Tráfego, comunicação ou marketing orgânico são estratégias fundamentais para qualquer negócio, consistindo, basicamente, na geração de visitas em suas páginas.
Isso, sem a necessidade de investir no chamado tráfego pago, que também é muito útil.
O marketing orgânico é um conceito vindo das relações públicas, e se popularizou no âmbito publicitário.
De forma que é sinônimo de obtenção de visibilidade digital, reputação no mercado, oportunidades de negócio e impacto em vendas.
Dessa forma, como uma nova segmentação do inbound marketing (ações publicitárias voltadas para atração do público) surge o inbound PR (Public Relations) ou inbound RP (Relações Públicas).
É uma mentalidade construída para a gestão de relacionamentos corporativos e mercadológicos.
Ele requer um estudo muito aprofundado do target de uma empresa, uma vez que não conta com grandes divulgações em veículos e portais sobre um determinado produto ou serviço.
Estamos falando em uma forma de publicidade em que o próprio público-alvo vai gerar a movimentação da divulgação da marca.
O marketing orgânico está intimamente ligado à arte de atrair e se relacionar com o público.
Trazendo resultados a curto, médio e longo prazo para a organização, por exemplo, uma empresa de sinalização de trânsito.
Consiste em todas as estratégias de posicionamento no ambiente digital voltadas para a otimização do “relacionamento” da página com os próprios mecanismos da rede responsáveis pelo tráfego de usuários.
Entre eles, destacam-se os buscadores, como o Google, maior referência e que compreende mais de 90% das buscas feitas nos navegadores.
Portanto, nesse artigo abordaremos os princípios por trás dessa forma de comunicação orgânica, qual a sua importância e vantagens.
Também daremos dicas sobre como trabalhar essa técnica na estratégia de marketing de uma empresa, dos mais diversos setores, como uma confecção especializada em estampagem, por exemplo.
O marketing orgânico
O marketing orgânico ocorre de forma totalmente independente das estratégias aplicadas com a alocação de recursos para anúncios ou demais ferramentas do tráfego pago.
A estratégia aqui ocorre de forma a atender os requisitos dos mecanismos digitais voltados para a experiência do usuário.
Para entender esse conceito, o primeiro passo é compreender a lógica que existe por trás do algoritmo dos mecanismos de pesquisa, como Bing ou Yahoo, por exemplo.
Na verdade, focaremos na principal referência quando falamos de comunicação e publicidade na internet: o Google.
Ele analisa profundamente cada página de um sitede uma assistência técnica em relógio de ponto analógico, por exemplo, considerando centenas de diferentes parâmetros.
Essa lista é um grande segredo comercial, muito bem protegido. A Google divulga alguns pontos, outros vem sendo definidos pelos estudiosos do marketing digital.
Parâmetros Google
Assim, alguns parâmetros são:
- Características visuais e mobilidade do site;
- Quantidade de palavras-chave;
- Volume de busca;
- Coerência, relevância e originalidade do conteúdo;
- Qualidade de informações;
- Avaliações dos usuários.
Nas estratégias de marketing digital, aquelas direcionadas para o tráfego orgânico, estão contidas no campo do SEO (Search Engine Optimization).
Sendo assim, a Otimização para os Mecanismos de Busca, e falaremos mais sobre isso adiante.
O fato é que no meio digital, para se posicionar e ter sucesso, é necessário equilibrar, tanto o fluxo pago quanto o orgânico.
Uma empresa pode gastar milhões em tráfego pago, caso não atenda os requisitos dos buscadores (SEO) com conteúdo relevante, não se manterá posicionada entre os primeiros resultados das buscas.
Já o contrário é possível, pois uma marca fabricante de filtro de ar para Audi, por exemplo, pode se posicionar de forma eficiente apenas com uma estratégia orgânica muito bem feita.
O objetivo do mundo online é a comunicação entre pessoas, e o posicionamento nesse universo se dá exatamente pela humanização das marcas, ou seja, pelo diálogo direto e próximo com o usuário.
A construção dos relacionamentos é baseada em conteúdo de qualidade, e consequentemente, na construção da reputação de uma marca.
Dessa forma, o marketing orgânico constrói essa reputação, e de forma natural ao longo do tempo.
Como aplicar as estratégias de marketing orgânico
Vamos entender agora o que fazer para convencer os mecanismos de busca de que seu site é relevante para o público.
Muitos questionam sobre o tempo para os resultados provenientes dos esforços voltados para o marketing orgânico, e o fato é que não existe uma previsão que se aplique a qualquer negócio.
