O posicionamento de marca é um dos temas mais importantes para as empresas que lidam diretamente com o consumidor. No mundo competitivo da internet, adquirir uma boa imagem perante o cliente é decisivo para gerar vendas.
Este artigo vai apresentar os benefícios que uma marca bem posicionada pode proporcionar ao empreendimento, como nascem os cases de sucesso e como aproveitar as novas condições de mercado a favor de sua estratégia de marketing.
Autoridade de mercado
A autoridade de mercado é definida por dois pilares: o respeito de concorrentes, profissionais e entes do setor, que enxergam a empresa como uma especialista em seu nicho, e a preferência do consumidor.
Não há como construir esses pilares sem a participação ativa da vida pública do segmento. Isso significa trabalhar a marca em suas contribuições para os stakeholders, que devem ir além daquelas intrínsecas ao produto.
Conquistar uma posição de autoridade é provar a importância da empresa na solução de necessidades daqueles que interagem com o projeto, estejam eles em qualquer posição. Uma marca de painel para tv planejado que sabe se posicionar conta com isto.
Valor agregado
Similar ao que é discutido na autoridade de mercado, o valor agregado é tudo aquilo que pode ser medido por seu valor para o cliente, independentemente das funções do produto ou serviço. Para entender como isso funciona, cabe observar as teorias da motivação.
As teorias da motivação e das necessidades, em geral, separam as demandas humanas entre aquelas que são essenciais para a sobrevivência e por isso, mais objetivas, e as demandas mais associadas à autoimagem e, portanto, subjetivas. São desta categoria:
- Necessidades sociais (relacionamentos, círculo social);
- Necessidades de estima (reconhecimento, status);
- Necessidades de autorrealização;
- Compatibilidade entre o “eu” interno e externo.
Conforme as necessidades mais básicas foram supridas pelo avanço da produção industrial, o consumidor ganhou maior liberdade para atentar-se a outras demandas, mais relacionadas à sua felicidade, conforto e relações interpessoais.
A busca por um projeto de banheiro planejado apartamento pequeno pode exemplificar muito bem essas mudanças nas preferências do público. O padronizado se converteu no personalizado e o consumo é hoje uma extensão da identidade.
Portanto, valor agregado é tudo aquilo que contribui com a construção de uma identidade pública para o consumidor, fortalecendo suas qualidades e valor. Além disso, o valor agregado está atrelado a conforto e experiência diferenciada.
Comunicação com o consumidor
O posicionamento de marca é também uma tentativa de aproximar-se do público-alvo. Conforme a produção e atendimento se tornaram mais personificados, as companhias observam o aumento na exigência de uma experiência única de compra.
Por isso, seja por meio da figura do vendedor ou por ferramentas online para reabilitação cnh cassada, a comunicação com o consumidor é trabalhada de maneira a alcançar os melhores resultados, quando a empresa está empenhada em posicionar sua marca.
Elevação na receita
Por fim, o conjunto de benefícios associados aos posicionamentos de marca já mencionados neste artigo, geram a elevação de receita pela retenção de mais consumidores. Assim, as projeções para uma empresa desse segmento se tornam mais promissoras.
O cenário nacional é caracterizado por múltiplas pequenas e médias empresas, em situações vulneráveis de financiamento para as suas atividades. Conquistar esta estabilidade passa por manter um bom fluxo de caixa a longo prazo.
Conhecendo as vantagens de uma posição de marca, muitos empreendedores podem se perguntar como essas questões se refletem na prática, no contexto diário de uma organização. A resposta se resume a uma palavra-chave: planejamento estratégico.
Por que planejar uma estratégia?
O planejamento estratégico é o primeiro dos três níveis de gestão em uma empresa, de acordo com as teorias mais aceitas da Administração. São eles o nível estratégico, tático e operacional, presentes inicialmente em indústrias de alinhamento automotivo 3d.
O planejamento estratégico se divide em fases de pesquisa e de implementação de uma metodologia, a fim de organizar ciclos de trabalho internos. As ferramentas variam de acordo com o objetivo e tamanho da campanha de posicionamento, para gerar:
1 – Resultados mais satisfatórios
Para ser eficaz, é necessário traçar uma meta. A qualidade dos processos de uma empresa é medida pela sua capacidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo, o que é denominado pela Administração como efetividade.
Enquanto a eficácia diz respeito a atingir as metas traçadas com exatidão, a eficiência foca no caminho até o fim, interessada em seguir os protocolos corretos para garantir que o resultado sairá como desejado. Por isso, é vital planejar ações de posicionamento.
