A prova social é um importante componente de todas as estratégias de marketing de grande sucesso no mercado atual, seja nos comércios físicos e presenciais, ou mesmo na publicidade feita na internet.
A razão para isso é simples. Todas as narrativas que são construídas para a persuasão dos consumidores e o convencimento para que eles tomem a iniciativa de fazer uma compra serão insuficientes se não houver uma prova concreta para os convencer.
A verdade é que tanto para as empresas que trabalham com higienização de coifas e exaustores quanto para as que vendem alimentos, vendendo online ou em unidades presenciais, as evidências de que uma entrega traz satisfação são muito necessárias.
Por essa razão, a melhor evidência de que um produto ou serviço satisfaz às demandas dos clientes é quando esses mesmos clientes atestam isso de alguma forma. A isso, o marketing chama de prova social.
Para que esse artifício possa possibilitar as melhores oportunidades de vendas nos mais diferentes setores do mercado, este artigo abordará o conceito, a importância e as grandes vantagens da prova social, que facilita até mesmo a propaganda para alugar quarto.
Além disso, será possível demonstrar os principais tipos de provas sociais e as formas mais eficientes de utilizar as redes sociais em benefício das próprias empresas, por meio dessa estratégia.
Por fim, ainda se poderá finalizar o conteúdo com seis dicas para facilitar o processo de aquisição dessas provas com os clientes.
Afinal, em que consiste a prova social?
A prova social trata-se de um fenômeno psicológico que se refere à dependência dos seres humanos por feedbacks, da mesma forma como por meio das ações dos outros para determinar o que é certo e errado em um determinado contexto.
Esse é um conceito bastante antigo, tal como o surgimento do próprio marketing. Afinal, os testemunhos de personalidades que endossam produtos é um dos formatos mais antigos da publicidade, úteis até mesmo a uma empresa de portaria eletronica.
No entanto, a transformação digital e a chegada das mídias sociais ampliaram a força da Prova Social, uma vez que hoje estes feedbacks são mais rápidos, acessíveis e visíveis.
Como resultado, as companhias de todos os portes estão percebendo que essa influência é uma parte fundamental de sua presença digital.
Por que ela é tão importante?
A prova social é especialmente conveniente em situações em que as pessoas são incapazes de definir o modo apropriado de comportamento.
No mundo dos negócios, essas situações podem ser vistas como o momento em que o possível cliente está considerando a solução, mas não tem conhecimento suficiente sobre ela, ainda que seja em uma empresa de entrega de malotes.
Nesse contexto, o potencial cliente supõem que as pessoas ao redor possuem mais conhecimento a respeito da solução do que ele. E é justamente por isso que a prova social se torna tão valiosa.
Se esse visitante estiver analisando um site e encontrar o depoimento de um integrante importante de uma grande empresa elogiando a solução que ele oferece, por exemplo, isso irá se configurar como um grande ponto à favor.
Essa pessoa, muito provavelmente, vai pensar que se esse grande integrante de uma empresa de grande nome aprova esse produto ou serviço, deve ser porque ele é realmente bom.
Dessa forma, ainda é possível afirmar, de forma mais sintética e objetiva, que existem sete grandes vantagens no uso das provas sociais. A saber:
- Potencialização da autoridade;
- Otimização da imagem da marca;
- Aumento das taxas de conversão;
- Colaboração no crescimento do negócio;
- Auxílio na aquisição de novos clientes;
- Potencialização da fidelização dos clientes;
- Aumento do alcance da marca.
Por meio desse tipo de abordagem, é possível potencializar uma estratégia de marketing, comunicando bastante credibilidade ao público.
Tipos de prova social
Antes de iniciar, é fundamental entender exatamente o que a prova social representa para as marcas. E, para entender isso, é imprescindível saber precisamente o que ela não é.
A mente humana pode reconhecer imediatamente os rostos familiares que incentivam produtos de nome familiar, como um atleta em uma caixa de cereal ou uma pessoa famosa em um comercial engraçado, ainda que seja sobre o serviço de despachante de carros.
Enquanto o efeito psicológico se trata do mesmo, são poucas as pessoas que não entendem que tais endossos são pagos.
Dessa forma, a chave para uma prova social eficaz é que ela seja real, com pessoas reais e opiniões reais.