Uma vez que ele está relacionado à construção da reputação digital de um negócio, como uma clínica especializada em cirurgia de catarata, por exemplo, tudo depende do empenho e do investimento feito.
Nesse ponto é importante esclarecer um equívoco comum: ao falarmos de tráfego orgânico e apontar como sua eficiência não depende de impulsionamentos por mídias pagas, não queremos dizer que não exista demanda de investimento.
O marketing orgânico tem o maior Retorno sobre o Investimento (ROI) dentre as estratégias do marketing digital, mas para o retorno, é necessário o investimento.
Invista com inteligência
Alguns dos fatores fundamentais para a escalabilidade de seus resultados é investir no desenvolvimento e execução de uma boa estratégia de marketing.
Portanto, procure uma empresa especializada em marketing digital, com profissionais competentes para uma implementação assertiva em sua empresa de customização de cortina persiana horizontal, por exemplo.
Dessa forma será orientado sobre como investir em ferramentas de automação, no gerenciamento, mapeamento e análise de métricas e indicadores de performance, como os KPI (Key Performance Indicators), e na implementação de melhorias.
Assim como para o desenvolvimento de um bom plano diretor de marketing, uma vez que acertar na construção da persona é a base para tudo o que estamos falando aqui.
Além disso, para o desenvolvimento de conteúdos originais e de qualidade, que respeitem as boas práticas de SEO, é necessário pessoal qualificado.
Portanto, tenha atenção, não basta o conteúdo orgânico bom. Seu site precisa ter as configurações adequadas e ser responsivo, para ser localizado e ranqueado pelos buscadores.
Basicamente, o sucesso no marketing orgânico está em seguir à risca as exigências para a otimização da experiência do usuário do mecanismo de pesquisa.
O RankBrain
RankBrain é o nome do sistema de Inteligência Artificial implementado ao algoritmo do Google utilizado para o ranqueamento dos resultados, o Hummingbird.
Desde 2015, ele é baseado no conceito de conexão das informações e auto-aprendizado.
O RankBrain, soma-se a outras partes deste algoritmo, como o PageRank, mecanismo que considera os links que apontam para outras páginas (link building), como fatores de pontuação para o posicionamento.
É um sistema revolucionário que simula o cérebro humano, justamente visando a experiência do usuário.
Veja bem que “martelamos” nesse conceito de experiência, pois é de fato o fator-chave para o sucesso de tráfego orgânico.
Outro fator de peso é o volume de busca da palavra-chave, questão central do SEO.
Afinal é necessário certificar-se de que haverá uma correspondência entre as diversas formas dos usuários questionarem-se sobre determinado assunto.
Principalmente, no que tange a busca de expressões-chave, o RankBrain destaca-se por sua capacidade de interpretação.
Por exemplo, uma busca no Google por “empresa de entrega motoboy”, envolve diferentes informações e questões semânticas, compondo uma busca mais complexa que aquela feita a partir de apenas “motoboy”, “contrato” ou “empresa”.
Vantagens do Marketing Orgânico
Ao chegar até aqui, percebe-se como falar dos benefícios do marketing orgânico é algo muito amplo, tratando-se de acertar ao garantir a melhor experiência na web.
Isso implica em algumas outras vantagens bem pontuais, como:
- Geração de resultados e ganhos permanentes, como os leads;
- Auxilia no ROI em mídias pagas;
- Traz credibilidade e reconhecimento para a marca;
- Auxilia no processo de lapidação da persona;
- Gera vendas e lucro para sua empresa.
Uma estratégia bem realizada é a garantia de uma redução significativa do CAC (Custo de Aquisição por Cliente) de uma empresa especializada na manutenção de aquecedor a gás 20 litros, por exemplo.
Considerações finais
Portanto, fazer as estratégias visando a melhor experiência do usuário e trará sucesso orgânico.
Que inclui posicionamento, criação de autoridade, geração constante de leads, aumento nas vendas e sucesso nos negócios.
Ao optar por investir nesse segmento como ferramenta para expandir seus negócios, tenha em mente que estamos falando na construção de um patrimônio digital.
Isso requer atenção, estudo e trabalho constante para acompanhar a evolução do consumidor ao longo do tempo, assim como a evolução dos mecanismos de pesquisa que o acompanham.
É fundamental a implementação de melhorias continuamente, conforme as preferências e direcionamentos colocados pelo próprio público-alvo, para atingir os objetivos almejados.
Duas últimas dicas para fechar esse artigo “com chave de ouro” são relacionadas ao link building: faça parcerias com outras empresas para vincular suas páginas aos seus canais.
Também não deixe de fazer publicações em suas próprias redes sociais, com links para suas páginas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.