2 – Redução no desperdício
Ao melhorar a eficiência e eficácia, a empresa corta despesas com recursos subaproveitados, barateando a entrega de um varal de teto secalux instalação. Os efeitos de um processo menos custoso é o ganho de competitividade e margem de lucro.
Empresas que operam com margens de lucro maiores possuem maior mobilidade para escolher a tática certa de posicionamento. Se reduzir preços, cortando parte da margem, para atrair mais consumidores ou investir mais na empresa pelo maior faturamento.
3 – Delegação de tarefas para a equipe
As ações de marketing voltadas para o posicionamento de marca costumam investir na equipe como motor de desenvolvimento. Delegar tarefas de maneira correta é importantíssimo para garantir o aproveitamento do capital humano.
Para delegar funções e definir equipes, é necessário que os líderes saibam o que estão fazendo. Portanto, o planejamento é fundamental e não apenas isso: a comunicação entre líderes de diferentes níveis deve ser harmoniosa.
4 – Distribuição de recursos de campanha
Similar ao aproveitamento de capital humano, reconhecer o que precisa ser feito ajuda os gestores a montarem o orçamento de ações de posicionamento. Quais ferramentas serão necessárias, novas contratações e especialidades envolvidas, são definidas na estratégia.
Assim como um arquiteto projeta um banheiro planejado apartamento com antecedência, antes de comprar os materiais para a obra, o gestor deve analisar a posição atual da marca e o perfil de consumidor, a fim de identificar um curso de ação.
Tendências tecnológicas no posicionamento de marca
A internet expandiu as possibilidades de comunicação entre empresas e consumidores. Desde o advento do smartphone, realidade física e virtual se mesclam em uma experiência conjunta, onde usuários compram, vendem e se relacionam em plataformas online.
Marketplaces, redes sociais e sistemas de anúncio são alguns produtos desta revolução nas comunicações. A web se converteu em biblioteca e espelho do mundo, gerando e armazenando um volume de dados inédito em monitoramento de cftv.
A acessibilidade destas ferramentas e a alta capacidade de rastreio do comportamento abriu portas para análises de mercado mais profundas. Atualmente, empresas de pequeno e médio porte podem investir em algumas das melhores tendências no nível estratégico:
Segmentação de público via redes sociais
As redes sociais contam com algoritmos que recomendam publicações com base no histórico de sessões do usuário. Este é um exemplo de segmentação do público, onde a interface é adaptada aos gostos da audiência.
Esses dados são usados pelas empresas para realizar ações de posicionamento direcionadas, atingindo um público com tendência prévia a se interessar por seu produto. Ao segmentar o público, a marca pode analisar o melhor perfil de consumo.
Conteúdo interativo em realidade aumentada
Realidade aumentada é um recurso que permite a inserção de novos objetos ou a movimentação do ponto de vista do usuário, dentro de uma plataforma online, com gráficos que simulam um ambiente real, como um quarto de solteiro planejado.
Um exemplo de uso para posicionamento de marca são as imobiliárias, que disponibilizam tours virtuais ultrarrealistas, muitas vezes apresentando imóveis ainda na planta. A ferramenta pode ser aplicada por qualquer setor como forma de atrair o público.
É uma excelente maneira de garantir a interação de visitantes em seu site, especialmente quando o objetivo é reter o tráfego no portal oficial da marca. A técnica também confere confiabilidade, pois demonstra um patamar desejável de maturidade digital.
Storytelling em vídeos
Storytelling é um recurso para elaboração de enredos fictícios, estruturando a ideia em um esqueleto comum de três atos, com clímaces em cada um deles. O recurso, extraído da análise de histórias épicas, hoje é utilizado na construção de material publicitário.
Nunca foi tão fácil produzir vídeos como hoje. A mídia que une estímulos visuais complexos e auditivos, é o principal tipo de conteúdo consumido na internet, seja em formatos mais curtos ou longos. É também uma das mais bem sucedidas formas de publicidade.
Ao inserir o recurso em uma propaganda, a campanha de marketing alcança o paradigma da internet, que é unir e conciliar transmissão de informação e entretenimento.
Considerações finais
O posicionamento de marca é uma das questões mais importantes no que tange ao desenvolvimento de ações de marketing digital. Uma marca forte aumenta as chances de rentabilidade da empresa a curto, médio e longo prazo.
Inserir técnicas de posicionamento na rotina diária de uma empresa contribui com sua profissionalização, uma vez que esta é compelida a adotar métodos objetivos de mensuração, elevando a produtividade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.