A gestão de marketingé um processo usado para garantir que as estratégias por trás das ações sejam bem elaboradas. Ela conta com planejamento, processos, objetivos, metodologias e indicadores que organizam o setor e melhoram os resultados.
Algumas pessoas podem acreditar que marketing nada mais é do que divulgar um produto ou serviço, trabalhar com publicidade ou criar uma página no Facebook. Mas as coisas não são tão simples assim.
Na verdade, trata-se de uma área mais completa e que precisa ser bem administrada para funcionar adequadamente. É exatamente aqui que entra a gestão de marketing, no caso das marcas que querem ter sucesso nos negócios.
Isso porque as ações pontuais trazem resultados promissores, mas eles não vão surtir efeito sozinhos por muito tempo. Resultados sustentáveis de marketing só são obtidos por meio de muita pesquisa, estratégia, planejamento e mensuração de resultados.
É dessa forma que a marca organiza suas atividades e consegue alcançar seus objetivos comerciais. Este é o papel da gestão de marketing.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar seu conceito, a importância desse recurso para as estratégias de marketing e as vantagens de adotá-lo.
Entenda o conceito de gestão de marketing
Chamamos de gestão de marketing as atividades de gerenciamento de processos, estratégias de marketing e pessoas, de modo a gerar valor para o mercado em que a empresa atua e alcançar suas metas e objetivos.
De acordo com Philip Kotler, guru do marketing, uma boa gestão de marketing ajuda a escolher mercados, satisfaz as necessidades dos segmentos e ainda constrói uma relação de lucro com eles.
Isso se dá por meio de processos de análise, um bom planejamento, a implementação correta das estratégias, além do controle sobre elas.
Na verdade, se uma pessoa procura por martelinho de ouro perto de mim ou qualquer outro tipo de solução, vai fazer negócio com empresas que incluem esses processos para outros tipos de gestão, como a empresarial, financeira, dentre outras.
A única diferença é que na gestão de marketing, esses processos são aplicados em marketing, cuidando de várias atividades voltadas ao mercado, tais como:
- Pesquisa de mercado;
- Definição de preços;
- Design de produtos;
- Estratégias de distribuição;
- Assessoria de imprensa.
Essas e muitas outras atividades precisam ser organizadas, e este é exatamente o papel da gestão de marketing, que costuma ser liderada pelo gestor do departamento, que se encarrega de organizar e alinhar essas atividades.
Ele também trata das pessoas envolvidas, de modo que apresentem um bom desempenho e ajudem o negócio a organizar seus objetivos.
Tudo isso funciona por meio de alguns pilares, pois por meio deles, fica mais fácil definir preços, criar campanhas e distribuir adequadamente os produtos. Isso depende de uma estratégia para que faça sentido.
Tanto é que muitas empresas, como um fabricante de bateria 80 amperes, investem em uma gestão estratégica de marketing. Contudo, as estratégias só vão funcionar se forem colocadas em ação de maneira eficiente.
Nesse contexto, tanto o marketing estratégico quanto o marketing operacional são os pilares fundamentais para a gestão de marketing. Eles se complementam e a ausência de um deles pode fazer a gestão desmoronar.
Dentro do marketing estratégico, as companhias tratam de decisões de longo prazo por meio de análise de mercado, posicionamento, segmentação e diagnóstico da empresa.
No marketing operacional, por sua vez, a marca coloca em ação suas estratégias, investindo no estabelecimento de um mix de marketing para cada segmento, gestão do orçamento de marketing e da definição de cronogramas e responsáveis.
Importância da gestão de marketing
As estratégias de marketing fazem parte das empresas de maneira natural, pois todas compreendem a necessidade de divulgar seus produtos e serviços para atrair clientes e ter competitividade no mercado.
Assim, um negócio de aluguel de caminhão munck que compreende a importância dessa prática consegue obter resultados muito melhores.
Só que, no geral, as estratégias de marketing costumam ser isoladas, como um perfil nas redes sociais, cartões de visita, distribuição de panfletos, dentre outras, e alguns negócios acreditam que isso é o suficiente.
Na verdade, não existe uma estratégia por trás para sustentar essas ações. Elas acabam sendo realizadas sem planejamento, sem direcionamento e sem objetivos. É por essa razão que não trazem os resultados necessários e podem prejudicar a marca.
