O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia que tem como objetivo melhorar a imagem da empresa com os colaboradores, através de técnicas e ações que giram em torno das equipes.
O objetivo principal do endomarketing é motivar cada colaborador, melhorando o ambiente corporativo em geral e reduzindo o turnover, também conhecido como taxa de rotatividadeda empresa., seja ela uma fábrica de lacre adesivos ou um escritório de contabilidade.
Esse tipo de estratégia tem como função básica levar os colaboradores dentro da própria empresa, através de ações fundamentais de influência que tornem os funcionários mais próximos dos processos empresariais e de toda a estrutura da empresa.
Trata-se de uma união da equipe de marketing com a de RH, que acaba promovendo ações que são importantes para a empresa, ao mesmo tempo que buscam soluções para os colaboradores em si.
A ideia do endomarketing é identificar as necessidades que as equipes possuem, transformando estes problemas em novas oportunidades e possibilidades de avanço dentro da empresa, criando um ambiente muito mais próximo do adequado.
O mercado atual está cada vez mais competitivo, uma vez que novas empresas surgem a todo o momento, com ideias inovadoras e propostas que em muitos casos podem tentar seus colaboradores.
Promover um ambiente adequado, que faça com que os funcionários de sua empresa tenham prazer em estar e pensem muitas vezes antes de trocar o que possuem pelo novo, é um dos principais meios de criar estabilidade em sua empresa.
Assim, sua equipe estará muito mais disposta a vender suas placas informativas personalizadas, ao se sentir satisfeita em fazer parte da empresa.
Isso porque um funcionário novo precisa passar por uma série de treinamentos básicos, além de um período de adaptação.
Por outro lado, um colaborador antigo já está alinhado com a missão, visão e valores da empresa, e normalmente acaba sendo muito mais proveitoso.
Por isso, manter esses colaboradores em seu quadro de funcionários é ideal. Quanto mais você reter talentos em sua equipe, mais resultados a empresa conseguirá, uma vez que todos ali estarão produzindo em áreas de expertise.
Por que o endomarketing é importante?
Uma estratégia de marketing é sempre relevante para uma empresa.
No caso do marketing externo, ele ajuda a conquistar novos clientes e oportunidades de negócios. Já no endomarketing, esse tipo de ação acaba beneficiando diversas áreas da companhia.
Entender o conceito de plotagem de projetos realizado por sua companhia é importante para o marketing externo, uma vez que os clientes perguntarão sobre o serviço.
Mas também é ideal no endomarketing, uma vez que seus colaboradores precisam estar instruídos sobre suas funções.
Quanto mais engajados os funcionários estiverem, mais otimizado será o trabalho, gerando uma produtividade muito maior e, por consequência, mais lucro. Isso faz com que o retorno que a empresa recebe acabe sendo ainda maior.
Além disso, os custos de desligamento e desengajamento de colaboradores é bem alto, principalmente por conta de todas as taxas e tarifas que devem ser quitadas. Esse tipo de situação acaba sendo bastante prejudicial para a empresa.
Por este motivo, muitas empresas optam por cativar os colaboradores enquanto eles ainda estão ajudando a criar a estrutura empresarial, garantindo assim um resultado mais positivo para a empresa sem que haja a necessidade de gastos adicionais.
Quanto mais você conseguir reduzir custos, melhor será a saúde financeira de sua empresa. Instaurar alguns Envelopes pequenos, por exemplo, pode ajudar a diminuir custos e criar um padrão para a empresa.
Por isso, na maioria dos casos, investir em recursos como treinamentos e desenvolvimento de seus colaboradores acaba sendo uma excelente maneira de explorar todo o potencial deles.
Para que sua companhia seja capaz de engajar sua equipe e fazê-los se interessar por este crescimento profissional, uma boa estratégia de endomarketing pode fazer uma grande diferença no dia a dia de sua empresa.
Afinal, como aplicar o endomarketing?
Existem diversas ações que podem gerar resultados muito positivos em sua empresa, principalmente quando estimula seus colaboradores de forma positiva a fazerem parte das ações.
Quanto mais você aproveitar o espírito de equipe gerado dentro da empresa, mais oportunidades se criarão para que a companhia seja capaz de utilizar todos os recursos disponíveis para um bom engajamento com seus funcionários.
1 – A importância do diálogo
A comunicação é um dos principais elementos de qualquer empresa. Isso porque não só é uma peça-chave para que os serviços sejam executados corretamente, também deve ser crucial para o desenvolvimento de novas ideias.
É importante que você esteja sempre aberto para o diálogo com seus colaboradores, e que todos saibam como chegar até você. Muitas vezes, as pessoas da equipe se desanimam quando a comunicação não é feita de ambos os lados.