Dito isso, é possível que aí se incluam as opiniões dos consumidores, bem como os depoimentos de clientes, estudos de caso em vídeo, conteúdos gerados por usuários, certificações ou prêmios, dentre diversos outros.
Conforme aponta a Nielsen, sessenta e seis por cento dos consumidores confiam nos comentários dos clientes, tornando uma tática altamente eficaz.
Avaliações negativas excessivas, no entanto, podem possuir o resultado exatamente inverso, levando a uma perda de setenta por cento dos clientes em potencial, ainda que sejam de demandas como entrega expressa motoboy.
Usando as redes a favor da empresa
A estratégia de provas sociais deve ser focada em engajar os clientes a deixarem avaliações no site da empresa, ou em suas redes sociais, pesquisas de atendimento, ou mesmo em outras redes.
Isso pelo fato de que, quanto mais pessoas falarem acerca da marca, maiores são as chances de atrair e influenciar de forma assertiva os novos clientes.
Com isso, é possível utilizar as provas sociais a favor da companhia, com o objetivo de influenciar na decisão de compra de potenciais consumidores. Ela pode ser usada como um gatilho mental, com o intuito de vender mais.
Negócios de todos os segmentos podem produzir provas sociais fazendo uso de suas próprias redes sociais. Aliás, elas são um canal ótimo para fornecer informações a respeito das empresas.
Para conseguir provas sociais por meio do Instagram, é importante desenvolver uma tática para estimular as pessoas a difundirem as suas experiências com a empresa na rede.
Isso pode ser feito de várias formas, usando uma hashtag em específico, promovendo um concurso, bem como sorteio e algumas outras opções.
Lembrando que é necessário conseguir rastrear esse conteúdo na sequência, para confirmar os comentários que podem ser utilizados como prova social, ainda que sejam feitos em uma postagem sobre montagem de motor a diesel.
Ademais, na página do Facebook de uma companhia, é possível estimular os clientes a postarem comentários na área de avaliações.
Se essa companhia possui um local físico, também será útil incentivá-los a fazer check-in ao chegarem no seu estabelecimento.
Dicas para conquistar provas sociais
Por fim, e para que seja possível finalizar este artigo possibilitando que até mesmo produtos como piso elevado para data center possam ser mais vendidos na internet por meio da abordagem das provas sociais, será de grande utilidade fornecer algumas orientações.
Nesse contexto, existem seis dicas úteis para aqueles que desejam conquistar novas provas dos clientes. A saber:
- Abrir espaços para revisões;
- Buscar a verificação das contas;
- Incentivar os depoimentos;
- Usar as melhores provas;
- Perguntar de forma assertiva;
- Enfatizar os números sobre clientes.
Tanto nas mídias sociais quanto nas páginas de produtos e até mesmo nos comentários dos blogs, é possível deixar aberto o espaço para que os consumidores deem as suas opiniões e sugestões sobre a experiência deles.
No Facebook, por exemplo, esse tipo de recurso já existe para qualquer tipo de página, de modo que basta apenas ativá-lo.
Ainda nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, é possível tentar fazer com que uma página seja verificada.
Essa é uma maneira de adicionar uma prova social implícita e aumentar a credibilidade da empresa em questão. Desse modo, é útil entrar em contato com o suporte de cada mídia social para verificar as regras para poder fazer a requisição.
Além disso, deve-se enviar pesquisas para os clientes estimulando que eles participem. É possível construir concursos, oferecer recompensas ou mesmo vantagens em uma nova compra. Desse modo, o número de participações cresce.
Se alguém tem uma relação mais próxima com os clientes, ou mesmo se há acesso a clientes que compram com a companhia há muito tempo e com certa frequência, é interessante começar a captação de depoimentos com eles.
Se eles possuem uma relação mais forte com a empresa em questão, com certeza deverão ter algo positivo a dizer sobre ela.
Considerações finais
As provas sociais são elementos extremamente importantes para a estratégia de vendas de qualquer negócio, constituindo, assim, um pilar fundamental do marketing, como foi possível ver ao longo deste artigo.
Por esse motivo, o seu uso não pode ser deixado de lado em uma campanha. Entretanto, é necessário conhecer a fundo as técnicas para utilizá-las de maneira adequada. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.