A gestão de marketing é importante porque estrutura as atividades, de modo que elas atinjam os objetivos de curto, médio e longo prazo e cumpram sua função.
A partir disso, as ações de uma empresa de disco de desbaste para esmerilhadeira ganham um propósito, são embasadas por meio de estudos, orientadas por estratégias e organizadas em processos.
Tudo isso é essencial para que o marketing dê bons resultados e fortaleça a relação entre a marca e o mercado em que ela atua.
Demandas são analisadas, e assim as estratégias são guiadas de modo a gerar valor para o público.
Consequentemente, a companhia se torna mais competitiva e passa a traçar estratégias que a fazem crescer, fortalecem a marca, criam diferenciação e ainda conquistam uma boa posição.
Para compreender um pouco mais a importância de uma boa gestão de marketing, no próximo tópico, vamos falar sobre seus principais benefícios.
Vantagens da gestão de marketing
Fazer uma boa gestão de marketing traz muitos lucros para as companhias, e os que figuram entre os indispensáveis, estão:
1 – Inova outras áreas da empresa
Conhecer o próprio mercado traz insights para as estratégias de marketing, mas também para outros setores da corporação.
Se a empresa conhece bem o consumidor, o marketing melhora o planejamento de vendas e até mesmo define canais de entrega para a logística.
2 – Aumenta a motivação da equipe
Dentro de uma empresa de lavagem de tapetes residenciais ou de uma multinacional, os profissionais gostam de trabalhar em espaços com objetivos, metas, cronogramas e processos bem definidos.
Saber organizar e definir as estruturas de trabalho motiva os colaboradores, que passam a confiar mais na companhia, entendem as razões do seu trabalho, o que precisam entregar e de que maneira as suas tarefas colaboram com o crescimento da organização.
3 – Melhora os resultados do negócio
A principal preocupação da gestão de marketing é alinhar os objetivos da empresa com os objetivos organizacionais.
Uma campanha de anúncios com várias visualizações não é o suficiente, principalmente se ela não gera vendas e conversões.
Quando o marketing é bem gerenciado, vai muito além de visualizações e curtidas, visto que seu foco são resultados efetivos e que aumentam a sustentabilidade do negócio.
4 – Melhora a eficiência dos processos
Se um fabricante de grupo gerador diesel investe em gestão de marketing, evita que as atividades fiquem bagunçadas, estabelece um bom processo e as estratégias têm um objetivo para seguir.
Como consequência, evita que os esforços e investimentos sejam desperdiçados com campanhas e ações que não levam a lugar algum.
Por outro lado, manter tudo organizado aumenta a produtividade da equipe, melhora as entregas e torna os investimentos mais assertivos.
5 – Fortalece a relação com o público
Outra vantagem inquestionável de uma boa gestão de marketing é que ela fortalece a relação com os consumidores, desde que seja focada neles.
Uma empresa de laje treliçada em balanço deve conhecer as características e comportamentos de seu público, para que assim possa criar produtos e estratégias compatíveis com suas demandas.
Qualquer companhia que invista nisso consegue satisfazer melhor as necessidades dos consumidores, se comunicar melhor com eles e estabelecer uma relação de confiança promissora.
Aliás, quando se fala em marketing, principalmente o marketing digital, o objetivo é justamente fazer com que a marca se relacione bem com os clientes, desde o primeiro contato deles com o seu nome.
6 – Mais conhecimento sobre o mercado
Uma boa gestão de marketing depende de uma pesquisa profunda sobre o mercado em que a companhia atua. As estratégias são estabelecidas por meio da coleta e análise de dados referentes ao público, concorrentes e macroambiente.
Com isso, as lavanderias industriais definem seu público-alvo, os concorrentes, são capazes de se antecipar a riscos e oportunidades, além de criarem estratégias focadas nas necessidades do consumidor.
Por isso, tantos profissionais de marketing reforçam a necessidade de conhecer o mercado, pois qualquer empresa que invista nesse tipo de ação estará muito à frente de seus concorrentes.
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Considerações finais
A gestão de marketing é uma ramificação fundamental para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento, posto que é ela que coordena as atividades e adota as melhores metodologias de trabalho.
Uma boa organização do marketing pode se ramificar em outras atividades, pois seu objetivo é estruturar a área e potencializar os resultados.
Todos os investimentos no setor passam a ser mais valorizados, pois são assertivos e ajudam a companhia a alcançar aquilo que almeja.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.