Se há algum problema na produção de banner com ilhos, o diálogo é a melhor forma de otimizar esse tipo de serviço.
É importante para seus colaboradores que eles se sintam ouvidos, e por isso, deve-se criar canais de comunicação direta com a qual seus colaboradores possam criar uma série de interações, como:
- Reclamações;
- Sugestões;
- Dúvidas;
- Elogios.
A comunicação deve ser constantemente aberta para que a empresa consiga explorar os diversos canais que tem à disposição, garantindo assim que a maior parte de seus funcionários esteja dialogando diretamente com você.
Ao compreender os principais conceitos da empresa, o colaborador está muito mais pronto para ofertar produtos e serviços, além de se tornar mais proativo.
É fundamental que todas as alterações, pacotes promocionais e outros detalhes sejam detalhados. Você pode até mesmo utilizar um folheto a3 para estes itens.
Dessa forma, você consegue explorar diversos canais de comunicação. É um dos principais elementos que tem de ficar a cargo da equipe de gestão, que deve estar pronta para reconhecer e identificar falhas nesse tipo de comunicação e resolvê-las.
2 – Incentive a integração
Uma equipe fortalecida tem vínculos que extrapolam o profissional. Quanto mais você estimular essa integração, seja através de festas ou eventos corporativos, mais próximos seus colaboradores ficarão.
Assim, quando um colaborador tiver algum problema ou dificuldade na execução do serviço, ele terá uma rede de amigos para o apoiar e conseguir reverter a situação. Quanto mais incentivado esse tipo de relação for, mais próxima estará sua equipe.
Por isso, é importante pensar na integração como uma ferramenta fundamental de engajamento para o endomarketing. Estimular a proximidade cria equipes muito mais dispostas a alcançar objetivos em conjunto, onde um colaborador incentiva e ajuda o outro.
Para conseguir se organizar corretamente, você pode criar um calendário de eventos corporativos usando impressão em plástico transparente, por exemplo.
É importante inserir também, além de eventos padronizados como lançamentos de produtos ou serviços, reuniões, ações promocionais da marca e outros compromissos pessoais.
Aniversariantes do mês, datas comemorativas como Natal e Páscoa são momentos muito propícios para criar um ambiente mais unido e com uma relação muito mais pessoal, alcançando seu objetivo final.
Mesmo nestes eventos, é importante inserir o discurso de sua empresa, e estabelecer de maneira firme a missão, visão e valores da empresa para garantir que estes são elementos do qual todos estão de acordo.
Por isso, a opção de um calendário com espaço para escrever é ideal para manter o controle.
3 – O poder dos benefícios
Quando você faz uma contratação, existem alguns benefícios obrigatórios para o funcionário. Porém, uma excelente estratégia de endomarketing é investir em outros recursos opcionais, principalmente com relação a benefícios financeiros.
Oferecer plano de saúde, vale-refeição, plano odontológico e outros privilégios é um importante passo para conseguir estimular seus colaboradores e fazê-los querer permanecer na companhia.
Isso porque estes benefícios são muito requisitados, e empresas que os oferecem acabam ficando muito bem posicionadas no mercado. É possível, inclusive, se tornar mais conhecida por conta disso.
Hoje em dia, alguns grandes talentos do mercado se guiam especificamente por este tipo de recurso. Estas pessoas precisam ser cativadas para migrarem para sua empresa, e as estratégias de oferta de benefícios podem acabar valendo muito a pena.
É essencial pensar nesses benefícios como um auxílio de fato, e não um simples “agrado”. Este tipo de valor deve fazer a diferença no dia a dia do colaborador, auxiliando-o a conquistar uma posição melhor com uma boa utilização de seus recursos.
Alguns auxílios, especialmente aqueles que fogem do convencional, como um auxílio creche ou outro benefício educacional, acabam fazendo uma grande diferença para os colaboradores.
4 – Bom clima organizacional
O clima organizacional é refletido em como sua equipe está se sentindo. Quanto mais estimulada, maior será a produtividade do time.
Uma boa estratégia de endomarketing nesse quesito é fazer pesquisas e avaliações de opinião, identificando quais elementos podem melhorar no clima organizacional da empresa, para que dessa forma seja possível otimizar seus recursos.
Com estes dados recolhidos, você pode pensar em estruturas muito mais adequadas para que seus funcionários consigam produzir mais e fiquem mais estimulados.
Considerações finais
O endomarketing é uma importante ferramenta para melhorar o ambiente corporativo como um todo. Através de suas estratégias, sua empresa consegue incentivar e aumentar o interesse de seus colaboradores, gerando um local de trabalho muito mais agradável.
Além disso, é uma estratégia eficiente de retenção. No momento em que o mercado é mais agressivo com relação a interesses de novos talentos, conseguir retê-los em sua empresa é fundamental.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.