncios do que nos apresentados a eles nas tecnologias mais recentes.
Os desafios do outbound marketing
O marketing de saída pode ser difícil de acertar, aqui estão algumas desvantagens de seguir a rota do marketing de saída.
Sendo assim, é difícil tornar o marketing de saída atraente e relevante para todos, então o marketing de saída é mais generalizado.
Por outro lado, é fácil para os consumidores ignorarem o marketing de saída, muitas pessoas silenciam a TV durante os comerciais ou imediatamente fecham e rejeitam pop-ups e lixos eletrônicos.
Pode ser um desafio medir a eficácia de algumas estratégias de marketing de saída, como outdoors.
Essa estratégia pode não ser a ideal, por exemplo, para uma empresa pequena que faz limpeza de cadeiras estofadas.
O marketing de saída é caro, viajar para feiras, pagar por anúncios em banner e comprar espaços em outdoors geram grandes custos.
No geral, o marketing de saída tem tudo a ver com enviar uma mensagem em escala, enquanto o marketing de entrada tem uma abordagem muito direcionada.
A probabilidade de que pelo menos algumas pessoas convertam em compras a partir de seus esforços de marketing de saída é alta, mas geralmente está associada a um alto custo de aquisição.
Em vez de gritar o nome do seu produto dos telhados e esperar que algumas pessoas respondam, o conteúdo de marketing de entrada pode ser ajustado para atrair seus clientes em potencial mais adequados.
Considerações finais
Sendo assim, o inbound marketing e o outbound marketing são estratégias diferentes para captação de clientes e aumento das vendas, suas principais diferenças são:
- O inbound se preocupa em produzir conteúdo para captação;
- O outbound visa alcançar proativamente seus clientes;
- Marketing inbound é mais sutil;
- Outbound marketing é mais agressivo.
No entanto, são estratégias que podem não ser as mais adequadas para um negócio, visto que demandam muito tempo de criação e implementação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.